Movimento Maio Amarelo
Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez de pintarmos o mês de maio de amarelo, a cor da advertência no trânsito. Objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção de toda a sociedade organizada, população, empresas, governos e entidades para um trânsito mais seguro, humano e defensivo.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes para que exerçamos todos os nossos papéis no trânsito de forma responsável e com o mais alto respeito à todas as formas de vida.

O mês de maio foi escolhido porque dia 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, tornando-se um marco mundial para o balanço das ações educativas e preventivas que o mundo inteiro realiza. Também é no mês de maio a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Semana Zenani Mandela, em referência à neta de Nelson Mandela, morta em um atropelamento aos 13 anos na África do Sul. O foco do movimento está nas mensagens de autocuidados e dicas de segurança para que cada um faça a sua parte para evitar acidentes.

Como pedestres, condutores, ciclistas e motociclistas temos a obrigação de proteger e tutelar nosso bem mais valioso: a vida, e o respeito à todas as formas de vida, incluindo os animais. Para chamar a atenção da sociedade em sua cidade para a gravidade do problema da acidentalidade no trânsito, que é mundial, compartilhamos aqui algumas dicas contendo ações que podem ser realizadas.

Maio é o mês em que todas as pessoas, entidades, organizações, empresas, poder público e municípios têm para demonstrar a sua responsabilidade social para com a segurança das pessoas no trânsito. Passado o mês de maio, trabalha-se permanentemente com ações de planejamento, estratégicas, táticas, operacionais, educativas e preventivas. Eis o slogan dos realizadores do Maio Amarelo na cidade de Indaial (SC): um mês para chamar a atenção e um ano inteiro de ação!

O Maio Amarelo é uma excelente oportunidade para a sua cidade reafirmar a sua preocupação, responsabilidade social e compromisso para um trânsito seguro por meio de ações que ganham visibilidade nacional e internacional.

O brasão do município, assim como a logo de cada órgão colegiado, departamentos, secretarias, poderá ser enviada para o site nacional do Maio Amarelo em www.maioamarelo.com como município apoiador.

Fotos dos servidores reunidos usando camisa amarela ou fitilhos amarelos podem ser enviadas para euapoio@maioamarelo.com, assim como a gravação do vídeo de 1 minuto em apoio ao movimento. Mesmo com o Maio Amarelo em andamento, pode-se compensar a falta de tempo para ações mais grandiosas com ações simples, mas eficientes para o município.

 SUGESTÃO DE AÇÕES


  • Primeiro passo: organize reuniões com cidadãos, representantes das empresas, organizações, instituições, poder público: UNAM FORÇAS!

  • Não se preocupem em achar um pai para a criança: o Maio Amarelo não tem dono, é de toda a sociedade organizada por uma causa humanitária, que é a defesa da vida no trânsito e quanto mais colabores envolvidos de toda a sociedade organizada, mais forte e mais longe vai a mensagem;

  • Colocar o símbolo do Maio Amarelo (fitilho amarelo) em todas as páginas oficiais da prefeitura;

  • Fazer fitilhos amarelos com microalfinetes para distribuir em blitz educativas para a população, palestras nas escolas, escolas, organizações, etc...;

  • Produzir panfletos educativos e preventivos com foco nos autocuidados;

  • Iluminar prédios públicos, edificações e monumentos de amarelo no Dia 11 de Maio e em todo o mês;

  • Pedir que os lojistas decorem suas lojas e vitrines de amarelo, já pegando “carona” no mês anterior à Copa;

  • Fazer o fitilho humano, todas as pessoas com camisas amarelas;

  • Pintar um fitilho no asfalto em cada lugar em que se registrar um acidente de trânsito;

  • Produzir camisetas do Maio Amarelo, adesivos, brindes com o fitilho amarelo;

  • Realizar passeio ciclístico e passeatas do Maio Amarelo;

  • Blitz educativas Maio Amarelo em pontos críticos da cidade em que se registram mais acidentes de trânsito;

  • Colocar faixas com mensagens de autocuidados no trânsito nas principais passarelas e ruas da cidade;

  • Divulgar releases e notícias na imprensa oficial da prefeitura e imprensa local;

  • Buscar parcerias com a mídia local em rádio, televisão e jornais.


Essas são apenas algumas sugestões de ações que estamos realizando em Blumenau, municípios vizinhos e para os 295 municípios de Santa Catarina, mas que podem ser trabalhadas e ampliadas de acordo com a realidade de cada um.

Na coordenação do Maio Amarelo em Santa Catarina, me coloco à disposição também de outros municípios brasileiros para auxiliar no que for preciso, inclusive por videoconferência. Contatos pelo email maioamareloemsantacatarina@gmail.com

Todos os materiais produzidos, fotos, logos de apoiadores do Maio Amarelo, gravação do vídeo de 1 minuto e os registros de tudo o que você está realizando em sua cidade podem ser enviados para euapoio@maioamarelo.com. No site www.maioamarelo.com você pode conhecer quem são os apoiadores do Maio Amarelo em todo o Brasil e os registros de tudo que eles estão fazendo.

Juntos, podemos salvar milhões de vidas!

E aí, vamos começar a pintar o mês de maio de amarelo em sua cidade?