domingo, 31 de maio de 2009

CUIDADO PARA NÃO ESQUENTAR

Está chegando o verão, e é importante ficar atento aos cuidados com o automóvel para não ficar na mão.
Somente o calor não é causador de nenhum problema especifico no veículo, mas a falta de uma manutenção adequada junta com o excesso de calor é o que pode contribuir para o surgimento de problemas.
Pois o calor potencializa os problemas mais existentes. A influencia de temperatura mais alta fica por conta apenas da oscilação de pressão nos pneus.
É muito importante uma manutenção da qualidade e quantidade de água adequada no radiador, cuidados com o freio, ventoinha e ar-condicionado.
A falta de cuidado com a água pode gerar o empenamento das válvulas do cabeçote, o que pode acarretar em sérios problemas no motor.
Verifique o fluído de freio, deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados ou anualmente, pois se ele supera o limite de aquecimento, pode gerar a perda total do sistema de frenagem.
Troque o filtro anti-pólem, além da higienização do o ar-condicionado uma vez por ano. O ideal é ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana, por dez minutos, para que os componentes de borracha como juntas, mangueiras e anéis fiquem lubrificados.
Se usar o ar frio por muito tempo, ligue o ar-quente do ar condicionado por alguns minutos para o excesso de água depositado na caixa de ar seja eliminado

MUDANÇA DE CULTURA.

No Brasil os acidentes de trânsito matam 35 mil pessoas por ano e chegam a custar R$ 30 bilhões para o governo. As informações foram divulgadas no seminário internacional de segurança no trânsito, o evento contou com a participação de autoridades francesas que mostraram políticas públicas implementadas em seu país para a redução dos acidentes.
A França já teve problemas com acidentes de trânsito e passou a adotar a questão como de saúde publica. Os principais inimigos eram a falta do uso do cinto de segurança, a alta velocidade e obviamente o consumo de álcool por motoristas, assim como no Brasil.
Para alterar a realidade francesa o maior desafio encontrado foi a mudança de cultura, e para isso foi necessário ter campanhas firmes e contínuas, e o apoio do governo foi fundamental para isso.
O governo francês instalou mais de 2 mil radares móveis e fixos nas rodovias do país, reforçou drasticamente a polícia para fiscalização e aperfeiçoou o sistema de multas, que chegam à casa do infrator em, no máximo, dez dias. Outra mudança importante foi a apreensão do veículo em caso de condução sem habilitação e reincidência de infração de velocidade acima do limite ou uso de álcool.
O Código Brasileiro é completo e atualizado, entretanto, a fiscalização e as questões jurídicas são precárias. O brasileiro ainda sente que não será penalizado caso não respeite o código de trânsito. E caso seja penalizado, ainda se sente como vítima, por exemplo, ao receber uma multa ou por ser autuados por alcoolismo. Existe uma cultura que precisa ser modificada e isso só acontecerá com muita fiscalização e investimento.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CARRO ACORDA MOTORISTA.

Empresas estão investindo em segurança, e um dos novos sistemas são os que despertam o motorista sonolento.
Foi criado um sistema pela Volvo chamado Driver Alert, que quando senti que o motorista começou a cochilar, ele emite um alarme audível e também um ícone exibindo uma xícara de café pisca no painel.
A Saab criou o Driver Attention Warning System, que utiliza um alarme de voz, se o motorista estiver “pescando”, o carro anuncia “você está cansado”, a seguir por “você está perigosamente cansado! Pare quando for mais seguro!”. O banco do motorista também vibra para ajudar a desperta-lo.
A pergunta que todos devem está se fazendo, é como o carro sabe quando o motorista está cochilando?
Um dos sistemas analisa o seu modo particular de direção e cria seu perfil. Ele combina esse perfil com a sua situação de direção atual, ou seja, como você está dirigindo, há quanto tempo está dirigindo num trecho, a distância do carro da frente e se você está se mantendo em sua faixa. Se o seu comportamento não bater com o seu perfil, o sistema reconhece que tem algo que não está certo e é acionado.
Outro sistema utiliza um software de reconhecimento facial para determinar se você está ficando adormecido. Câmeras analisam o repouso dos músculos faciais, os padrões do piscar de olhos e por quanto tempo os olhos ficam fechados entre as piscadas. Quando o sistema reconhece que você não está mais em condições para dirigir ele é ativado para despertá-lo.
Essa tecnologia entra para caminhões e logicamente para carros, mas dificilmente você vai ter esse sistema em pouco tempo, então sempre fique alerta, e quando tiver cansado pare o carro e descanse. Algumas horas “desperdiçadas” compensam do que sua vida desperdiçada.

VAI COMPRAR UM USADO?

Você que optou por comprar um carro usado deve tomar alguns cuidados para fazer uma boa compra. Além de verificar a parte mecânica e a carroceria do veículo, é preciso certificar a procedência e a situação legal do veículo.
Comprar um carro usado e, depois de um tempo descobrir que ele estava com a documentação irregular é sem dúvida uma grande dor de cabeça. Algumas lojas vendem o veículo mesmo estando alienado.
Para evitar este tipo de problema o cliente deve tomar alguns cuidados:
Procure se informar sobre a loja
É importante pegar referências sobre o estabelecimento com amigos que já tenham feito negócios com a loja.
Procure também informações em fontes confiáveis, é possível fazer uma busca no site do Procon para saber se existe alguma reclamação contra a empresa, e também no site reclameaqui em que o próprio cliente faz a reclamação e as empresas entram para responder o que ocorreu e se há uma solução para o problema.
Faça o levantamento dos documentos Pegue o número do Renavam para verificar se o carro tem alguma restrição financeira ou judicial
Confira a placa e o número do chassi
Certifique-se que o número da placa do carro e do chassi são os mesmos que estão no documento do veículo.
Consulte o licenciamento e as multas do veículo Pela internet é possível verificar se o veículo tem multas a pagar e se já foi pago todas as parcelas do licenciamento.
Digite o Renavam no sistema de consulta do Detran de cada estado.
Exija um documento de garantia de compra
Exija da loja um documento declarando que o carro está licenciado e livre de multas para garantir a procedência do veículo.
Entre em contato com a financeira Se a compra for financiada, entre em contato com a financeira e verifique se a loja é de confiança.
Tenha mais cuidado nos feirões e vendas diretas Na compra direta com o proprietário ou em feirões, antes de fechar o negócio, levante toda documentação e redobre os cuidados anteriores.
Não se esqueça de verificar as condições mecânicas do veículo Leve a um mecânico de confiança para ele verificar o estado de conservação do carro e suas peças, se o veículo já foi batido e se a quilometragem não foi alterada

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CARGA PERIGOSA.

Os acidentes de caminhões são muito perigosos, pois esses veículos são de grande porte e sempre carregam cargas que são jogadas na pista e podem atrapalhar a direção de outros motoristas.
Quando a carga é perigosa, como produtos químicos, explosivos, combustíveis, entre outros, os acidentes acabam custando muito, os impactos vão além dos diretos e mensuráveis de um incidente como perdas de equipamentos, produtos, horas, mão de obra, destinação de resíduos, multas, vidas, entre outros.
Foi criado um programa chamado Olho Vivo Na Estrada para reduzir a zero o número de acidentes graves nas estradas com produtos perigosos. O programa incentiva o motorista a relatar pequenas ocorrências, possibilitando a adoção de ações preventivas ou corretivas. A premissa básica do programa é que antes de um grande acidente ocorreram várias pequenas falhas nos equipamentos ou nas operações que não foram comunicadas à empresa, sendo as principais:
• Problemas tecnológicos, como unidades de transporte sem manutenção adequada ou muito velhos;
• Problemas de infra-estrutura, tais como rodovias mal sinalizadas, mal conservadas ou com falhas estruturais de pavimentação;
• Problemas com procedimentos e regulamentações, como aplicação inadequada das legislações e dos procedimentos de gestão;
• Problemas de falhas humanas, como comportamentos inadequados levando a riscos desnecessários por diferentes motivos, incluindo a falta de treinamento ou falta de profissionalismo etc.
Observando os principais motivos de acidentes é fácil perceber porque o programa ao ser implementado em uma empresa de produtos químicos, conseguiu diminuir em 100% os acidentes sérios. É importante que os motoristas de caminhão estejam conscientes do seu papel e contribuam para a segurança no trânsito.

LENDAS E MACETES COISA DE BRASILEIRO.

Existem vários macetes e lendas sobre os carros. Quem nunca empurrou um carro para pegar no tranco ou tentou vários meios para economizar combustível?
Com tantas histórias e dúvidas, vou esclarecer algumas.
Tentar ligar um carro empurrando (no tranco), não é aconselhável, pois a correia dentada, a cremalheira, a transmissão eletrônica e outros itens podem sofrer danos, na hora que se empurra um carro, esses itens sofrem como se fosse uma pancada não planejada.
Deixar o carro em ponto morto em uma descida sem acelerar, na tentativa de gastar menos combustível não é aconselhável. Isso era no tempo de carro com carburador que nem os carros que eu aprendi a dirigir lá na rua sete do Seu Cazé. Em carros com injeção eletrônica se gasta mais combustível porque a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e precisa de uma rotação mínima, enviando combustível e gastando mais. Se o motorista deixar engatado sem acelerar, a central eletrônica corta o envio de combustível por certo instante,.
Uma polêmica de muito tempo é se ao rodar com tanque cheio o motorista gasta menos. A verdade é que tanto faz, pois a evaporação é a mesma com o tanque cheio ou pela metade, a evaporação se processa pela área e não pelo volume, e o peso também não influência, pois é uma diferença de 20 a 30 quilos, e o carro é projetado para carregar entre 400 e 600 quilos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

COMO MANTER A PINTURA AUTOMOTIVA.

Uma pintura mal cuidada, além de causar má impressão, desvaloriza o veículo. Conhecer alguns cuidados especiais com a pintura do carro é muito importante para mantê-la sempre impecável.
Para saber se um risco pode ser recuperado ou não, é preciso avaliar a sua profundidade. Em alguns casos, o dano pode ser recuperado com um simples polimento. Se o risco não tiver atingido a pintura da peça, ultrapassando a camada de verniz, ele pode ser recuperado sem a necessidade da repintura.
O ideal é fazer um polimento e cristalização a cada quatro meses.
Existem algumas dicas que ajudam a prevenir os riscos na pintura. Uma delas é sempre manter a higiene do carro. Isso por que a sujeira sólida como fezes de aves, cascalho de árvores, lama seca, poeira e própria poluição, pode danificar a pintura, se não for retirada rapidamente.
Levar o carro ao lava-rápido é terrível para a pintura. O jato d’água sob pressão muito forte também pode causar riscos. O jato deve estar com baixa pressão e ser manuseado com muito cuidado. As escovas e panos utilizados também devem estar bem limpos, pois a sujeira acumulada pode arranhar a pintura.
Ao lavar o carro em casa, a recomendação é usar os produtos adequados. Alguns deles têm composição química pesada e não são aconselháveis. Querosene nem pensar.

SUTRAN E DNIT PLANEJAM REDUTORES DE VELOCIDADE NA AV. CALISTO LOBO.












Sutran e DNIT planejam a sinalização da avenida Calisto Lobo,Floriano-PI, 25 05 2009A sinalização visa a organização do trânsito e a diminuição dos acidentes.
A Superintendência de Transportes e Trânsito (Sutran) de Floriano e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão planejando a sinalização da avenida Calisto Lobo, uma das principais avenidas da cidade que dá acesso ao terminal rodoviário. Nesta semana o superintendente de transportes e trânsito do município Carlos Antonio e o diretor do DNIT em Floriano Jósio Felício estiveram na avenida fazendo um estudo técnico para viabilizar a sinalização. Por ser uma rodovia federal, o trabalho de sinalização será feito pelo DNIT, com o apoio da Sutran.Num trabalho que segue rigorosamente o cronograma de atividades, a Sutran já contemplou com sinalização horizontal as avenidas, Bucar Neto, Getúlio Vargas, Eurípedes de Aguiar, entorno das praças Dr. Sebastião Martins e Coronel Borges, além das ruas José Ribamar Pacheco, João Luis Ferreira, Raimundo Castro e São João.Segundo o superintendente Carlos Antonio a meta da Sutran é sinalizar todas as ruas e avenidas da cidade visando a organização do trânsito e contribuindo para a diminuição dos acidentes. Ainda segundo o superintendente nos próximos dias começam os trabalhos de sinalização vertical, seguindo a determinação do Código Brasileiro de Trânsito.Edição:
É UM SONHO NOSSO VER AQUELA BR-343(AV CALISTO LOBO) COM REDUTORES DE VELOCIDADE PARA QUE POSSAMOS VER MENOS ACIDENTES NA MESMA, MAS COM A CERTEZA QUE NÃO VAMOS ABCABAR COM OS ACIDENTES ALI. MAS, ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE COMO CIDADÃO E APAIXONADO POR TRÂNSITO.
SGT HÉLIO
Esta materia foi feita pela:
SECOMTexto:
Francilmar VieiraFoto:
Walter LopesRevisão:
Hoslânia Marques

segunda-feira, 25 de maio de 2009

NA CONTRAMÃO.


Foto de um veículo trafegando em sentido oposto do fluxo dos demais veículos da via. Conduzir veículo no sentido oposto ao fluxo dos demais veículos além de ser considerado uma infração de trânsito é perigoso pois pode haver acidente de graves repercussões aos condutores e passageiros. O condutor deve dirigir com cuidados, devendo respeitar a sinalização existente. O condutor deve evitar transitar em sentido oposto, pois o que está em risco não é apenas uma multa de trânsito, mas sim a sua própria vida e dos demais condutores da via..

O que diz a lei?

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 186, inciso II considera infração de natureza gravíssima transitar vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação, vejamos o artigo:" Art. 186. Transitar pela contramão de direção em::(...)II - vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa.

”Vale a pena arriscar tanto?Os condutores devem lembrar que não podem trafegar com o veículo no sentido oposto. É bom para o bolso e para a vida.

EMBARQUE PERIGOSO>


“Parar o veículo afastado da calçada para o embarque de passageiro além de perigoso é infração de trânsito. Será?” Veja a foto de um veículo parado no meio da pista de rolamento para o embarque de um passageiro.O que diz a lei?O Código de Trânsito Brasileiro considera infração de trânsito parar o veículo em distância de cinqüenta centímetros acima, considerando como infração de natureza leve ou média, conforme a distância. São duas possibilidades em áreas urbanas, vejamos:

a) A infração de natureza leve é quando o veículo para “afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinqüenta centímetros a um metro”, conforme inciso II do artigo 182 do CTB, sujeitando o infrator a uma multa no valor de R$ 53,20 (cinqüenta e três reais e vinte centavos) e três pontos no documento de habilitação;

b) A infração de natureza média é quando o veículo para “afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro”, conforme inciso II do artigo 182 do CTB, sujeitando o infrator a uma multa no valor de R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos) e quatro pontos no documento de habilitação;Vale a pena arriscar tanto?

A foto mostra uma situação corriqueira aqui em Floriano, onde alguns condutores param suas vans em qualquer local para que haja o embarque ou desembarque de passageiros. Além de expor o passageiro a perigo de ser atropelado. O condutor ao parar seu veículo deve se aproximar junto à guia da calçada. É bom para o bolso e para a vida.

domingo, 24 de maio de 2009

COMBUSTÍVEL ADUTERADO. SERÁ QUE EM FLORIANO TEM?

Se seu carro anda gastando mais combustível que o normal, dando solavancos durante a aceleração e as partidas estão ficando difíceis, ele pode estar com combustível adulterado.
A adulteração é feita por meio da adição indevida de álcool, água ou solvente no combustível, e pode causar sérios danos ao veículo pois corrói e diminui a vida útil de peças do motor.
Se o seu carro estiver com problemas em função do combustível adulterado, leve diretamente a concessionária, faça uma revisão, para checar o sistema de injeção e as velas. Dependendo da gravidade é necessário retirar o combustível, limpar o tanque e substituir os filtros.
O consumidor tem direito de fazer o chamado “teste da proveta” nos postos para verificar o teor de álcool na gasolina. Em uma proveta de 100ml são colocados 50ml de gasolina e 50ml de cloreto de sódio na proporção 100g de sal para 1L de água. Depois de misturados e 15 minutos de repouso, o álcool se desprende da gasolina. É permitido que o volume de álcool atinja 25% do volume total da gasolina, ultrapassando esse limite, o combustível é adulterado.
Porém, sabemos que é complicado fazer essa verificação, mas com algumas precauções é possível poupar aborrecimentos:
* Abasteça o veículo sempre no mesmo posto.
* Desconfie de preços muito baixos.
* Cheque se há lacres eletrônicos nas bombas.

TROCA E MANUTENÇÃO DOS PNEUS.


A tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu provavelmente será comprometida se ele não for calibrado corretamente. Se a pressão não estiver adequada, a segurança é comprometida, pois a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo, além de o carro consumir mais combustível.
Se o carro roda com 30 libras e você deixa com 20% a menos, na estrada faz muita diferença, perdendo 3% de economia de combustível, 30% da vida útil dos pneus e a segurança fica comprometida.
A recomendação dos especialistas é que seja feita a calibragem de 15 em 15 dias, inclusive no estepe. Calibre o pneu quando estiver frio, pois é muito importante que a pressão fique certa, outras coisas que alteram a pressão são furos, pregos, válvulas que não funcionam direito, rodas amassadas entre outros fatores, que comprometem o desempenho do pneu.
O excesso de pressão também é prejudicial, pois nesse caso o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem, se desgastando com muito mais rapidez e o carro fica com maiores distâncias de frenagem.
O alinhamento também é recomendado, aproveite e já verifique a cambagem (ângulo de inclinação das rodas). Essa é uma oportunidade também de verificar se existe furos ou cortes, examine a cada três meses o estado dos pneus e se houver um desgaste irregular pode indicar necessidade de alinhamento ou calibragem.
Na troca de pneus por novos, em casos de carros com tração dianteira, coloque os pneus novos a trás, pois a parte de trás do carro precisa de mais aderência já que não conta com a força matriz. Apesar de ser mais econômico trocar parcialmente os pneus, o certo é trocar todos os pneus antigos por novos ao mesmo tempo, pois ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de desgaste e o comportamento é similar.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O QUE É QUE EU TENHO COM ISSO?

As pessoas acreditam que mudanças são necessárias, mas sempre as atribuem como dever dos outros: -Os jovens têm que valorizar mais a vida; –As pessoas têm que respeitar as diferenças; –O governo precisa ser mais comprometido com o povo; entre tantas outras.
Quando você ouvir uma mensagem que cause inquietação ou indignação, não transfira a responsabilidade para os outros, pergunte-se: - o que EU posso fazer sobre isso?Por exemplo, o caos do trânsito. É claro que você gostaria de ter um trânsito melhor, porém responda as perguntas a seguir, e reflita o que mais VOCÊ pode fazer.
1. Como pedestre VOCÊ… atravessa a rua fora da faixa ou da passarela onde elas existem?
2. VOCÊ pára o carro ao ver uma faixa de pedestre?
3. Como pedestre, com o sinal fechado, VOCÊ… atravessa a rua quando não vem nenhum carro?
4. Como pedestre VOCÊ… atravessa a rua ‘rapidinho’ por que os carros ainda estão longe?
5. VOCÊ estaciona em local proibido por que vai voltar ‘rapidinho’?
6. VOCÊ… as vezes finge que não viu a seta do veículo ao lado para não dar passagem?
7. VOCÊ joga um automóvel para fora da pista porque o seu veículo é grande e ao outros que saiam da sua frente?
8. Quando VOCÊ está de automóvel, anda bem no meio da faixa para não dar passagem a um motociclista?
9. VOCÊ vira a esquina sem dar sinal porque não está vindo ninguém?
10. VOCÊ… as vezes desrespeita a sinalização?
Se respondeu SIM para alguma dessas questões, você já sabe como iniciar a mudança. Mas, se você já faz “tudo” certo, pense como você poderia convencer outras pessoas. E ainda, se você sentiu falta de alguma pergunta importante que não apareceu acima, não deixe de incluí-la nos comentários.Faça parte da mudança!

O QUE AS PESSOAS PRECISAM APRENDER PARA CONDUZIR?

Quando surge alguma discussão a respeito do caos do nosso trânsito, principalmente quando acontece um acidente de repercussão nacional, são levantadas muitas causas e dentre elas a falta de educação de trânsito é uma das mais citadas.Primeiramente podemos afirmar que ela precisa ser mais difundida, principalmente nas escolas, pois muitos educadores demonstram a importância e a necessidade de um programa mais sistemático a ser seguido, outros educadors não estão nem ai, como se eles não fizessem parte do trânsito, tenho um projeto que é de ensinar trânsito nas escolas de Floriano e Barão de Grajaú, já apresentei para mais de 5.000 crianças, depois que passou a semana do trânsito de 18/set a 25, nunca mais fui convidado para colégio nenhum, olha que é de graça, digo isso sem medo de errar.Outro aspecto da educação de trânsito bastante discutido é a formação do condutor, que vem recebendo muitas críticas da mídia ultimamente. Apesar da exigência legal de mais horas de aula para o curso teórico e prático, ainda assim, o número de acidentes diários nos faz ter a sensação de que estas exigências estão sendo insuficientes.Mas Afinal, o que se ensina nos cursos de formação de condutores? Ou melhor, o que as pessoas precisam aprender realmente? Será que basta só decorar placas e saber a gravidade das infrações? O que está faltando nesta formação? Que tipo de formação o Brasil precisa para alterar as suas trágicas estatísticas de mortes no trânsito?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

DEFICIENTES FÍSICO E A CNH ESPECIAL.


O Blog retoma este tema buscando fornecer mais informações a todos, para que assim consigam conquistar um direito básico de ir e vir:
Procedimentos para se tirar a CNH especial e ter os impostos retirados do valor do automóvel, o motorista deverá passar por as mesmas etapas de tirar uma CNH normal, a única diferença é que uma junta de médicos irá examinar a extensão da deficiência e se de fato esta pessoa precisa ter seus impostos retirados.Sendo assim, o solicitante deverá procurar uma
clínica credenciada especial para deficientes para realizar o exame médico e psicotécnico.Após obter o resultado, é necessário fazer a matrícula em um CFC credenciado que possua um veículo adaptado para o tipo de deficiência constatada. Aqui em Floriano não tenho conhcimento de nenhum. Alteração na CHN caso o solicitante já possua a CHN e precise fazer uma alteração para uma CHN Especial, é necessário passar por um exame médico e prático que irá avaliar se o motorista é apto a dirigir nesta nova situação. A diferença entre a CHN e a CHN Especial e de que a última está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.
Isenção de Tributos com a CNH Especial em mãos, o condutor deve requerer em uma clínica credenciada autorizada a realizar o exame médico a emissão de um laudo para isenção. Além disso, deverá buscar na Delegacia da Receita Federal uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais.
Quem poderá retirar a Habilitação Especial? Os solicitantes, que devem demonstrar que possuem uma deficiência ou problema de saúde que necessitem a compra de um automóvel com características especiais. Podem ser pessoas com paralisia, membros amputados, pessoas de idade mais avançada com problemas nas articulações, até vítimas de câncer de mama, por exemplo, que tiveram o seio retirado e o médico recomenda que não se faça esforço excessivo para que nódulos não reapareçam. O importante é que fique comprovado que o solicitante consiga dirigir, e que de fato tenha alguma deficiência.

CARROS PARA DEFICIENTES FÍSICOS.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe cerca de 16 milhões de deficientes físicos brasileiros. Todo cidadão tem direito de ir e vir, mas além das dificuldades dessas pessoas para se locomoverem usando o transporte público, são poucas as opções na hora de comprar um carro adaptado com garantia de fábrica, conseguir as isenções de impostos envolve muita burocracia e também há dificuldade em tirar a carteira de motorista.
O primeiro passo é procurar uma auto-escola especializada que tenha carros adequados para cada tipo de deficiência. Ela cuidará e ajudará o futuro motorista com todo o processo para a emissão da carteira de motorista.
Depois do CFC o candidato passará por um exame médico para examinar a extensão da deficiência e a desenvoltura do candidato com as adaptações e fará o treinamento prático. Depois de aprovado, será emitida uma autorização médica para dirigir, onde contará o tipo de carro e a adaptação mais indicada para cada caso.
Com esse documento em mãos, o condutor pode conseguir as isenções de impostos, que diminuem em torno de 30% o preço de tabela do veículo.Comprar um carro adequado não é fácil, a única marca que possui um programa voltado para os deficientes é a Fiat, o programa chama Autonomy e foi lançado em julho de 1996 oferecendo carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica.
Segue o que é necessário para ficar isento de impostos:
1º) Obter uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais na Delegacia da Receita Federal.
2º) Para isenção de IPI e de IOF é preciso apresentar os seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal:- Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais
- Cópia autenticada do Laudo Médico fornecido pelo Detran
- Cópia autenticada do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.
3º) Para isenção de ICMS os documentos que devem ser apresentados na Secretaria da Fazenda, ou na Delegacia da Receita Federal são:- Requerimento de Isenção para ICMS
- Laudo Médico: original e cópia autenticada
- Cópias autenticadas do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.
- Carta de Repasse de Tributos da Montadora
4º) A isenção do IPVA deverá se requerida quando o deficiente já estiver com o carro. É necessário apresentar os seguintes documentos na Secretaria da Fazenda Estadual, ou na Delegacia da Fazenda:
- Requerimento de isenção para o IPVA
- Cópia do Laudo Médio
- Cópias autenticadas dos seguintes documentos: CIC, RG, comprovante de residência, carteira de motorista e nota fiscal de compra do veículo. Se o carro tiver sofrido alguma adaptação, também será preciso entregar uma cópia autenticada da nota fiscal deste serviço.

terça-feira, 19 de maio de 2009

RECICLAGEM DE CONDUTORES INFRATORES.

O CTB prevê no Artigo 268, que o condutor deve se submeter ao curso de reciclagem, nas seguintes situações:
I - quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;
II - quando suspenso do direito de dirigir;
III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;
IV - quando condenado judicialmente por delito de trânsito;
V - a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;
VI - em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.
Este curso pode ser feito de modo presencial ou à distância. O importante é que o aluno cumpra as 30 h/a determinado pelo CTB e seja aprovado na prova que contém 30 questões e exige acerto de 70%. As matérias do curso são: Legislação – 12 h/a; Direção Defensiva – 8 h/a; Noções de Primeiros Socorros – 4 h/a e Relacionamento Interpessoal – 6 h/a.
O candidato reprovado uma primeira vez poderá realizar nova avaliação e, se reprovado pela 2ª. Vez, deverá matricular-se para um novo curso de habilitação, freqüentando-o integralmente, antes de submeter-se novamente à avaliação. Caso ainda não consiga resultado satisfatório, deverá receber atendimento individualizado a fim de superar suas dificuldades.
O certificado de realização do curso terá validade em todo o território nacional, devendo ser registrado no RENACH pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal.

COMO É A CAPACITAÇÃO DO INSTRUTOR.

A profissão de instrutor é uma das mais procuradas atualmente pela demanda de trabalho existente, estou fazendo este curso e posso afirmar que é muito bom ´so um pouco puxado, esta de parabens o nosso Piauí, sabem por que? No Brasil só existe duas Escola de Trânsito, uma no Paraná e uma outra aqui em Teresina, estou conhecendo profissionais da area de trânsito de quase todo Norte e Nordeste. Esses profissionais geralmente são condutores que trabalharam como motoristas profissionais e migraram para CFC’s por almejarem mais conforto na vida profissional, condutores que apreciam o ensino ou ainda interessados no aperfeiçoamento profissional na área de trânsito como eu.
Para se tornar um instrutor de trânsito existem algumas exigências. É necessário que o condutor seja habilitado há pelo menos 2 (dois) anos e tenha concluído o ensino médio. O curso de formação de instrutor de trânsito tem duração de 120 horas/aula, geralmente dividido em 9 matérias:
· Orientação Educacional·
Técnicas de Ensino·
Didática da Prática de Direção Veicular·
Legislação de Trânsito·
Direção Defensiva e Prevenção de Acidentes·
Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania·
Noções de Medicina e Primeiros Socorros·
Mecânica Básica de Veículos Automotores·
Noções de Engenharia de Trânsito.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CELULAR BLOQUEADO NO CARRO.

No Brasil uma das maiores infrações no trânsito é falar ao celular com o carro em movimento, mesmo com todos os condutores sabendo que se pegos gera multa e soma pontos na carteira, continuam falando ao celular.
Entretanto, o perigo não está em multas e em pontos e, sim em acidentes causados por este hábito, afinal, o motorista não consegue falar ao celular e dirigir ao mesmo tempo.
Estudo relatou que conversar causa competição com a área cerebral que cuida das tarefas visuais, pois nosso cérebro tenta imaginar onde está a pessoa com quem falamos, assim ficando sem visibilidade total e sem reflexos.
As pessoas até evitam atender o celular, mas muitas não conseguem, pensando nisso uma empresa canadense desenvolveu um software que bloqueia o uso de celulares em veículos em movimento para maior segurança.
Esse programa impede que os motoristas recebam chamadas ou mensagens de texto, o software avisa a pessoa do outro lado da linha por uma gravação, que a pessoa que está recebendo a chamada está dirigindo e pede para deixar recado, já a pessoa que ligou será informada do posicionamento do motorista por meio do sistema de posicionamento global (GPS). Seria uma boa ideia para alguns condutores de Floriano-PI que não sabem parar o carro para atender o mesmo.

PEÇAS DE CARRO.

O condutor ao levar seu carro na oficina escuta do mecânico alguns nomes de peças que nunca ouviu falar ou não sabe o significado. O condutor não precisa saber tudo sobre mecânica, mas é bom saber como alguns itens funcionam, abaixo segue uma lista com algumas peças mais comuns e curiosas.

Abafador É a peça que serve para silenciar ruídos, geralmente ela fica na parte inferior e mais extrema do carro, ele é o último elemento do cano de escapamento. Ele é complemento do sistema de exaustão, um auxiliar do silenciador principal.
Alternador É um componente elétrico que por meio de uma correia ganha movimento produzindo energia para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico do carro.
Biela Sua função é juntar o pistão do virabrequim. É uma peça em aço forjado que fica dentro do motor, permite a transformação do movimento alternado do pistão.
Bitola É a distância entre as extremidades de um mesmo eixo no ponto do contato com o solo.
Bobina É o componente que gera a corrente de alta tensão enviada a vela de ignição que gera a faísca para a combustão.
Bronzina Protege e dá vida útil aos elementos móveis do motor.
Cabeçote Parte superior que fecha o motor. Aloja válvulas de admissão e descarga. É repleto de dutos para circulação de água para refrigeração do motor.
Cárter É o reservatório de óleo do motor.
Chicote É o conjunto de fios e cabos elétricos do carro, esses cabos ligam todos os componentes a bateria além de alimentar o motor de corrente elétrica.
Vigia Um tipo de terceira janela, geralmente é fixo e fica após a porta traseira.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

QUERO INOVAR O BLOG.

ESTOU PENSANDO EM POSTAR ALGUMAS FOTOS DE CONDUTORES EM FLORIANO FAZENDO ALGO "ERRADO" NO TRÂNSITO EM FLORIANO, MAS MOSTRANDO O CERTO É CLARO.
AGORA QUERO OPINIÕES DOS AMIGOS QUE ACESSAM O BLOG, SE FAÇO OU NÃO.
SGT HÉLIO

QUANDO O CASTIGO NÃO VEM APÓS O CRIME.

Perder um ente querido no trânsito ou pela violência é uma dor profunda, que deixa marcas e seqüelas em várias pessoas. Não apenas na família e nos conhecidos da vítima, mas muitas vezes no causador de um acidente que teve vítimas fatais. E em muitas vezes essa dor é transformada em força para uma luta que começa a partir do momento da perda: a de punir os culpados.
Às vezes fico me perguntando: a maneira mais fácil de matar alguém e não ser punido, é no trânsito? Infelizmente o que estamos vendo por aí é isso mesmo, crimes de trânsito sem punição, com penas revertidas em trabalhos assistenciais. Antes que me critiquem, não sou contra esse tipo de pena, porém a situação do trânsito chegou num ponto em que a impunidade está influenciando o comportamento das pessoas. Por exemplo, se eu tomar algumas doses de vodka numa festa e sair dirigindo, tenho que ter noção de que se provocar um acidente, serei culpada, pois estou assumindo os riscos de dirigir nessa situação. As pessoas não pensam dessa forma, sabem que se acontecer alguma coisa- como dizem os jovens- não vai dar nada…
A punição neste caso é o começo de uma certeza: outras pessoas poderão ser salvas se àqueles que bebem antes de dirigir tiverem medo de ser punidos e ao invés de dirigir, decidirem pegar carona ou voltar de táxi para casa. Esse é só o começo, mas um grande começo! E vem chegando mais um final de semana com exposição e tudo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O RISCO DA IRRESPONSABILIDADE.

Esta semana o grande assunto envolvendo o trânsito foi o acidente ocorrido em Curitiba e que teve a participação do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, de 26 anos. Bastante jovem, é o deputado mais novo do Estado, entrou na política pelos braços do pai, que é prefeito de Guarapuava, cidade do interior do Paraná.
O acidente aconteceu por volta da 1 hora de quinta-feira (7) e acabou com a vida de dois outros jovens Gilmar Rafael Souza Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20 anos. Testemunhas afirmam que o veículo do deputado estava em alta velocidade e voou por cima do Honda Fit onde estavam os dois jovens mortos, chegando a arrancar o teto do veículo.
O acidente mobilizou a opinião pública, pois o caso envolve pessoas jovens, com a vida toda pela frente e um “homem” público que deveria estar zelando pela legislação e pela boa conduta. Muitas coisas já foram publicadas, que o deputado estava “com hálito etílico”, que o velocímetro do veículo do deputado estava travado em 190 km/h quando a polícia chegou ao local. O que devemos tirar dessa lição? Que tragédias no trânsito não escolhem idade, perfil e nem nível social. Que este acidente como tantos outros poderia ter sido evitado. E que as pessoas devem zelar pelo bem mais precioso que tem em mãos, que é a vida, não só pela própria, mas pela dos outros também.
Não vamos apontar culpados antes da hora, mas vamos lutar para que as causas do acidente sejam investigadas e que, se for o caso, haja punição adequada para os culpados.

PIADAS NO BLOG.

A loira preocupada

Uma loira chegou com seu carro novinho numa loja de acessórios e disse pro vendedor:
- Quero instalar um pára-raios no meu carro.
E o vendedor explicou:
- Olha, eu nunca ouvi falar nesse equipamento pra veículo. Por que é que você quer instalar um pára-raios no seu carro?
E a loira:
-Heloooooooooouuuuuuuu! Nunca ouviu falar de seqüestro relâmpago não, ô desinformado?

terça-feira, 12 de maio de 2009

PESQUISA APONTA OS CARROS MAIS ROUBADOS NO BRASIL.

Uma pesquisa semestral feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta os modelos de carros mais roubados de janeiro a junho de 2008 no país.
O levantamento é feito com base nos dados enviados semestralmente pelas seguradoras. A partir deles, a empresa calcula o chamado “índice de roubo” levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado.
Veículos que não têm seguro não aparecem nesta estatística.
É exatamente o “índice de roubo” que explica o fato de no topo da lista estar o Fiat Uno Mille quatro portas, com 436 roubos registrados no período. Este número representa 3,67% dos 11,8 mil veículos deste modelo segurados.
Por este motivo o Fiat Uno Mille aparece, por exemplo, na frente de carros como o Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p, com o triplo de roubos no período (1.236), mas com menor índice (2,28%).
Confira abaixo os 15 primeiros colocados:
MODELO EXPOSIÇÃO ROUBO ÍNDICE DE ROUBO
1) Fiat Uno Mille/ Mille EX/ Smart 4p,
11.882,
436
3,67%
2) Volkswagen Gol 1.0 Power 16v 76cv 4p
11.057
384
3,47%
3) Volkswagen Santana 1.8 Mi
11.859
305
2,57%
4) Volkswagen Parati 1.6Mi/1.6Mi City/T.Field T.Flex
13.668
337
2,47%
5) Volkswagen Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p
36.138
885
2,45%
6) Volkswagen Gol 1.6 Mi/ Power 1.6 Mi 4p
16.924
403
2,38%
7) Volkswagen Santana 2.0 Mi 2p e 4p
10.991
257
2,34%
8) Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p
54.258
1.236
2,28%
9) Volkswagen Gol 1.0 Plus 16v 4p
19.393
422
2,18%
10) Volkswagen Gol CLi/CL/Copa/Stones 1.6
17.059
349
2,05%
11) Volkswagen - Gol City 1.0 Mi Total Flex 8V 2p
29.247
589
2,01%
12) Fiat Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4p
37.820
733
1,94%
13) Volkswagen Gol 1000 Mi 2p / 1000i
28.027
528
1,88%
14) Volkswagen Kombi Standard/ Luxo/ Série Prata
13.138
231
1,76%
15) Volkswagen Gol 1000 Mi 16V/ Ouro 4p
28.982
483
1,67%

MULTAS: QUANTO CUSTA NO BOLSO E NA CNH.

Pontos:
Art. 259. A cada infração cometida são computados os seguintes números de pontos:
I - gravíssima - sete pontos;
II - grave - cinco pontos;
III - média - quatro pontos;
IV - leve - três pontos
Veja como pesa no bolso:
Art. 258. As infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade, em quatro categorias:
I - infração de natureza gravíssima, punida com multa de valor correspondente a 180 (cento e oitenta) UFIR;
II - infração de natureza grave, punida com multa de valor correspondente a 120 (cento e vinte) UFIR;
III - infração de natureza média, punida com multa de valor correspondente a 80 (oitenta) UFIR;
IV - infração de natureza leve, punida com multa de valor correspondente a 50 (cinqüenta) UFIR.
§ 1º Os valores das multas serão corrigidos no primeiro dia útil de cada mês pela variação da UFIR ou outro índice legal de correção dos débitos fiscais.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

DICA MUITO IMPORTANTE.

Uma dica importante para quem tem carro Flex:
Lembre-se sempre quando for abastecer o carro de verificar o reservatório de gasolina no compartimento do motor do veículo.
Não é raro o motorista apenas completar o tanque de combustível e esquecer de verificar este importante componente que propicia a partida a frio do motor flex.

OS JUSTOS PAGAM PELOS PECADORES.

Como o preço do seguro é calculado? Varia de acordo com estado civil, idade e endereço do motorista, já que bairros onde existem maior índice de roubos encarecem o custo. Por que as mulheres pagam menos? Elas são melhores para as seguradoras porque oferecem menor risco de se envolverem em acidentes de trânsito. São mais cautelosas, dirigem mais devagar. Os homens são mais impulsivos, principalmente os mais jovens. Como a idade pesa no valor do seguro? Quanto mais novo é o motorista, menor é a experiência que ele tem. No caso da faixa etária de 18 a 30, os homens pagam em média 25% a mais do que as mulheres. Os jovens saem mais para as baladas e, como muitas vezes não têm dinheiro para pagar estacionamento, deixam o carro na rua, onde o risco de roubo é muito maior. O que muda quando os motoristas vão ficando mais velhos? Para quem tem de 30 a 45 anos, a diferença de preços do seguro entre o homem e a mulher cai para 10%, mas tudo varia de acordo com a seguradora. E o fato de ter ou não filhos? Quando os filhos são maiores de 18 anos, o homem e a mulher geralmente pagam a mesma coisa pelo seguro. Isso porque a mãe tem mais chances de emprestar o carro para os filhos do que o pai. Então, os valores são equiparados. O sexo dos filhos também interfere na composição dos preços? Depende de cada empresa. Na Marítima Seguros, por exemplo, onde eu sou diretor, se o filho for homem, a mãe vai pagar de 35% a 40% a mais do que se não tivesse filhos. Se for filha, essa diferença cai para uns 25% em média. Desde quando as mulheres começaram a ter desconto no seguro de carro? O setor começou a adotar essa diferença há aproximadamente dez ou 12 anos. O que levou o mercado das seguradoras a trazer essa característica foi a necessidade de tornar o preço mais justo. Antes, todo mundo pagava igual, e os justos acabavam pagando pelos pecadores. Com as perguntas sobre o perfil, o sistema de precificação ficou mais adequado.
.

domingo, 10 de maio de 2009

CONVITE


VOCÊ INTERNAUTA QUE ACESSA O NOSSO BLOG MUITO OBRIGADO E COM CERTEZA FICAMOS FELIZES EM SABER QUE TEMOS VOCÊ COMO AMIGO DO BLOG, MAS QUEREMOS QUE VOCÊ NÃO FIQUE SÓ NAS VISITAS FAÇAM COMENTÁRIOS, PERGUNTAS TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O TRÂNSITO, ISSO POR QUE O TRÂNSITO NÃO ACEITA QUE ANDEMOS COM DÚVIDAS E MUITAS DAS VEZES O PREÇO QUE ELE COBRA TEMOS QUE PAGAR COM A NOSSA VIDA.

SGT HÉLIO

TÉCNICAS DE PILOTAGEM.

Aprende-se pilotar bem uma motocicleta praticando. Existem conceitos que não podem ser ensinados através de um livro ou apostila, mas estar ciente das noções gerais é um excelente começo, para quem quer aprender corretamente. Estas noções são:
Sentar na moto de tal modo que os braços fiquem ligeiramente flexionados ao segurar o guidão, nunca apoiando sobre ele o peso do corpo.
A altura correta do guidão permite que as mãos fiquem aproximadamente na mesma altura dos cotovelos.
Deixar os pulsos retos para ter um bom curso de acelerador e, ao mesmo tempo, ter bom acesso ao manete do freio.
Os pés deverão ficar bem apoiados na pedaleira, sem que a ponta fique virada para baixo. Não arrastar os pés no chão com a moto em movimento.
A embreagem tem papel importante, não apenas na troca de marchas, mas também no domínio da moto em subidas e conversões.
Toda motocicleta tem dois sistemas de freios independentes: um para a roda dianteira e outro para a traseira. O freio da roda dianteira é responsável por 70% do poder de frenagem. O objetivo do uso correto dos freios é conseguir uma redução de velocidade com segurança, sem que as rodas travem. É melhor, desde o início do aprendizado, acostumar-se a utilizar os dois freios ao mesmo tempo.
As situações críticas na utilização dos freios das motocicletas geralmente ocorrem em curvas e pistas irregulares e escorregadias. É importante acostumar-se a utilizar os freios sempre com muito cuidado.
Velocidade incompatível com a intensidade da curva é a maior causa de acidentes com motos. A velocidade incompatível faz com que o motociclista saia da sua faixa, invada a outra e saia da pista. Na iminência disso acontecer, o motociclista faz uma frenagem muito acentuada, desequilibrando-se e perdendo o controle.
São quatro elementos para controlar a moto nas curvas:
Reduzir a velocidade antes da curva, desacelerando ou freando.
Olhar para a curva determinando a posição da moto na pista.
Inclinar a moto, proporcionalmente à intensidade da curva. Em curvas muito lentas deve-se inclinar apenas a motocicleta, mantendo o corpo ereto. Controlar a tração: manter a aceleração ou acelerar gradualmente ajuda a estabilizar a moto nas curvas.

COM PRESTAR AUXÍLIO EM CASO DE ACIDENTE.


O aumento da frota de motocicletas, bem como o aparecimento de novas profissões, como a do mototaxi fizeram com que acidentes envolvendo motos tenham se tornado bastante comuns, principalmente nas cidades. O condutor, ao testemunhar ou chegar a um local onde tenha ocorrido um acidente com motocicleta, deve em primeiro lugar avaliar:
Se tem conhecimento de Primeiros Socorros, deve parar e ajudar os acidentados. Se não tiver, chamar por socorro especializado e NÃO TOCAR nos acidentados.
Se outras pessoas já estão prestando socorro naquele momento: não parar, seguir em frente. Não há sentido em aumentar a confusão se os acidentados já estiverem sendo cuidados.
Caso decida ajudar, levar em consideração os seguintes pontos:
Verificar se o piloto da moto está só ou acompanhado. Procurar avaliar pela aparência o estado de cada um, se existem riscos adicionais, qual a extensão dos ferimentos, etc.
Sem tocar nos feridos, procurar conversar para saber se estão conscientes ou não. Se conseguir conversar, fazer perguntas: como se sentem, se têm dores, etc.
Anotar os dados do local e, com TODAS as informações, chamar por socorro especializado.
Se não conseguir conversar, procurar determinar, SEM MOVER OS FERIDOS, se estão respirando e qual a freqüência de seus batimentos cardíacos. Pode haver problemas com os capacetes do piloto e acompanhante, dificultando a livre respiração: NÃO RETIRAR IMEDIATAMENTE OS CAPACETES, pois acidentes com motos são os de maior percentual de fraturas cervicais e na cabeça. Retirar o capacete de alguém com uma vértebra fraturada sem imobilizar pode matar ao invés de salvar.
Efetuar o chamado com sucesso, verificar, SEM MOVER OS FERIDOS, se há casos de queimaduras, hemorragias ou fraturas nos membros. Se achar que o socorro for demorar ou as condições do piloto se agravarem e se houver conveniência imediata para os feridos, utilizar as técnicas habituais do Curso de Primeiros Socorros. Se concluir que houve lesão cervical, proceda de acordo com as técnicas de Primeiros Socorros para imobilizar o pescoço do ferido e só então proceda à remoção do capacete e a outras ações de respiração e massagem cardíaca, se for o caso.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009.

Mais uma vez a Igreja Católica traz uma ação em prol do trânsito seguro. Em junho do ano passado foram os 10 Mandamentos por um trânsito seguro e agora com o tema da Campanha da Fraternidade 2009, a Igreja pretende envolver seus fiéis nessa luta.
O lema “A paz é fruto da justiça”, envolve além do trânsito, a violência nos presídios, nas escolas e em casa. O objetivo é incentivar a criação de centros junto as pastorais para discutir estas questões além de prever a distribuição de cartilhas para pais e educadores e abordar o tema durante os cursos de formação religiosa como as catequeses, crismas e pastorais da juventude. A intenção da igreja é aproximar o problema da violência dos fiéis e mostrar que todos são responsáveis para se ter uma vida mais segura.
Essa realmente é uma atitude de extrema importância e fico feliz da Igreja Católica se envolver nas questões do trânsito. É mais uma aliada nessa nossa luta. Espero que não só os católicos mas todos os cristãos comecem a levar isto a sério e que mudem seu comportamento, pois devemos dar um basta ao egoísmo no trânsito e colocar a “coletividade” em primeiro lugar. Pedimos a todos os florianenses para abraçar esta causa. Só lembrando o trânsito somos todos nós.

DOCUMENTOS DE PORTE OBRIGATÓRIO PARA CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

Desde o dia 10/11/06, não se obriga mais, pela regulamentação de trânsito brasileira, o porte dos comprovantes de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT, quando da condução de veículos automotores, bem como, a partir de 16/04/07, não mais se admitirá a cópia autenticada do Certificado de Licenciamento Anual - CLA (ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV). Comecemos, pois, pela infração de trânsito correspondente, prevista no artigo 232 do CTB:
Art. 232 - Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
Infração - leve.
Penalidade - multa.Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação do documento.
Documentos exigidos expressamente pelo CTBDe forma direta, apenas dois documentos são exigidos pelo Código: Certificado de Licenciamento Anual e Carteira Nacional de Habilitação (ou Permissão para Dirigir), conforme, respectivamente, os artigos 133 e 159, como segue:
Art. 133 - É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual.
Art. 159...§ 1º - É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

OUTRAS DICAS SOBRE CARROS.

Voltei com mais algumas dúvidas e outras dicas na hora de comprar e utilizar seu veículo.
Comprar um carro básico e instalar itens opcionais como ar condicionado e vidro/travas elétricas não vale a pena, pois o carro básico não é preparado para receber esses acessórios. Às vezes sobram buracos e o acabamento não fica correto.
Um exemplo é o ar condicionado, quando acontece a instalação posteriormente, pode ser feita alguma adaptação e ser colocada uma correia paralela, assim o carro sempre vai apresentar algum problema, como não carregar a bateria corretamente, barulhos estranhos, vazamentos, enfim, não sendo uma versão original.
Andar com o carro com o nível de combustível baixo no tanque não ocorre um maior risco de queimar a bomba de gasolina, mas deixar faltar combustível sim. Andando com o carro na reserva pode entupir os bicos injetores, conforme o ano do veículo também tende a acumular resíduos na parte de baixo do tanque, principalmente por uso de combustível de má qualidade, por isso sempre mantenha o filtro em dia.
O combustível mais barato não interfere na poluição, mas se o combustível for de má qualidade compromete o funcionamento do motor poluindo mais, pois muitas vezes a queima não ocorre com perfeição e isso aumenta a emissão de poluentes.
Quanto mais marchar o carro tiver, ele poderá ser mais econômico, mas em cidades com trânsito pesado não vai fazer diferença, o que faz diferença é o bom escalonamento das marchas.
O câmbio automático consome mais combustível que o câmbio mecânico porque na direção com o automático ocorre muito acelera e freia, mesmo sem trânsito, e o automático mantém em aceleração desnecessária. Para essa aceleração não ocorrer, quando sentir o giro do motor alto, alivie o pé do acelerador, que o câmbio automático troca de marcha. Aliviando a aceleração o consumo de combustível tende a diminuir.

SUSPENSÃO E SEUS COMPONENTES.

1-) Amortecedores
Função: Diferentemente do que muita gente pensa, o amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. O amortecedor funciona como um freio, que pára as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o contato permanente entre o pneu e o solo.
Problemas:
Os amortecedores com durabilidade comprometida provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o solo devido à lâmina de água que se forma na pista), balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade.
Troca:
Não acredite na recomendação de troca aos 30 mil quilômetros, pois podem durar menos ou (muito) mais do que isso, dependendo da utilização (peso, tipo de piso etc.). Um amortecedor somente deve ser trocado após um apurado e criterioso exame visual, no qual se verifique o estado de componentes como bucha, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos.
2-) Molas helocoidais
Estão presentes na maioria dos conjuntos de suspensão dos carros de passeio.
Função:
Garantir a sustentação do veículo e ajudar a absorver impactos.
Troca:
O estado das molas deve ser verificado sempre que se fizer o alinhamento da direção/suspensão ou a cada cinco mil quilômetros. Se os elos estiverem marcados, significa fadiga na mola, interferindo no alinhamento da direção.
3-) Componentes
Existem vários componentes do sistema de suspensão que devem ser checados durante uma revisão:
Batente:
Protege o amortecedor no final do curso, reduzindo o batimento da mola. Deve ser verificado ao fazer o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se estiver danificado, vai comprometer a ação e a durabilidade do conjunto amortecedor/mola.
Pivô:
Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto de suspensão. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo alinhamento.
Terminal de direção:
Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas. Verifique a cada cinco mil quilômetros em todo alinhamento.
Bucha da suspensão:
Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo alinhamento.
Tirante da barra estabilizadora:
Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. Verifique a cada cinco mil quilômetros ou em todo alinhamento.

terça-feira, 5 de maio de 2009

CARROS FABRICADOS HÁ MAIS TEMPO NO BRASIL.

Salvo raras exceções, os carros nacionais permanecem praticamente os mesmos por mais de uma década.Veja a lista dos heróis da resistência no mercado de automóveis brasileiro.
Observação: a lista abaixo é composta por veículos que não sofreram mudança de plataforma desde o início de sua produção.
1º VW Kombi (56 anos) - Tudo começou em 1953, quando a Kombi vinha desmontada da Europa para ser montada por aqui no processo de CKD. Quatro anos depois, passou a ser efetivamente fabricada no país.
2º Volkswagen Parati (27 anos) - Lançada em 1982, já como modelo 1983, para suprir as ausências da Brasília e da Variant II.
3º Volkswagen Saveiro (27 anos) - A Saveiro tem a mesma trajetória da “prima” Parati, sendo lançada na mesma época e preservando as mesmas características e plataforma, oriunda da primeira geração do Gol.
4º Fiat (Uno) Mille (25 anos) - Primeiro carro mundial da Fiat, o compacto chegou ao Brasil em 1984 (modelo 1985) chamado Uno.
5º Chevrolet S10 (14 anos) - Veterana da linha da Chevrolet, a picape média S10 foi lançada em 1995 apenas com motor 2.2 a gasolina.
6º Chevrolet Blazer (14 anos) - Lançada também em 1995, mas já como modelo 1996, a Blazer é a versão SUV da S10.
7º Chevrolet Classic (13 anos) - Continua praticamente o mesmo carro que foi lançado em 1996, na época chamado de Corsa Sedan. Com a chegada da segunda geração do Corsa, em 2002, o modelo foi rebatizado de Classic.
8º Fiat Palio (13 anos) - Apresentado mundialmente em 1996, nas versões três e cinco portas, trouxe um design arredondado, bem diferente do antecessor Uno, que ele substituiu em vários países.
9º Ford Courier (12 anos) - Derivada do Fiesta, a picape Courier começou a ser produzida no Brasil em 1997.
10º Chevrolet Astra (11 anos) - Lançado no Brasil em 1998, o modelo médio da montadora passou por poucas mudanças e continua no mercado nas versões hatch, o segundo mais vendido do segmento, e sedã.
11º Ford Ranger (11 anos) - Chegou importada dos EUA em meados da década de 90, mas passou a ser fabricada na Argentina, em 1998.
12º Volkswagen Golf (11 anos) - O hatch médio da VW é praticamente o mesmo lançado no Brasil em 1998, quando o modelo estava em sua quarta geração mundial.
13º F-250 (10 anos) - A F-250 começou a ser fabricada em 1999 para substituir a tradicional F-1000, um ícone entre as picapes grandes.

DICAS PARA ESTACIONAR COM SEGURANÇA.

Chegar ao local e deixar a chave do carro na mão do manobrista do estacionamento. Nada mais cômodo, certo? Errado. Entregar seu veículo sem saber algumas informações básicas a respeito do estabelecimento e deste serviço pode dar dor de cabeça na volta.
Riscos, cutucados na lataria, estepes roubados e multas são os problemas mais comuns e podem ser percebidos tarde demais. Veja algumas dicas para que o simples ato de estacionar o carro não vire um transtorno.
Na legalidade:
O primeiro detalhe a se prestar atenção é se o estacionamento é legalizado.
Sem aperto:
Alguns estacionamentos possuem o péssimo hábito de diminuir o tamanho das vagas para aumentar o número de lugares disponíveis. Este ‘aperto’ pode causar riscos e cutucões na lataria. Se possível, procure um local onde seja possível, ao menos, abrir as portas do veículo.
Vistoria:
Para evitar surpresas ao chegar em casa, vale a pena conferir o estado do carro antes de estacioná-lo e quando for retirá-lo. Desse modo, é possível saber o estado do carro e se apareceu alguma ‘surpresa’ no canto do para-choque, por exemplo.
Não os deixe cair em tentação:
Por mais que você conheça o estacionamento e seus manobristas, rádios, óculos, tocadores de MP3 etc., são alvos fáceis para pessoas sem boas intenções. É melhor deixar os objetos fora da vista de terceiros, ou, se possível, levá-los consigo.
Nota fiscal não é lixo:
A primeira coisa que muitas pessoas fazem com a nota fiscal (ou recibo) do estacionamento é jogar o papel fora. Erro grave. Se aparecer uma multa gerada por algum manobrista do estabelecimento não há como comprovar de quem foi a culpa e, geralmente, o proprietário acaba por ficar com o prejuízo e com os pontos na carteira. Muito cuidado Floriano já aparece alguns estacionamentos privados principalmente no carnaval.

domingo, 3 de maio de 2009

TIRE DÚVIDAS SOBRE OS CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR UM CARRO.


Se a compra for realizada por meio de uma revendedora, o prazo de garantia é de 90 dias. Caso seja constatado algum defeito no motor ou câmbio do veículo e a revendedora se recuse a repará-lo dentro desses três meses, o comprador deverá acionar a Justiça. Se for entre particulares, após a compra o consumidor terá um prazo de 30 dias para reclamações, sendo que o comprador só poderá fazê-las caso tenha sido vítima de vício oculto, ou seja, algum dano que não poderia ter sido percebido facilmente. O que checar no carro Se gostar do carro, o primeiro passo é conferir o número do chassi. Peça o documento e verifique se o número estampado no veículo confere. O número, que é composto também por letras, deve ser legível, estar alinhado e ter espaçamentos regulares. Lembre-se que esse número fica espalhado por diversos cantos, assim também confira a série que está nos vidros, nas portas, no interior e também no cofre do motor. Se notar algo estranho, peça uma inspeção no departamento de trânsito da sua região. Confira também a numeração das placas e se o lacre não está rompido. Na parte lateral da placa tem uma data impressa, que indica quando a placa foi confeccionada. Se um carro é ano 2003, por exemplo, a placa tem que ter sido fabricada também em 2003. Caso não corresponda, seja de 2006, como suposição, peça para o vendedor explicar o motivo da troca. No mais simples deles, a placa anterior poderia estar em formato irregular e foi apenas feita a adequação. Nesse caso, o vendedor deve até ter o recibo de pagamento dessa nova placa. Em alguns casos pode ter sido uma batida que danificou a placa e assim fez-se necessário uma nova. De qualquer forma, atenção. Número do Renavam Anote o número do Renavam que vem no documento. De posse desse número é possível verificar pelo site do Detran a situação geral do carro. Outro alerta está em verificar os dados do vendedor. No próprio documento tem o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De posse desse número veja a situação do vendedor. Caso a pessoa ou empresa tenha uma ação na justiça, requer cuidados, pois esse automóvel pode estar na lista de bens a serem penhorados. . Se o veículo for comprado em agência de automóveis, exija sempre a nota fiscal de compra. O documento de transferência já preenchido no nome do comprador, com reconhecimento de firma em cartório público, o vendedor tem a obrigação de lhe fornecer, tanto na compra em loja quanto de particular. Veja os documentos necessários na compra de um automóvel - Original do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é o documento de transferência, preenchido, datado e assinado, com firma reconhecida por autenticidade em cartório público - Cópia ou original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o documento obrigatório para circular com o veículo - Decalque legível do chassi - Decalque legível do motor - Comprovante de pagamento do IPVA - Comprovante do seguro obrigatório - Caso conste, comprovante de pagamento das multas - Recolher as taxas - Cópia do CPF, RG, ou CNH (modelo atual) e quando for pessoa jurídica o CNPJ - Quando o veículo for adquirido de pessoa jurídica, deve-se juntar cópia do contrato social, identificando a pessoa autorizada a assinar - Cópia do comprovante de residência - Vistoria Observação: essas informações podem ser alteradas a qualquer momento. Desse modo o mais adequado é procurar um despachante para facilitar esse processo de regularização da posse do automóvel. O custo/benefício compensa pelo tempo exigido nesse procedimento.

DISTÚBIO DO SONO PROVOCA 30% DOS ACIDENTES.

Os distúrbios do sono que podem reduzir a atenção e reação de condutores, principalmente daqueles que passam mais tempo ao volante como os motoristas de ônibus e transporte de cargas. De acordo com especialista estima-se que 30% dos acidentes de trânsito sejam ocasionados por esses distúrbios. “A questão do sono é séria e merece atenção, pedimos que as pessoas se conscientizem para que possamos ter mais segurança principalmente nas nossas rodovias”. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 267, determinando que motoristas que quiserem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C (para dirigir caminhões), D (ônibus) e E (carretas), além da avaliação médica padrão, se submetem a exames para detecção de distúrbios do sono. Os principais atingidos são caminhoneiros que fazem uso de anfetaminas (rebites) para se manterem acordados durante longo período.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

VOCÊ SABIA?

Que se você jogar lixo, papéis, latas ou outros objetos nas ruas de dentro do seu veículo pode ser multado R$ 85,00? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina ainda, a contagem de quatro pontos negativos para o condutor do veículo. O ideal é você equipar o seu carro com uma pequena lixeira.
Que em uma colisão de veículos a apenas 40km/h, o motorista pode ser atirado violentamente contra o pára-brisas ou arremessado para fora do carro? Que é ilusão pensar que apenas a força do braço é eficaz a uma velocidade de até 10 km/h? Que por causa disso o CTB determina a perda de cinco pontos na carteira (infração grave) para quem não estiver usando o cinto?
Que as carroças também devem respeitar as normas estabelecidas pelo CTB e que por causa disso alguns municípios já estão licenciando e emplacando as carroças e charretes, bem como cadastrando os animais?

RECORDES, VOCÊ SABIA?

AVENIDA MAIS LARGA DO MUNDO?
O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas - seis em cada direção - somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes. A segunda mais larga é a avenida 9 de Julho - com 140 metros de largura e 10 pistas, situada na cidade de Buenos Aires na Argentina.

TRÁFEGO MAIS INTENSO?
A rodovia que apresenta o tráfego mais intenso, com 331 mil veículos por dia, é a Interstate 405 (San Diego Freeway) na Califórnia. Pelo trecho de 1,5 Km, circulam 25.500 veículos no horário de pico.

TÚNEL MAIS COMPRIDO DO MUNDO?
O túnel urbano mais comprido do mundo é o Rebouças, que liga o bairro Rio Comprido, na Zona Norte, à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mede 2.700 metros de comprimento, o que representa o dobro da extensão somada dos demais túneis já construídos até agora na cidade.