quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PRIMEIROS SOCORROS, VOCÊ PODE PRECISAR

O assunto de hoje é pouco valorizado, mas interessa a todos. O que você sabe sobre primeiros socorros? Você fez o curso quando se habilitou ou renovou sua CNH, do que você se lembra? E o estojo de primeiro socorro aqui em Floriano só tem uma pessoa que aida anda com um no porta malas do carro é um taxista, deve esta tudo vencido. O governo federal fez a maior coisa com a ausência do mesmo e nada adiantou. Nossa memória é seletiva e nos lembramos do que parece importante. Se presenciasse um acidente em casa, no trânsito ou em qualquer lugar, você saberia o que fazer?
Essa questão me ocorreu, porque nesta semana ouvi a história de uma jovem que precisou de uma reanimação cardiopulmonar, mas morreu por que ninguém conhecia o procedimento (não foi acidente de trânsito). O curioso é que, havia 3 pessoas habilitadas no local, o que pré-supõe que já tiveram acesso à conhecimentos de primeiros socorros. O procedimento de reanimação cardiopulmonar é relativamente simples: Fazer 2 insuflações (soprar) boca a boca. Verificar o pulso e em seguida fazer 30 compressões cardíacas. Quando parar? Repetir a operação até a chegada do socorro ou até que a vítima se reanime.
Ficar sem respiração é fatal, bastam 5 minutos para que seja tarde demais, portanto chamar socorro especializado pode não ser suficiente. E se a vítima é seu filho, sua mãe ou alguém próximo? Restabelecer a respiração e batimentos pode ser decisivo.
Outra questão importante é que os acidentes não ocorrem somente no trânsito, uma pessoa pode cair, bater com as costas e parar de respirar, um bebê que se afoga com o leite também pode ter parada respiratória e em um caso de queimadura, o que você faria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.