quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UM PEDESTRE


Essa semana eu resolvi prestar a atenção nos pedestres aqui na nossa cidade. É muito interessante ver e entender o porquê do número alarmante de atropelamentos pelas cidades do país. O trânsito brasileiro mata quase cem pessoas por dia e fere quase mil segundo o Minitério da Saúde, causando prejuízos de R$ 10 bilhões por ano. Em algumas cidades brasileiras, quase 60% das mortes no trânsito estão relacionadas a pedestres.
Andar nas vias públicas exige um conjunto de cuidados: não se pode atravessar em qualquer lugar. Deve-se procurar uma faixa de pedestre graças a DEUS já esta sendo pintadas aqui em Floriano, mesmo na faixa, deve-se, com cuidado, olhar para o condutor, ver se realmente foi visto para, então, fazer uma travessia tranqüila.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga os motoristas a pararem antes das faixas de segurança, em determinados casos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam as regras não são exclusivas para os motoristas. Os pedestres também devem cumprir normas.
É preciso recriar um padrão cultural de respeito às regras de trânsito e conscientizar os jovens. Além disso, há necessidade de tornar a fiscalização e a punição das infrações mais eficazes, para conseguir mudar a cultura de tolerância ao descumprimento das leis de trânsito.
Pedestres, cuidem de suas vidas. Uma forma de se fazer isso é respeitar as leis e ficar atento ao trânsito para evitar sustos e até mesmo acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.