quinta-feira, 26 de julho de 2012

-COMO EVITAR DESGASTE PREMATURO DOS PNEUS DOS CAMINHÕES.

Forma de dirigir, condições do solo e calibragem podem interferir no estado de conservação dos pneus.
Alguns hábitos dos motoristas podem garantir a segurança dos veículos, evitar o desgaste prematuro dos pneus e prolongar a vida útil do componente. Os pneus também merecem atenção especial dos motoristas, pois até a forma de dirigir pode implicar maior desgaste do componente. Direção mais agressiva, com arrancadas rápidas, freadas bruscas e curvas acentuadas em velocidade desgastam mais rapidamente os pneus. “O condutor que dirige com mais agressividade terá maior desgaste dos pneus”, afirma Osvaldo Peres, chefe de oficina da Tietê Veículos.
Outro fator que influencia na vida útil do pneu é o solo. “A condição do asfalto, mais ou menos abrasivo, e a carga transportada influem no estado do componente, bem como a calibragem”, disse Peres.
O chefe de oficina recomenda calibrar os pneus diariamente e com o veículo frio. “No entanto, como é inviável parar todos os dias para efetuar a calibragem, pode-se fazer semanalmente”, acrescenta. É preciso tomar cuidado, especialmente, com veículos de rodagem dupla. Um pneu não pode estar com calibre menor do que o outro. “O pneu com calibragem mais alta fica mais sobrecarregado de carga e consequentemente terá maior desgaste”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.