O Gás Natural
Veicular (GNV) surgiu como um combustível alternativo, mais barato,
econômico e menos poluente. Hoje, ele figura como mero coadjuvante,
sendo até difícil de encontrá-lo em alguns postos. Apesar de ter o custo
da instalação – a partir de R$ 1.300 mais R$ 40,36 da taxa de
alteração, o gás ainda é uma alternativa vantajosa para aqueles que
trabalham com o carro e chegam a rodar vários quilômetros por dia, como
os taxistas.
Antes de instalar o kit gás no veículo,
é preciso seguir um passo a passo. O primeiro deles é ir ao Detran-PE
com os documentos pessoais e do veículo e solicitar a alteração de
característica do carro. “Nessa solicitação é feita uma vistoria prévia e
então poderá ser encaminhado para uma convertedora autorizada pelo
Inmetro e Detran para que o kit seja instalado”, explica Leandro
Inojosa, chefe de vistoria do Detran-PE.
Na convertedora, escolher os cilindros e qual a
capacidade de cada um é o ideal. “A escolha depende muito do motorista e
do carro. Geralmente a melhor opção são dois cilindros de 7,5 metros
cúbicos. Os cilindros podem ser colocados no porta-malas ou na parte de
baixo do veículo”, afirma Rodrigo Aguiar, proprietário da Auto Gás Norte.
Depois de instalado, os cuidados continuam. Um detalhe para quem opta
pela conversão para GNV é a revisão obrigatória. “Todo ano é preciso
fazer uma inspeção nos principais equipamentos do veículo, inclusive nos
cilindros de gás”, afirma Leandro. “Todo cilindro tem validade, além de
ser exposto às ações do tempo e do uso, então é importante fazer o
reteste e verificar se há algum vazamento ou se os cabos estão
danificados, além de revisar outros itens”, explica.
Depois da conversão
Quando a conversão é feita, aparecem dúvidas a respeito da manutenção e a possível perda de potência do motor, como também o desgaste mais rápido das peças do bloco. Para Carlos Monteiro, gerente da assistência técnica da concessionária Italiana, é comum peças como cabeçotes e válvulas de admissão de combustível danificarem pelo uso excessivo do GNV. “O gás é um combustível seco. Se for muito usado, a falta de lubrificação do motor pode acarretar em um problema grave. E devido a explosão do gás nos cilindros ser menor, o veículo fica menos potente”, afirma.
Quando a conversão é feita, aparecem dúvidas a respeito da manutenção e a possível perda de potência do motor, como também o desgaste mais rápido das peças do bloco. Para Carlos Monteiro, gerente da assistência técnica da concessionária Italiana, é comum peças como cabeçotes e válvulas de admissão de combustível danificarem pelo uso excessivo do GNV. “O gás é um combustível seco. Se for muito usado, a falta de lubrificação do motor pode acarretar em um problema grave. E devido a explosão do gás nos cilindros ser menor, o veículo fica menos potente”, afirma.
Motivado pela economia de combustível, o taxista
Welligton Verçoza optou por equipar o seu Cobalt 1.4 com um cilindro de
GNV. “Eu rodo cerca de 400 km por dia, então para mim é vantajoso”,
afirma. “Eu chego a usar dois cilindros de GNV diariamente e consigo
economizar até R$ 50 em comparação a outros combustíveis”, diz. Entre
instalação, compra do kit, taxas e inspeção, Welligton investiu quase R$ 2.500.
Saiba mais
Documentos necessários: RG, CPF, Certificado de Registro de Veículos (CRV) e comprovante de residência
Documentos necessários: RG, CPF, Certificado de Registro de Veículos (CRV) e comprovante de residência
Preços
Alteração de categoria: R$ 40,36
Kit Gás: a partir de R$ 1.300
Inspeção por uma OIC: R$ 130 (colocar o kit)
R$ 190 (retirar)
Alteração de categoria: R$ 40,36
Kit Gás: a partir de R$ 1.300
Inspeção por uma OIC: R$ 130 (colocar o kit)
R$ 190 (retirar)
Multa
Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada sem que isso conste no documento do veículo ou com o revisão obrigatória vencida é considerada infração grave com perda de cinco pontos, multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.
FONTE: VrumSegundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada sem que isso conste no documento do veículo ou com o revisão obrigatória vencida é considerada infração grave com perda de cinco pontos, multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.
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