domingo, 10 de maio de 2009

COM PRESTAR AUXÍLIO EM CASO DE ACIDENTE.


O aumento da frota de motocicletas, bem como o aparecimento de novas profissões, como a do mototaxi fizeram com que acidentes envolvendo motos tenham se tornado bastante comuns, principalmente nas cidades. O condutor, ao testemunhar ou chegar a um local onde tenha ocorrido um acidente com motocicleta, deve em primeiro lugar avaliar:
Se tem conhecimento de Primeiros Socorros, deve parar e ajudar os acidentados. Se não tiver, chamar por socorro especializado e NÃO TOCAR nos acidentados.
Se outras pessoas já estão prestando socorro naquele momento: não parar, seguir em frente. Não há sentido em aumentar a confusão se os acidentados já estiverem sendo cuidados.
Caso decida ajudar, levar em consideração os seguintes pontos:
Verificar se o piloto da moto está só ou acompanhado. Procurar avaliar pela aparência o estado de cada um, se existem riscos adicionais, qual a extensão dos ferimentos, etc.
Sem tocar nos feridos, procurar conversar para saber se estão conscientes ou não. Se conseguir conversar, fazer perguntas: como se sentem, se têm dores, etc.
Anotar os dados do local e, com TODAS as informações, chamar por socorro especializado.
Se não conseguir conversar, procurar determinar, SEM MOVER OS FERIDOS, se estão respirando e qual a freqüência de seus batimentos cardíacos. Pode haver problemas com os capacetes do piloto e acompanhante, dificultando a livre respiração: NÃO RETIRAR IMEDIATAMENTE OS CAPACETES, pois acidentes com motos são os de maior percentual de fraturas cervicais e na cabeça. Retirar o capacete de alguém com uma vértebra fraturada sem imobilizar pode matar ao invés de salvar.
Efetuar o chamado com sucesso, verificar, SEM MOVER OS FERIDOS, se há casos de queimaduras, hemorragias ou fraturas nos membros. Se achar que o socorro for demorar ou as condições do piloto se agravarem e se houver conveniência imediata para os feridos, utilizar as técnicas habituais do Curso de Primeiros Socorros. Se concluir que houve lesão cervical, proceda de acordo com as técnicas de Primeiros Socorros para imobilizar o pescoço do ferido e só então proceda à remoção do capacete e a outras ações de respiração e massagem cardíaca, se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.