sábado, 2 de junho de 2012

-SITE E REDE SOCIAIS DA LEI SECA VÃO RECEBER DENÚNCIAS SOBRE CONSUMO DE BEBIDAS.


Normalmente usada para informar a motoristas que dirigem após consumir álcool sobre a localização da operação Lei Seca, a internet passa, a partir de hoje, a ajudar a fiscalização. O lançamento, nesta terça-feira (29), do site e dos perfis nas redes sociais twitter e facebook da Operação Lei Seca vai viabilizar o envio de denúncias sobre locais onde há concentração de pessoas e de bebida alcoólica.
No portal www.operacaoleisecarj.rj.gov.br, há um canal de interatividade por meio do qual os internautas podem enviar mensagens, fotos e até vídeos com informações sobre a operação Lei Seca. Segundo o coordenador da operação, major Marco Andrade, o portal vai ser importante para ajudar a fiscalização.
— Essas denúncias já acontecem, principalmente durante as palestras que nós fazemos nas escolas. Sempre somos procurados pelos jovens que reclamam de locais onde há muito consumo de bebida. O site vai nos ajudar nisso, principalmente as redes sociais. A partir das denúncias, o nosso coordenador de operações é informado, faz um estudo e monta uma blitz. Mas o objetivo principal do site é criar um canal de comunicação com a sociedade e ajudar a conscientizar as pessoas sobre os riscos de beber e dirigir.
De acordo com o Major, o Rio de Janeiro registrou uma queda de 32% nas mortes por acidentes de trânsito em 2009, o primeiro ano das operações. No ano seguinte, a queda foi de apenas 1,62%, porém sobre uma redução considerável nos 12 meses anteriores.
—  São dados do Ministério da Sáude. Nós já percebemos uma mudança de comportamento na população. Quando começamos a fazer blitz, 30% dos motoristas parados estavam sob efeito de álcool. Atualmente, são aproximadamente 8,4%. No Brasil, foram registradas 40.610 mortes no trânsito de m 2010. O cenário é pior do que o de algumas guerras. É preciso mudar a cultura das pessoas.
Andrade informou que representantes de 14 Estados já estiveram no Rio para conhecer o funcionamento da Operação Lei Seca, o caso mais recente é do Estado do Pará. Ele ressaltou que, em muitos lugares, a fiscalização acontece de vez em quando e que, no Rio, é feita todos os dias, o que ajuda a explicar a redução no número de mortes.
O site da Operação Lei Seca também vai ter um serviço importante para a população. Na área Como Vamos, as pessoas vão poder saber sobre pontos de táxi, trem e metrô, bem como conhecer as linhas de ônibus que passam pela região; onde ela está e a que leva até em casa. O motorista digita o local onde ele está e o local para onde ele pretende ir. O site vai indicar a rota e os pontos de ônibus, trem, metro e táxi.
O major Andrade também informou que a operação Lei Seca vai acontecer normalmente durante a Rio+20. Segundo ele, caso seja necessário, poderão ser realizadas blitzen até durante o dia, já que a fiscalização geralmente ocorre durante a noite e madrugada.
FONTE: Trânsito Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.