Seja
simplesmente pela beleza e possibilidades de novos desenhos, seja pelas
vantagens que trazem aos veículos, como a redução de peso, muitos
motoristas optam por substitui suas rodas originais de ferro pelas rodas
de liga leve.
Mas, além de obedecer questões como o tamanho ideal das rodas para
cada modelo, é preciso estar atento para um detalhe que faz muita
diferença: os parafusos. Muitos talvez não saibam, mas os parafusos das
rodas de liga leve e as de aço são diferentes. “A roda estampada em aço é
fina, então o parafuso é normal. Na roda de liga leve, de alumínio, que
é mais fraco. Para ela ser segura, ela tem uma espessura maior”,
explica Pedro Scopino, diretor do Sindicato dos Mecânicos de São Paulo, o
Sindirepa-SP. E essa diferença, de acordo com Scopino, é bem grande.
Enquanto a roda de ferro tem cerca de 3 milímetros de espessura, as
de liga precisam ter quase 10 milímetros, para que possam suportar toda a
carga aplicada nelas. “Os parafusos são mais compridos que os de ferro,
que são quase um centímetro menores”. Dessa forma, um parafuso não pode
ser usado no outro tipo de roda.
No caso dos parafusos para rodas de aço, quando usados em um jogo de
rodas de liga, eles não irão fixá-las da forma correta no veículo. Já no
caso das rodas de aço, o parafuso maior das rodas de liga leve pode
danificar o freio traseiro.
E esse pode ser um grande perigo para o condutor. Muitos dos
motoristas que procuram rodas de liga leve pensam na beleza, mas
esquecem da segurança, especialmente na hora em que precisam usar o
estepe, observa Scopino. “Eles não pensam em estepe. Colocam quatro
rodas de liga, lindas, no carro. Mas se furou um pneu traseiro, e for
botar o estepe de aço com parafusos de liga, vai estourar o freio
daquela roda assim que o carro andar”, alerta. O carro ainda contará com
freio na outra roda, mas o sistema já estará comprometido. O ideal é
comprar também uma roda de liga para o estepe, ou então lembrar de
carregar os parafusos para a de ferro sobressalente.
Fonte: Terra.com.br
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