A
necessidade de investimento no transporte público e, consequentemente,
de oferecer menos espaço para os veículos circularem é a principal
alternativa para melhorar o trânsito caótico observado atualmente nas
regiões metropolitanas, como é o caso do Grande ABC. Isso é o que
defendem especialistas ouvidos pelo Diário durante seminário sobre os
desafios do transporte sustentável, realizado no Rio de Janeiro pela
Scania.
O cenário do Grande ABC é preocupante. Enquanto a região ganhou 0,9%
mais vias entre 2008 e 2012, houve alta de 38,1% na quantidade de
veículos. Entre as sete cidades, há média de 0,8 veículos por habitante,
com destaque para São Caetano, onde existem mais de um automóvel por
pessoa. “O índice de motorização cresce a níveis insustentáveis por
falha na gestão da mobilidade por parte do poder público”, considera o
ex-secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos
Transportes, Marcelo Perrupato.
De acordo com o diretor geral da Scania Colômbia, Enrique Enrich,
cabe aos municípios regular o transporte público e priorizá-lo em
detrimento dos veículos particulares. “Isso se faz com a criação de
corredores exclusivos, construção de ciclovias, calçadas, ou seja,
diminuindo o espaço do carro”, explica. Outra opção já utilizada na
Capital é o rodízio de veículos. “Temos ainda a questão do pedágio
urbano, que apesar de polêmica, pode ser alternativa para conseguir
investimentos para o transporte publico”, diz.
Na região, Santo André e Mauá já contam com corredores para ônibus
desde o fim de 2013. A implantação de faixas exclusivas para o
transporte público já aumentou em aproximadamente 14,3% o número de
pessoas que utilizam coletivos em dois pontos de Santo André. “Quando a
pessoa tem incentivo, começa a se mover por transporte público”, comenta
Enrich.
Para Perrupato, a melhor forma de melhorar a situação é via Consórcio
Intermunicipal. “O ideal é fazer regras para todos porque não adianta
criar só em uma cidade”, esclarece. A principal ação regional neste
sentido é a criação de pacote com 157 intervenções previstas a custo de
R$ 7,8 bilhões, entre elas o corredor de ônibus Leste/Oeste, que será
construído em São Bernardo com verba de R$ 247 milhões do PAC (Programa
de Aceleração do Crescimento).
Planejamento
Uma das ideias de melhoria para o cenário atual é regular e
fiscalizar o uso do solo às margens das rodovias, como é o caso da
Anchieta e Imigrantes, que passam pelo Grande ABC, na visão de
Perrupato. “No ritmo que o Brasil está crescendo, teremos de duplicar as
estradas em cerca de dez anos, mas cadê espaço para isso?”, questiona.
Segundo ele, o adensamento populacional em áreas sem infraestrutura
piora o trânsito, à medida que as pessoas passam a usar o carro para se
deslocar. “Você tem de ter bons administradores públicos, disciplinados e
com visão de futuro”, diz.
Bom serviço incentiva a inclusão social
A oferta de um transporte público de qualidade para as pessoas garante desenvolvimento para o município e Estado, além de ser instrumento de inclusão social, observa o diretor geral da Scania Colômbia, Enrique Enrich.
Segundo ele, Bogotá, a capital colombiana, é exemplo de cidade que implementou há 13 anos sistema de transporte público vantajoso, denominado Transmilenio. Entre osbenefícios
destacados estão pontualidade, rapidez e rentabilidade. Já o desafio é
absorver a demanda de passageiros, que vem aumentando.
A oferta de um transporte público de qualidade para as pessoas garante desenvolvimento para o município e Estado, além de ser instrumento de inclusão social, observa o diretor geral da Scania Colômbia, Enrique Enrich.
Segundo ele, Bogotá, a capital colombiana, é exemplo de cidade que implementou há 13 anos sistema de transporte público vantajoso, denominado Transmilenio. Entre os
Em contrapartida, Enrich explica que no Brasil o número de
passageiros para o transporte público vem caindo desde a década de 1990.
“O preço da passagem aumenta mais do que a inflação e isso expulsa
passageiros. Em resposta, o custo sobe e é preciso reajustar a tarifa”,
destaca.
Para o especialista, o investimento em tecnologia e qualidade nos
serviços, além de mudança na forma de calcular o preço tarifário
trouxeram a eficiência colombiana. “Estamos iniciando a terceira fase de
implantação, que cria um sistema integrado de transporte com objetivo
de introduzir produtos com tecnologia limpa”, salienta.
Desde março, está sendo testado ônibus movido a gás natural, o que garante menor emissão de poluentes com eficiência mecânica.
Evento discute necessidade de alternativas sustentáveis
A primeira edição no Brasil do evento Scania Transport Conference reuniu grupo de especialistas das áreas de mobilidade, tecnologia, logística e sustentabilidade para debater temas relacionados à cadeia do transporte. A equipe do Diário viajou ao Rio a convite da Scania. “A ideia é criar discussão de como chegar a uma sociedade mais sustentável”, esclarece o presidente da Sempresa na América Latina, Per Olov Svedlund.
A primeira edição no Brasil do evento Scania Transport Conference reuniu grupo de especialistas das áreas de mobilidade, tecnologia, logística e sustentabilidade para debater temas relacionados à cadeia do transporte. A equipe do Diário viajou ao Rio a convite da Scania. “A ideia é criar discussão de como chegar a uma sociedade mais sustentável”, esclarece o presidente da Sempresa na América Latina, Per Olov Svedlund.
Segundo o executivo, a estimativa é de que a frota de veículos
comerciais tenha alta de 60% até 2030, o que consequentemente acarretará
no aumento da emissão de poluentes. “Sabemos que apenas com a educação
do motorista conseguimos reduzir a emissão de dióxido de carbono em até
10%. Agora temos que discutir a melhor forma”, destaca.
Para o coordenador do curso de especialização em Engenharia
Automotiva da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo),
Marcelo Massarani, uma das saídas é avançar na parceria entre
universidade e empresas. “Certamente, podemos encontrar uma solução
local”, diz.
Fonte: Diário do Grande ABC
Prezado SGT HÉLIO,
ResponderExcluirGostaríamos de consolidar uma parceria publicitaria com seu blog , dentre muitos visualizados seu blog foi aprovado por nossa diretoria.
Por gentileza entre no site www.piauidestak.com e cadastre suas noticias em nosso departamento de Artigos. Seus leitores serão redirecionados para seu blog no link contendo o nome do Autor que postou o artigo.
Estar marcado para 1º de Maio a inauguração do Portal, e garantimos que terá grande visibilidade em seus artigos, alavancando ainda mais o trafego de seu portal. Antes de o ser inaugurado já possuí grandes números de acessos.
Acreditamos nessa ótima parceria, e teremos muitas novidades e sopresas para nossos parceiros blogueiros.
Att,
Gerson Costa
Sócio-Diretor
Piauí Destak - O mais avançado portal do Piauí
Fone Claro: (86) 9457-3139
Fone Tim: (86) 9953-4874
Fone Vivo: (86) 8111-2705