domingo, 15 de fevereiro de 2009

PERÍCIA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

A palavra perícia é originária do latim peritia, que significa habilidade, destreza. Vistoria ou exame de caráter técnico e especializado. Conjunto de peritos (ou um só) que faz essa vistoria.(Dicionário do Aurélio, 2.ª edição).

Perito - Originária do latim peritu: experimentado, experiente, prático, versátil. Aquele que é sabedor ou especialista em determinado assunto (Dicionário do Aurélio, 2.ª edição).

Acidente no trânsito - É a ocorrência que se dá em vias onde trafegam veículos e/ou pessoas e cujas causas são exógenas. Exemplo: Uma árvore que cai sobre a via provocando retenção do tráfego ou impedindo o fluxo de veículos.

Acidente de trânsito - É aquele cujas causas são inerentes à função do deslocamento dos móveis sobre a via. Exemplo: colisão de veículos.

É nesse cenário real do dia a dia que operam os Peritos na análise das causas e circunstâncias dos acidentes, as quais servem para auxiliar na apuração de responsabilidades em processos judiciais e fonte de referência para fabricantes de veículos rodoviários.

9 comentários:

  1. quem e responsavel pela perícia de acidentes de transito (orgão ou etc)

    ResponderExcluir
  2. Perícia de trânsito: com vitimas é a Polícia Cívil e só com danos materiais é com o policiamento de trânsito da Polícia Militar.
    Obs:Não é pago não.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber de quem eh a responsabilida neste caso que ocorreu comigo !

    um senhor subindo a rua com o carro e eu de moto a uma distancia de 10 metros dele, havia um caminhão estacionado, o motorista do caminhão ameaçou abrir a porta e o motorista do carro assustou e parou bruscamente no meio da via, tentei parar mas colidi com o carro na traseira, tenho alguma defesa quanto a isto? como posso recorrer, pois o mesmo se nega a pagar os danos. . .

    grato

    ResponderExcluir
  4. Você deveria pagar os danos causados, pois tem o dever de manter distância de segurança do veículo a sua frente. Imagine se uma tia sua atravessar a rua repentinamente na frente do veículo que você está atrás, ele deveria atropelar para não para bruscamente?

    ResponderExcluir
  5. Andre- perito criciuma SC responde:
    A pericia na visão do bom profissicional perito, engloba todos os dados levantados na sena do acidente(detalhes), então ocondutor do caminhão tambem contribuiu para o evento, chama ele para responsabilidade no evento. Isto é possível com a contratação de um perito( qualquer pessoa pode contratar ), um bom levantamento de dados na sena do acidente,pode decidir o mesmo, desde que tenha os dados do caminhão. Contrate um perito. Esta e a diferença do perito com uma visão geral e tecnicas florence. O condutor do veiculo que parou a sua frente tem que explicar porque parou bruscamente, ele com certeza relatará, que existiu um caminhão na sua frente que abriu a porta,voces dois falando a mesma coisa, o juiz responsabilizará o caminhoneiro, chamando ou intimando para escuta-lo e com o relatorio do perito de acidente, esta divida sera rachada amenizando o seu lado. Hoje com danos materiais de ate 20.000,00 reais não precisa de advogado, o perito poderá representa-lo, esta é apratica da justiça atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria saber do perito acima andre. eu estava numa via de mão unica de moto um veiculo que estava estacionado a direita adentror na via não notando a minha presença freei e não deu tempo bati na lanterna esquerda não tive como manter distancia de segurança pois não existia veiculo em minha frente . entrei na justiça e adiantado vi o laudo dizendo que eu fui o causador pois não mantir a distancia de segurança. no BO o tau motoris diz que estava estacionado comesando a arranca não notei veiculo na via. ele por se ja não se culpa? esta pericia feita ta como se os dois veiculos ja proceguia na via e fui e bati na trazeira..

      Excluir
  6. Acidente transito envolvendo dois veiculos nao houve vitimas.Policia militar fez bolitim ocorencia e liberou os veiculo.A perica pode emitir laudo conclusao se um dos veiculos foi retirado do local?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, tenho uma dúvida sobre a pericia e acredito que vc possa ajudar. Meu marido se envolveu num acidente a alguns dias, a policia fez o BO e ficou acordado que cada um pagaria o conserto de seu carro porque não conseguiram chegara um culpado, não foi feita nenhuma pericia nem nada. Hoje o outro motorista ligou cobrando que meu marido pagasse o conserto de ambos os veiculos. É possível fazer alguma pericia nos veiculos agora pra saber se alguem e quem estava correndo ou sinais no asfalto para determinar o culpado?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. estou esperando um laudo ja tem seis mes.aonde devo procura esse laudo? obs o acidente foi em uma ce na cidade de paracuru no ceara km 13 mais ou menos,mas na delegacia da cidade nao chegou,preciso desse laudo pra pode da entrada no prosseso.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.