quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O QUE É VIOLÊNCIA PARA VOCÊ?


Ultimamente tenho me preocupado muito com a violência presente no nosso dia-a-dia, chamo isso de perda da humanidade.Todos se preocupam com a violência, e as pessoas buscam proteção em grades, sistemas de alarme e segurança, carros blindados e pensam que desta forma estarão protegidas. Porém, a verdade é que a violência começa nas pequenas coisas, dentro da nossa própria casa, nas escolas, no trânsito e nos lugares mais improváveis e o princípio da violência se chama intolerância.
Reflita por um instante: você buzina, ou xinga alguém que fez uma grande besteira no trânsito? Seu filho presencia essa intolerância? Se a resposta for sim, as chances dele reproduzir este comportamento em outros ambientes é enorme. Alguém pode achar essa comparação um exagero, mas a verdade é que quando agimos com intolerância, ensinamos nossos filhos, alunos, sobrinhos etc. Aqui vai uma dica de um livro muito bom, inclusive é uma das base da minha manografia, eu acho que todo casal deveria ler: Disciplina, limite na medida certa do psiquiatra e psicodramatista Içami Tiba. Onde ele diz que o grande desafio da sociedade moderna é a EDUCAÇÃO.

3 comentários:

  1. Caro Hélio, uma boa reflexão...
    Fazendo uma analise do texto no qual
    deparo-me com algumas perguntas, a frase abaixo me chamou atenção:
    Respeitar realmente a vida?
    O segredo esta no amor com que viveram. A vida é digna de ser vivida em profundidade, sem desrespeitos, sem atropelos à vida dos outros, sem nada que seja atentado à vida que merece ser vivida em amor. O respeito pela vida levaria a haver menos guerras, menos crimes, menos abortos, levaria a haver menos violência, menos atrocidades, menos roubos, menos injustiças. Enfim, A vida é criativa. Observe as folhas de uma árvore. Se olhar atentamente, perceberá que não existe uma folha igual à outra! O mesmo acontece quando observamos as multidões caminhando pelas ruas: quantas pessoas diferentes umas das outras! Na família humana, em todo nosso planeta, abraçamos um número imenso de raças, culturas, religiões, visões de mundo, valores…
    Enfim, cada ser humano, cada condutor, precisa amar se próprio tendo assim a responsabilidade de respeitar a vida do próximo

    ResponderExcluir
  2. Helio foi eu q postei esse comentario
    desculpa o erro q cometi em ter colocado como
    anônimo...

    ResponderExcluir
  3. OK, LARISSA REIS OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELO COMENTÁRIO NÃO TE PREOCUPA NÃO, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ ENTENDEU A MENSAGEM QUE EU PASSAI.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.