Cientistas na Alemanha desenvolveram um novo fluido para resfriar as caras baterias de carros elétricos e estender o tempo de vida útil delas, outro potencial passo para melhorar o custo-benefício da propulsão elétrica.
O fluido, batizado de CryoSolplus, absorve o calor de forma mais eficiente
do que a água ou o ar e pode permitir conjuntos menores de baterias
debaixo do capô, de acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto
Fraunhofer para Tecnologia de Meio Ambiente, Segurança e Energia.
Um conjunto novo de baterias para carro elétrico pode custar até metade do preço do veículo
e pode ter a vida útil reduzida pela metade se operar a 45 graus
Celsius, como num percurso normal durante um dia quente, em vez do
máximo da zona de conforto entre 20 e 35 graus.
As baterias atuais ou não são resfriadas, inclusive nos modelos em
que são retiradas para serem recarregadas, ou são resfriadas com ar.
O ar, dizem pesquisadores, não absorve muito o calor e exige um
espaço maior para circular entre as baterias. A água conduz melhor o
calor, mas exige um tanque maior de armazenamento.
Os cientistas do Fraunhofer dizem que a solução
de CryoSolplus, uma mistura de água, parafina, anticongelante e um
agente estabilizador, pode absorver três vezes mais calor do que a água,
além de exigir um tanque de armazenagem menor e diminuir peso e espaço.
Eles planejam testes em um veículo experimental, mas acreditam que um
sistema que usa CryoSolplus custará entre 50 e 100 euros a mais do que
um que usa água.
FONTE: Trânsito Manaus
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