Um dos sonhos de consumo de muito brasileiros com certeza é ter
um carro na garagem e parar de depender do transporte publico. Mas, mesmo com o
IPI reduzido, este bem continua com um valor alto, e quem tenta adquiri-lo
acaba se metendo em dívidas por longos anos.
Por que será que um carro é tão caro no Brasil? Quantos e quais impostos
fazem o preço desse bem cobiçado subir tanto? "Existe incidência de
elevados tributos diretos e indiretos, o que eleva custo do veículo para chegar
ao consumidor final. Possuímos uma infraestrutura e logística que potencializam
os valores e uma demanda por veículo ainda aquecida. Além disso, o dólar está em alta", conta Milad Kalume
Neto, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da JATO Dynamics do Brasil.
De acordo com relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) divulgado no final de 2012, o Brasil arrecada
mais impostos e contribuições (federais e locais) do que a maioria dos países
da América Latina. Enquanto a carga tributária no nosso país é de 32,4% do PIB,
nos demais países analisados na América Latina ela é de 19,4%.
Mas a lista de tributos que encarecem não somente os carros, mas outros
bens, ficará mais clara para nós ainda este ano. Isso porque, a partir de
junho, todas as notas fiscais emitidas de qualquer produto deverão mostrar o
quanto pagamos de tributos para os governos municipais e estaduais, além do
federal. Essa lei já é um começo para que nós, consumidores, tenhamos a oportunidade de saber
o quanto realmente vale o produto comprado.
As notas fiscais deverão trazer discriminados os valores de impostos. No
caso dos carros, serão:
ICMS: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre
Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de
Comunicação
ISS: Imposto sobre serviço
IPI: Imposto sobre produto industrializado
IOF: Imposto sobre operação financeira
PIS: Programa de Integração Social
Cofins: Contribuição social para financiamento da Seguridade Social
IR: (Imposto de Renda)
IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
ISS: Imposto sobre serviço
IPI: Imposto sobre produto industrializado
IOF: Imposto sobre operação financeira
PIS: Programa de Integração Social
Cofins: Contribuição social para financiamento da Seguridade Social
IR: (Imposto de Renda)
IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
Todos esses impostos incidem no carro que sai da concessionária, e são
variáveis de acordo com o modelo. E o bem pode ficar ainda mais caro se você
pretende equipá-lo. "Os carros são caros e os opcionais também são.
Entretanto, destaco que é o preço que o consumidor está disposto a pagar por
aquele determinado equipamento", explica Milaid.
Segundo o especialista, todos os carros estão ficando caros, até os
populares mais conhecidos, a exemplo do Palio e do Gol. Em 10 anos ouve um
aumento muito grande dos mesmos. Veja as comparações:
Palio em 22/01/2003: USD 4.623,53 (aproximadamente R$ 9.395)
Palio em 22/01/2013: USD 11.712,99 (aproximadamente R$ 23.800), um aumento de 253,33%
Gol em 22/01/2003: USD 6.019,71 (aproximadamente R$ 12.232)
Gol em 22/01/2013: USD 16.651,20 (aproximadamente R$ 33.835), um aumento de 276,61%
Palio em 22/01/2013: USD 11.712,99 (aproximadamente R$ 23.800), um aumento de 253,33%
Gol em 22/01/2003: USD 6.019,71 (aproximadamente R$ 12.232)
Gol em 22/01/2013: USD 16.651,20 (aproximadamente R$ 33.835), um aumento de 276,61%
E se você é daqueles que está comemorando, pensando que com o detalhamento
dos impostos o carro poderá ficar mais barato, fique atento. As coisas não são
bem assim: "O que poderá ocorrer é uma força do consumidor para reduzir os
impostos pagos", diz Milaid.
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