terça-feira, 31 de julho de 2012

O QUE FAZER SE UMA ÁRVORE CAIR NO SEU CARRO?

A PRIMEIRA COISA A FAZER? Fotografe o carro. Depois, faça um boletim de ocorrência.
QUANTO PAGAM? Se o prejuízo superar 75% do valor segurado, é dada a perda total do carro.
CHUVA INTENSA e ventos fortes, além de causarem caos no trânsito, podem danificar veículos de uma maneira inesperada. Várias árvores não resistem ao tempo e acabam caindo e destruindo muitos carros. Se isso acontecer com o seu automóvel, saiba que a responsabilidade é da prefeitura de seu município.
O MOTORISTA deve entrar com uma ação judicial contra o município pela negligência e, assim, poderá exigir indenização. Também é possível entrar com um processo administrativo contra a empresa de manutenção e limpeza urbana, que é responsável por conservar as ruas.
PARA AMBOS OS PROCESSOS, é preciso juntar vários documentos: cópia do RG, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação, do documento do veículo e uma narração por escrito dos fatos ocorridos (dia, hora, local e como aconteceu o dano). Se possível, registre o acidente com fotos, faça três orçamentos em diferentes estabelecimentos e leve seus dados bancários. No caso do processo administrativo, leve todos os documentos para a empresa de manutenção e limpeza urbana de sua cidade. Se quiser exigir uma indenização, busque seus direitos em um processo no Juizado de Pequenas Causas.
QUEM TEM COBERTURA TOTAL de seguro está garantido pelos estragos causados pelas chuvas. Mas fique atento às cláusulas do contrato. Quem possui apólice apenas contra roubo, furto e incêndio não terá seus prejuízos cobertos por tempestades e enchentes. Por isso, antes de assinar o contrato do seguro, fique atento ao questionário de avaliação de riscos.
FONTE: Carro Online

segunda-feira, 30 de julho de 2012

-EXISTE UMA HORA CERTA PARA DEIXAR DE DIRIGIR?

A legislação brasileira não determina uma idade máxima para que o condutor deixe de dirigir, mas, especialistas em trânsito apontam as limitações físicas e os traumas psicológicos como as principais causas para que os vovôs e as vovós passem a andar, definitivamente, no banco do passageiro.
Henrique Luelsdorf Júnior, instrutor teórico de uma autoescola de Maringá, afirma que, independente da idade, os candidatos a tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam por semelhantes avaliações psicológicas e de aptidão física e mental, que devem ser feitas em clínicas credenciadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
É na hora de renovar a CNH que a idade faz a diferença. Luelsdorf Júnior explica que motoristas com até 65 anos devem fazê-la pelo menos uma vez a cada cinco anos, enquanto que o prazo para os com mais de 65 anos é de três anos.
Medo no volante
Cleudenir Nasato, instrutor prático de direção, revela que a principal dificuldade encontrada pelos idosos é o preconceito dos demais motoristas. “Existem condutores mais novos que até mesmo agridem verbalmente os mais velhos culpando-os pela lentidão do trânsito”, descreve.
Atitudes agressivas como essas são, segundo o instrutor prático de direção Bruno Beno Tenroller, a maior causa para que os idosos fiquem frágeis emocionalmente e, em alguns casos, desenvolvam medo excessivo de pegar no volante e abandonem de vez a direção.
“Para evitar que isso ocorra só há uma saída: que a paciência e o respeito imperem”, diz.
Limitações
A insegurança não é o único motivador para que os idosos aposentem as carteiras de habilitação. Diminuição do reflexo e a falta de coordenação motora, menciona Tenroller, também contribuem para a redução da presença deles no trânsito, porém, grande parte das limitações físicas que acomete os idosos está relacionada à saúde dos olhos.
De acordo com o oftalmologista Arthur Onofre Beltran, o sentido é mais afetado, porque, com o passar dos anos, o cristalino, que é a lente do globo ocular, perde a transparência e torna a visão mais difícil. “A sensação é, ao olhar para superfícies brancas, que existem vários pontinhos pretos diante das vistas”, relata.
O especialista ainda elenca doenças como catarata e glaucoma, comuns na terceira idade, como fatores que impossibilitam a direção.
“A catarata é tratada por meio de intervenção cirúrgica e o glaucoma é controlado por colírios ou cirurgias, dependendo do caso”, destaca. Ele ressalta que sem tratamento é impossível dirigir com segurança.
Fonte: Diário de Maringá

domingo, 29 de julho de 2012

-HOMENAGEM DA MINHA SARA BEATRIZ PARA SARAH MENEZES JUDOCA DO PIAUÍ E DO BRASIL.

 sarahouro2872012
É OURO
A luta começou com muito estudo. As duas mediam a distância na briga por pegada. Sarah foi a primeira a tentar uma entrada, bem defendida por Dumitru, que aparentava sentir o braço direito. A romena começou a girar mais para tentar evitar que a brasileira a atacasse. Com pouco menos de quatro minutos restando, Sarah quase conseguiu uma queda. Dumitru defendeu, mas a brasileira atacou no solo, chegando perto de encaixar uma chave de braço. Uma vez que percebeu que o caminho era por ali, a piauiense atacou novamente o braço, e conseguiu um shido (advertência) contra a romena.

Ciente que poderia perder a luta com nova advertência, Dumitru passou a ser mais incisiva e foi com tudo para um golpe de quadril, que quase entrou. A romena assustou com uma técnica de pé, mas Sarah contragolpeou e conseguiu um yuko, abrindo 1 a 0 de vantagem. Os últimos 18s pareciam que seriam de tensão, mas Sarah atacou e conseguiu um wazari para assegurar o ouro. Ela ainda foi para o estrangulamento antes de o cronômetro zerar. Um wazari e um yuko a zero para Sarah Menezes, primeira judoca campeã olímpica do Brasil.

sábado, 28 de julho de 2012

-REGISTRO OBRIGATÓRIO DE ADAPTAÇÃO PARA DEFICIENTE EM ÔNIBUS PODE VIRAR LEI.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3589/12, da deputada Flávia Moraes (PDT-GO), que obriga as empresas de transporte coletivo a registrar as adaptações realizadas nos veículos para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Pela proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), o registro deve ocorrer no campo “observações” do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).
A autora explica que essa medida já está prevista em norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), porém, segundo a deputada, por se tratar de matéria infralegal, não está sendo devidamente cumprida. “É importante que essas adaptações sejam não apenas mantidas, mas, sobretudo, divulgadas”, argumenta.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
FONTE: Sonda Brasil

sexta-feira, 27 de julho de 2012

-HOMENAGEM AOS MOTORISTA PELA PASSAGEM DO SEU DIA 25/JULHO..



ORAÇÃO DO MOTORISTA
Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos. Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito. Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência. Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio. Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor. Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.Amém! 

História do dia do Motorista
Comemora-se o Dia do Motorista em 25 de julho porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro desse profissional. "Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". Ele era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens. À princípio, serviu a Satanás, mas quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem a outra. Certa vez, foi carregar um menino e como a criança ficava cada vez mais pesada, ele disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou: "Não carregas o mundo, e sim seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves". Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes. Em épocas mais recentes, encontrou uma nova popularidade como padroeiro dos motoristas.

Homenagem aos Motoristas
Esta data é extremamente importante pois presta-se homenagem a todas as pessoas que conduzem veículos, de forma profissional ou amadora. Enfrentando os perigos das estradas ou a insegurança das cidades, os motoristas são os responsáveis pela condução do progresso deste imenso país. Desejo que todos os motoristas sejam prudentes ao volante, respeitem as leis de trânsito e voltem para suas casas com alegria e a satisfação do dever cumprido. PARABÉNS MOTORISTAS PELO SEU DIA !

Parabéns Motorista
Para você, que dirige todos os dias com amor. Que transporta muitas pessoas com carinho Para você que cumpre as leis do trânsito para transportar todos com segurança e dar segurança aos pedestres... Para você que tem a maior paciência e sabe ser um bom profissional Você presta um grande serviço a sociedade... Receba meu carinho, Te desejo muita felicidade e que Deus te proteja sempre. Parabéns motorista pelo seu dia... 25 de Julho dia do motorista. 

HERÓIS DAS ESTRADAS
Todos sabemos que não é fácil enfrentar estradas com buracos, pedágios que sobem, diesel que aumenta, despesas que crescem, fretes que minguam e, sobretudo, a saudade da família. Por isso tudo, temos o único objetivo de homenagear os caminhoneiros. A categoria festeja sua data em dois momentos: em 30 de junho Dia do Caminhoneiro e em 25 de Julho, Dia de São Cristóvão, padroeiro de todos os motorista. Afinal, vocês merecem todo nosso respeito e carinho. 

ORAÇÃO - " Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".
--
ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

POR MOTIVO DA INTERNET FORA, SÓ HOJE CONSEGUIMOS PARABENIZAR AQUELE QUE CONDUZ AUTOMÓVEIS, CAMONHÕES ETC, NAS NOSSAS ESTRADAS POR AI A FORA.

-ALUMÍNIO E ÁGUA PODEM SER O MAIS NOVO COMBUSTÍVEL ECOLÓGICO.

Pouca gente sabe – na verdade, apenas as pessoas ligadas à Física ou à Química sabem –, mas o alumínio possui quase duas vezes mais densidade energética do que a gasolina comum. Ao misturar o elemento com água em altas temperaturas, o resultado pode ser excelente. Segundo o Dvice, a mistura gera calor (utilizado pelo reator térmico), hidrogênio e óxido de alumínio, o que pode fazer os carros percorrerem até 2.400 quilômetros com um único tanque.
A mistura, que está sendo chamada de Alydro, foi desenvolvida pelos pesquisadores da Alchemy Research. E os desenvolvedores afirmam que ela é totalmente reciclável, o que a colocaria entre os combustíveis ecológicos que vêm sendo buscados há alguns anos. Vale dizer que o resultado do processo químico não gera – pelo menos teoricamente – nenhum produto tóxico para a natureza.
E o hidrogênio gerado no processo pode ser utilizado para abastecer as células de energia elétrica, sendo responsável por uma reserva de energia bastante confiável. No entanto, por enquanto a utilização do óxido de alumínio mostra-se mais cara do que a da gasolina comum. Para os Estados Unidos, seriam 10 centavos de dólar por quilômetro (enquanto a gasolina custa 7 centavos de dólar por quilômetro).
Ainda não há qualquer previsão de aplicação prática do sistema, mas testes têm sido feitos, oferecendo bons resultados. É preciso agora que montadoras de carros decidam investir no projeto para que os veículos equipados com o motor térmico possam sair do papel.
FONTE: TecMundo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

-COMO EVITAR DESGASTE PREMATURO DOS PNEUS DOS CAMINHÕES.

Forma de dirigir, condições do solo e calibragem podem interferir no estado de conservação dos pneus.
Alguns hábitos dos motoristas podem garantir a segurança dos veículos, evitar o desgaste prematuro dos pneus e prolongar a vida útil do componente. Os pneus também merecem atenção especial dos motoristas, pois até a forma de dirigir pode implicar maior desgaste do componente. Direção mais agressiva, com arrancadas rápidas, freadas bruscas e curvas acentuadas em velocidade desgastam mais rapidamente os pneus. “O condutor que dirige com mais agressividade terá maior desgaste dos pneus”, afirma Osvaldo Peres, chefe de oficina da Tietê Veículos.
Outro fator que influencia na vida útil do pneu é o solo. “A condição do asfalto, mais ou menos abrasivo, e a carga transportada influem no estado do componente, bem como a calibragem”, disse Peres.
O chefe de oficina recomenda calibrar os pneus diariamente e com o veículo frio. “No entanto, como é inviável parar todos os dias para efetuar a calibragem, pode-se fazer semanalmente”, acrescenta. É preciso tomar cuidado, especialmente, com veículos de rodagem dupla. Um pneu não pode estar com calibre menor do que o outro. “O pneu com calibragem mais alta fica mais sobrecarregado de carga e consequentemente terá maior desgaste”, conclui.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

-A INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO VEÍCULO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO.

Fazer revisão regularmente em itens de segurança, mantendo o veículo em bom estado de uso garante mais segurança no trânsito. Países que adotaram medidas para inspecionar freios, lanternas, pneus e outros itens, obtiveram redução no número de acidentes de trânsito.
No Brasil, dados do IPEA – Instituto Pesquisa Econômica Aplicada, indicam que 38 mil pessoas morrem por ano, vítimas de acidentes de trânsito, o que dá uma média 104 mortes/dia. Em mais de 50 países, onde existe a inspeção técnica veicular houve redução do índice de acidentes. No Japão, ocorrem 1,77 mortes para cada 10.000 acidentes, na Europa 2,7 mortes / 10.000 acidentes e Costa Rica 2,8 mortes / 10.000 acidentes, no Brasil, o número é muito inferior são 12,4 mortes / 10.000 acidentes, perto de cinco vezes mais do que o caso da Costa Rica.
No Brasil, a norma 14.624 da ABNT, prevê que sejam inspecionados 10 sistemas dos veículos e mais de 300 itens desses sistemas com o objetivo de assegurar que, principalmente, componentes ligados diretamente à segurança do veículo (direção, freios, suspensão, pneus e rodas) funcionem adequadamente.
Desde 1997, existe a resolução nº 84 do Contran (artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro, conforme lei 9.503 de 23/09/97), que prevê a implantação da Inspeção Técnica Veicular no País, mas o projeto de lei sobre o tema aguarda aprovação em Brasília.
Estudos mostram que a implantação da Inspeção Técnica Veicular pode reduzir em até 30% o número de acidentes, salvando 12 mil vidas ao ano (média de 33 pessoas ao dia).
Enquanto a aprovação da Inspeção Técnica Veicular não se torna realidade, o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) e lançou, em 2008, o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, lembra que, no Dia do Motorista, comemorado dia 25 de julho, é importante ressaltar que revisões periódicas no veículo podem deixá-lo mais seguro. “A falta de manutenção do veículo não é cogitada como uma possível causa de acidentes. Até porque o País não tem estatística sobre o estado de conservação dos itens de segurança dos veículos envolvidos em desastres no trânsito”, alerta o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.
Mas, veículos em boas condições podem ser um fator preponderante em situações críticas no trânsito. Quando os pneus estão carecas, palheta do parabrisa não funciona adequadamente, pastilhas de freios desgastadas, amortecedores sem eficiência, o problema se agrava. Imagina tudo isso junto em uma noite chuvosa, o risco de acidente aumenta ainda mais”, afirma Bento.
No trânsito, imprevistos acontecem a todo o momento e o veículo precisa estar preparado para corresponder à altura das necessidades. Para isso, é preciso mantê-lo em boas condições de uso, fazendo a manutenção preventiva indicada no manual do fabricante em uma oficina de confiança.
Dados de pesquisa realizada com 4 mil motoristas para avaliar o comportamento e cuidados com a manutenção do veículo indicam que, quanto mais idade tem o automóvel, menor é a preocupação do dono com o seu estado de conservação. “Isto é contraditório e preocupante, pois, com o uso, ocorre desgaste das peças, exigindo assim maior cuidado para garantir que o veículo permaneça em boas condições. A educação no trânsito deveria ir muito além da forma de como o motorista conduz e abordar aspectos relacionados também à manutenção adequada do veículo”, finaliza o coordenador do GMA. .
Sobre o Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% – O programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100% é uma iniciativa inédita no Brasil que possui uma série de ações com objetivo de conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, bem como realiza treinamento para melhorar a capacitação de profissionais de oficinas. Foi criado, em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne todas as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP).
Para mais informações e dicas de manutenção preventiva de veículos, acesse o site: www.carro100.com.br .

terça-feira, 24 de julho de 2012

-KIT ANTIFURTO EM CARROS SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DE JANEIRO.


Hoje, os kits custam de R$ 200 a R$ 500, mais cerca de R$ 50 mensais pela assinatura
Após cinco anos de discussões, o Conselho Nacional de Trânsito  (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no país. De acordo com a Deliberação 128 do órgão, a partir de janeiro, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter instalados sistemas de bloqueio e rastreamento.
Em agosto, serão 100% dos veículos novos. Para as motos, o prazo de adequação da frota vence em janeiro de 2014. Os sistemas deverão estar instalados nos carros. Mas será opção do proprietário decidir se vai ou não pagar para manter o serviço de rastreamento, que deverá ser contratado em uma empresa privada do ramo. Já o bloqueio deverá vir funcional, com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário.
O projeto já havia sido adiado por cinco vezes, devido, sobretudo, à falta de definição da tecnologia usada para manter a comunicação entre o carro e a central de rastreamento. Cada fabricante (ou importador) terá de homologar seu modelo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Uma busca feita no sistema do órgão mostra que cinco fabricantes já têm seus sistemas homologados. Mas ainda não há certeza quanto ao impacto da medida no preço dos carros.
A entidade dos fabricantes de veículos (Anfavea) não quis comentar o assunto. Hoje, os kits custam de R$ 200 a R$ 500, mais cerca de R$ 50 mensais pela assinatura dos serviços de rastreamento.
Fonte: Correio da Bahia

segunda-feira, 23 de julho de 2012

-OBRIGATORIEDADE DE DISCIPLINA É CRITICADA POR ESPECIALISTAS.

Respeitando as Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, conhecida como LDB, as escolas têm autonomia para escolher de que maneira diferentes assuntos serão abordados, se serão disciplinas ou não. É o que afirma o pedagogo e ex-coordenador de educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Walter Garcia. Mesmo assim, muitos projetos de lei sugerindo disciplinas obrigatórias são propostos na Câmara do Deputados, como o Projeto de Lei 629/2011, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini DEM/SC, que prevê a criação das disciplinas educação ambiental e educação no trânsito.
As 40 mil mortes anuais nas vias brasileiras estão entre as justificativas para a aprovação do projeto. Para o deputado, apesar de se falar muito nesses temas atualmente, pouco é feito na prática. Apresentado na Câmara de Deputados desde março de 2011, se aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), o projeto de lei vai para a votação na Câmara.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, José Augusto de Mattos Lourenço, a criação de disciplinas obrigatórias tira a liberdade das escolas, prevista na LDB. “Se forem aprovados todos os projetos de lei com esse objetivo, não teremos mais horários nem dias para todas as disciplinas”, afirma. Tanto a educação no trânsito quanto a educação ambiental são tratadas dentro de outras disciplinas, através de redações nas aulas de português ou de debates em aulas de história e de geografia, afirma Lourenço.
Contudo, as iniciativas para a educação no trânsito realizadas de forma objetiva e satisfatória são exceções, na opinião da presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diz Gonzaga. A Fundação desenvolve o projeto Vida Urgente, que realiza atividades visando à humanização do trânsito. Diza acredita que o ensino não deve ser focado nos motoristas e pedestres, mas na vida, ensinando as crianças a brincar em local seguro, a dar a mão para adultos antes de atravessar a rua, entre outras atitudes relacionadas com a idade. Para ela, a criação de uma disciplina não pode ser uma mera formalidade, mas deve ser trabalhada levando-se em conta a realidade de cada aluno e escola. “A minha preocupação é que não seja uma disciplina que fale simplesmente de sinais de trânsito. Isso é informação, não educação”, opina.
Informática e educação para a saúde foram propostas e arquivadas
Há uma diferença entre disciplina e conteúdo obrigatórios. O termo disciplina se refere a um campo do conhecimento que será tratado na escola com carga horária própria e com professor habilitado para trabalhar em uma área específica. Já conteúdo obrigatório é um assunto que pode ser tratado dentro de uma disciplina, escolhida pela escola.
A educadora e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Guiomar Namo de Mello, explica que a LDB não fala em disciplinas obrigatórias e sim em temas que o aluno deve aprender. “Não tem artigo na lei que diga que o português é obrigatório, diz que é preciso dominar a língua portuguesa, o que não é a mesma coisa. Isso pode ser feito através da literatura, por exemplo”, explica. Para ela, a criação de novas disciplinas obrigatórias é uma forma de reserva de mercado para os profissionais.
O primeiro passo para se criar uma disciplina é um deputado apresentar um projeto de lei pedindo alteração na LDB. Foi o caminho percorrido para a criação das disciplinas de Filosofia e Sociologia, hoje obrigatórias em todos os anos do Ensino Médio. O deputado Ribamar Alves PSB/MA acredita que tais disciplinas podem tornar os alunos mais questionadores, por isso apresentou o projeto de lei em 2003, que foi aprovado na Câmara, no Senado e, depois, sancionado pelo então vice-presidente, José Alencar, que exercia a função de presidente da República, tornando-se lei cinco anos depois.
Diversas disciplinas e conteúdos são propostos mais de uma vez por diferentes deputados e com pequenas modificações. Projetos que propuseram moral e cívica, informática, educação para a saúde, noções básicas de política e cidadania como disciplinas obrigatórias foram arquivados.
Para Guiomar, os conteúdos são organizados nas escolas por tradição. Temas transversais, como educação sexual, são abordados em diversas disciplinas. Na visão de Garcia, é importante respeitar as diversidades locais e regionais no ambiente educacional. “Vejo uma intervenção federal descabida em assuntos de educação básica que deveriam ficar a cargo dos estados e municípios”, critica.
Fonte: Olhar Direto

sábado, 21 de julho de 2012

-TRANSPORTE ECOLAR PODERÁ TER ADESIVO SOBRE PEDOFILIA.


Tramita na Câmara projeto que torna obrigatória a afixação nos veículos de transporte escolar, em local de boa visibilidade, de adesivo alusivo ao crime de pedofilia, com informação do telefone de entidade de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A proposta (Projeto de Lei 3164/12), da deputada Liliam Sá (PSD-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Segundo a autora, o objetivo do projeto é tornar o transporte escolar um dos principais agentes de divulgação constante do combate aos crimes de pedofilia e de exploração de crianças e adolescentes. “O acesso direto à mensagem contra os referidos crimes irá prepará-los e ensiná-los a reagir e a se defender, tomando providências contra ataques abusivos”, afirma.
Além disso, observa a deputada, a afixação do adesivo na parte externa do carro servirá também de orientação para outras pessoas.
Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania.
FONTE: Cenário MT

sexta-feira, 20 de julho de 2012

-CARROS NOVOS DEVERÃO VIR COM RASTREADOR A PARTIR DE 2013.

A partir de 31 de janeiro de 2013, 20% dos novos carros, caminhonetes, caminhões, ônibus e microônibus produzidos no Brasil deverão vir com sistema de bloqueio e rastreamento, conhecido como kit antifurto. Até 30 de agosto de 2013, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os veículos novos deverão ser vendidos com o equipamento.
O kit antifurto consiste em um chip SIM instalado no veículo. Embora a instalação passe a ser obrigatória – sem o sistema, o carro não funcionará – a ativação do serviço é opcional.
A deliberação do Contran estabelece um novo cronograma para implantação gradual do sistema. Para novos ciclomotores, triciclos e motocicletas, o prazo termina em 31 de janeiro de 2014. Para os automóveis e caminhões já fabricados, a instalação será optativa.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

-PROJETO AMPLIA CONTROLE DA VELOCIDADE NO TRÂNSITO.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3152/12, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que amplia as possibilidades de controle da velocidade nas estradas e outras vias públicas, incluindo a fiscalização do descumprimento dos limites máximos através do cálculo da “velocidade média” – a razão entre a distância percorrida pelo veículo e o tempo decorrido.
Na prática, explica o deputado, além do habitual controle de velocidade num ponto específico da via dotado de medidor de velocidade, cria-se a possibilidade jurídica de monitorar a velocidade de um veículo num determinado percurso. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Edinho Araújo prevê que o projeto vai incrementar a eficiência da fiscalização do excesso de velocidade, o que contribuirá significativamente para a redução do número e da gravidade dos acidentes de trânsito.
Mudança de comportamento
O autor espera também que o projeto mude o comportamento do motorista, “pois a sensação de ter sua velocidade fiscalizada pontualmente e também por trechos produzirá um maior sentido de responsabilidade, aumentando a probabilidade percebida, ou seja, a percepção de que poderá sofrer punições, que é o que de fato influencia inicialmente a credibilidade das normas legais”.
Edinho Araújo cita que o controle da “velocidade média” já é realidade em países da União Europeia, entre os quais Itália e Portugal. A medida desperta polêmica em todos os países, porém, diz o deputado, o fato é que a experiência internacional comprova a efetividade e o sucesso da metodologia.
Metas da ONU
Pelo projeto, a infração de excesso de velocidade poderá ser caracterizada: por meio da aferição da velocidade instantânea desenvolvida pelo veículo no local da constatação; ou através do cálculo da velocidade média, constituído pela razão entre a distância percorrida pelo veículo na via e o tempo decorrido. É considerado local do cometimento da infração e o local do término do percurso controlado.
O deputado argumenta que o projeto pode ajudar o Brasil a diminuir de forma significativa os acidentes de trânsito, e assim cumprir as metas da Década de Ações para a Segurança Viária (2011-2020), proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Evidências decorrentes de estudos científicos, acrescenta o deputado, alicerçam a convicção da comunidade técnica mundial de que o excesso de velocidade potencializa o risco do acidente e também a sua gravidade.
Matriz de infrações
“A infração de excesso de velocidade é matriz geradora de outras infrações de trânsito, pois o condutor que a excede em geral comete outras infrações, como, por exemplo, deixar de guardar distância frontal de segurança entre o seu veículo e os demais”, alerta Edinho Araújo.
Segundo o parlamentar, está comprovado que quanto maior é a dispersão das velocidades entre os veículos, circulando numa mesma corrente de tráfego, maior é o risco de acidentes. O deputado cita também estudos que indicam que, mantendo inalterados outros fatores, uma redução de apenas 1 km/h nas velocidades médias praticadas podem reduzir em 3% os acidentes de trânsito e em 5% o número de mortos e vítimas graves.
Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
FONTE: Agência Câmara de Notícias