domingo, 10 de maio de 2009

TÉCNICAS DE PILOTAGEM.

Aprende-se pilotar bem uma motocicleta praticando. Existem conceitos que não podem ser ensinados através de um livro ou apostila, mas estar ciente das noções gerais é um excelente começo, para quem quer aprender corretamente. Estas noções são:
Sentar na moto de tal modo que os braços fiquem ligeiramente flexionados ao segurar o guidão, nunca apoiando sobre ele o peso do corpo.
A altura correta do guidão permite que as mãos fiquem aproximadamente na mesma altura dos cotovelos.
Deixar os pulsos retos para ter um bom curso de acelerador e, ao mesmo tempo, ter bom acesso ao manete do freio.
Os pés deverão ficar bem apoiados na pedaleira, sem que a ponta fique virada para baixo. Não arrastar os pés no chão com a moto em movimento.
A embreagem tem papel importante, não apenas na troca de marchas, mas também no domínio da moto em subidas e conversões.
Toda motocicleta tem dois sistemas de freios independentes: um para a roda dianteira e outro para a traseira. O freio da roda dianteira é responsável por 70% do poder de frenagem. O objetivo do uso correto dos freios é conseguir uma redução de velocidade com segurança, sem que as rodas travem. É melhor, desde o início do aprendizado, acostumar-se a utilizar os dois freios ao mesmo tempo.
As situações críticas na utilização dos freios das motocicletas geralmente ocorrem em curvas e pistas irregulares e escorregadias. É importante acostumar-se a utilizar os freios sempre com muito cuidado.
Velocidade incompatível com a intensidade da curva é a maior causa de acidentes com motos. A velocidade incompatível faz com que o motociclista saia da sua faixa, invada a outra e saia da pista. Na iminência disso acontecer, o motociclista faz uma frenagem muito acentuada, desequilibrando-se e perdendo o controle.
São quatro elementos para controlar a moto nas curvas:
Reduzir a velocidade antes da curva, desacelerando ou freando.
Olhar para a curva determinando a posição da moto na pista.
Inclinar a moto, proporcionalmente à intensidade da curva. Em curvas muito lentas deve-se inclinar apenas a motocicleta, mantendo o corpo ereto. Controlar a tração: manter a aceleração ou acelerar gradualmente ajuda a estabilizar a moto nas curvas.

2 comentários:

  1. Sgt Helio,Boa Tarde!
    Gostariamos de parabenizá-lo pela inicitiva,sabedoria e know how qto ao transito.
    Ninguem melhor que vc para ter tido essa idéia de ajudar as pesssoas que buscam informações sobre o referido tema,com o objetivo de mostra-las o qto é importante ter a consciencia das suas responsabilidades,direitos e deveres.
    Parabens!!!
    Um abraço
    Soraya e Valdo

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  2. Obrigado pelo comentário, quero que vcs continuem comentando e não deixassem de postar o nome da cidade que residem.

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Obrigado pelo seu comentário.