segunda-feira, 18 de maio de 2009

PEÇAS DE CARRO.

O condutor ao levar seu carro na oficina escuta do mecânico alguns nomes de peças que nunca ouviu falar ou não sabe o significado. O condutor não precisa saber tudo sobre mecânica, mas é bom saber como alguns itens funcionam, abaixo segue uma lista com algumas peças mais comuns e curiosas.

Abafador É a peça que serve para silenciar ruídos, geralmente ela fica na parte inferior e mais extrema do carro, ele é o último elemento do cano de escapamento. Ele é complemento do sistema de exaustão, um auxiliar do silenciador principal.
Alternador É um componente elétrico que por meio de uma correia ganha movimento produzindo energia para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico do carro.
Biela Sua função é juntar o pistão do virabrequim. É uma peça em aço forjado que fica dentro do motor, permite a transformação do movimento alternado do pistão.
Bitola É a distância entre as extremidades de um mesmo eixo no ponto do contato com o solo.
Bobina É o componente que gera a corrente de alta tensão enviada a vela de ignição que gera a faísca para a combustão.
Bronzina Protege e dá vida útil aos elementos móveis do motor.
Cabeçote Parte superior que fecha o motor. Aloja válvulas de admissão e descarga. É repleto de dutos para circulação de água para refrigeração do motor.
Cárter É o reservatório de óleo do motor.
Chicote É o conjunto de fios e cabos elétricos do carro, esses cabos ligam todos os componentes a bateria além de alimentar o motor de corrente elétrica.
Vigia Um tipo de terceira janela, geralmente é fixo e fica após a porta traseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.