quinta-feira, 28 de maio de 2009

CARGA PERIGOSA.

Os acidentes de caminhões são muito perigosos, pois esses veículos são de grande porte e sempre carregam cargas que são jogadas na pista e podem atrapalhar a direção de outros motoristas.
Quando a carga é perigosa, como produtos químicos, explosivos, combustíveis, entre outros, os acidentes acabam custando muito, os impactos vão além dos diretos e mensuráveis de um incidente como perdas de equipamentos, produtos, horas, mão de obra, destinação de resíduos, multas, vidas, entre outros.
Foi criado um programa chamado Olho Vivo Na Estrada para reduzir a zero o número de acidentes graves nas estradas com produtos perigosos. O programa incentiva o motorista a relatar pequenas ocorrências, possibilitando a adoção de ações preventivas ou corretivas. A premissa básica do programa é que antes de um grande acidente ocorreram várias pequenas falhas nos equipamentos ou nas operações que não foram comunicadas à empresa, sendo as principais:
• Problemas tecnológicos, como unidades de transporte sem manutenção adequada ou muito velhos;
• Problemas de infra-estrutura, tais como rodovias mal sinalizadas, mal conservadas ou com falhas estruturais de pavimentação;
• Problemas com procedimentos e regulamentações, como aplicação inadequada das legislações e dos procedimentos de gestão;
• Problemas de falhas humanas, como comportamentos inadequados levando a riscos desnecessários por diferentes motivos, incluindo a falta de treinamento ou falta de profissionalismo etc.
Observando os principais motivos de acidentes é fácil perceber porque o programa ao ser implementado em uma empresa de produtos químicos, conseguiu diminuir em 100% os acidentes sérios. É importante que os motoristas de caminhão estejam conscientes do seu papel e contribuam para a segurança no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.