Foi-se o tempo em que as mulheres eram enroladas numa visita ao mecânico. Mas, assim como os homens, todas podem aprimorar seu conhecimento sobre o carro – de modo a facilitar o dia a dia e evitar qualquer probleminha com o veículo.

Em homenagem ao mês das mulheres, o CESVI reuniu dicas específicas para esse perfil: o de quem dirige e cuida do carro sem nunca perder a elegância.

• Para que tudo seja mais fácil, o ponto de partida é sempre a leitura do manual do proprietário. Essa publicação explica as características do veículo e aponta como realizar manutenções simples de alguns itens de forma rápida e segura.

• Muitas verificações podem ser feitas sem sair de casa. No chão da garagem, você confere se existe algum vazamento de óleo.

• Também verifique o reservatório de expansão – aquele transparente, responsável pelo líquido que arrefece o motor. Essa checagem deve ser feita com o carro sobre um piso plano, e com o motor frio e desligado. O líquido de arrefecimento deve estar entre as marcações mínima (MIN) e máxima (MAX). Se estiver num nível muito baixo, complete com fluido para radiador, e não se esqueça de tampar o reservatório quando acabar a verificação.

• Para checar o nível do óleo, use a vareta. Depois de puxá-la, limpe a vareta com um papel-toalha ou pano. Recoloque-a, então, até o fundo, aguarde cinco segundos e puxe novamente, com a ponta da vareta virada para baixo. Verifique a marcação do nível e encaixe a vareta de volta ao seu lugar. Se o nível estiver baixo, adicione o óleo recomendado no manual do fabricante ou o que foi usado na última revisão. Faça isso até que o óleo chegue à marcação máxima da vareta. E lembre-se: nunca ultrapasse a quilometragem indicada para a troca do óleo.

• Trocou o óleo? Troque o filtro de óleo também. Isso evita que o óleo novo seja contaminado pelo velho, que ficou no filtro.

• O nível de fluido de freio também deve ser verificado, observando a marcação ao lado do reservatório. Se estiver fora do especificado, procure uma oficina especializada.

Aproveite para completar o reservatório de água do limpador de para-brisa, com a adição de um pouco de detergente neutro – mas não exagere no detergente.

• Verifique as palhetas limpadoras, para conferir se a borracha não está partida ou ressecada.

• Ligue as lanternas e o pisca-alerta e dê uma volta ao redor do carro para verificar o sistema de iluminação e de sinalização. Acenda os faróis e depois o farol alto, para conferir se estão funcionando corretamente. Uma dica é aproximar o veículo de uma parede e acender as luzes do carro.

Com informações do Boletim CESVI