Nesses períodos de feriados, o número de acidentes de trânsito aumenta e exige que o motorista redobre a atenção durante a pilotagem. No entanto, antes da viagem, uma revisão nas condições do veículo é fundamental, pois até a calibragem de pneus, feita de maneira correta, pode representar tranquilidade e economia na estrada.

Análises mais específicas dos veículos precisam ser feitas em oficinas especializadas. No entanto, algumas questões mais simples, mas que são de extrema importância quando se trata da segurança nas estradas. “Mesmo se o motorista faz a manutenção correta, com as revisões todas, as trocas de fluídos, filtros e pastilhas, a atenção ao alinhamento e especialmente à calibragem é mais pontual e pode garantir a segurança na pilotagem”, alerta o diretor de e-commerce da Caçula de Pneus, Renato Roschel Ribeiro.

A simples calibragem de pneus pode garantir a estabilidade do veículo, a aderência do pneu ao solo e representar economia de combustível e ainda da vida útil do próprio pneu. “O motorista tem que colocar a pressão ideal para o veículo com ou sem carga e ainda ter atenção para a medida correta para pneus dianteiros e traseiros, o que pode variar conforme o modelo do veículo. Para melhorar a segurança de nosso trânsito e facilitar essa manutenção, temos um canal em nosso site para quem deseja saber a calibragem ideal para o seu carro”, comentou Ribeiro, sobre o Formulário de Informação de Calibragem da Caçula de Pneus.

Além da dica básica de calibragem e de orientar sobre a necessidade de avaliar a condição dos pneus e estepes, o diretor executivo da Caçula de Pneus recomenda uma análise mais minuciosa para os motoristas que têm dúvidas sobre a situação de itens básicos de seus veículos. “É muito importante verificar antecipadamente as condições básicas no sistema de freios, suspensão, injeção, alinhamento, níveis dos fluidos e até condições da bateria e lâmpadas”, exemplificou, citando alguns dos serviços disponíveis na Caçula de Pneus e lembrando que os carros são mais exigidos quando utilizados em alta velocidade, com maior carga e quando utilizados por longos períodos, o que é comum em razão das viagens e também do trânsito nas rodovias.

Fonte: Portal Nacional de Seguros