terça-feira, 5 de junho de 2012

-FAZER A TROCA CORRETA DOS FILTROS GARANTE MAIS VIDA ÚTIL AO MOTOR.

Sempre estar de olho nos filtros do carro, como o do ar, do óleo e do combustível, e fazer a manutenção de maneira correta é essencial para manter o bom funcionamento do motor do carro. O tempo de troca varia de filtro para filtro, podendo durar até 15.000 km. O serviço é acessível. O preço varia de R$ 120 a R$ 200 na soma para trocar os três filtros e o óleo.
Deixar o carro “respirar” melhor, com um ar mais limpo, é simples. Trocar o filtro de ar é fácil e barato. Para o gerente da Fidel Autopeças, Leonardo Dantas, o ideal é que a troca seja feita a cada 15.000 Km. “O filtro de ar sujo é como um nariz entupido, é preciso fazer mais esforço para deixar o ar passar. No carro, isso se reflete no aumento de consumo, porque a quantidade de ar é menor e o carro tem que fazer mais força para andar”, explica.
O filtro de óleo tem a função de impedir que sujeiras passem pelos tubos do motor. Quando está deteriorado, a pressão do óleo dentro do motor diminui, dificultando a lubrificação. “A troca do óleo do motor deve ser feita a cada 5.000 Km ou 7.500 Km. E a substituição do filtro deve acompanhar a mudança do líquido”, fala Leonardo. Trocar a peça a cada duas trocas de óleo não é recomendado. “O ideal é fazer essa substituição no máximo com 7.500 km ou a cada seis meses, o que vier primeiro”, diz.
Já o filtro do combustível, essencial para retirar as impurezas do “alimento” do carro, se não for trocado pode dificultar a passagem do combustível para o motor e danificar a injeção eletrônica. “A troca desse filtro deve ser feita entre 10.000 Km e 15.000 Km”, explica Gustavo Mendonça, proprietário do Posto Veneza.
Trocar todos os filtros no tempo correto é o que faz o técnico em telecomunicações, Fábio Luiz. Para ele, fazer a troca do filtro de óleo e, principalmente, do de ar ajuda o carro a ter um bom funcionamento. “Eu faço a troca de óleo de quatro em quatro meses, pois ando pouco com meu carro. Mas há três anos estou com meu carro e já troquei o filtro de combustível duas vezes porque achei que estava na hora”, diz.
É importante sempre consultar o manual do proprietário do veículo para saber qual é o procedimento que deve ser feito. “O que indica o tempo de troca dos componentes do veículo é o manual. Então é sempre bom, antes de fazer a troca dos filtros, consultar o livro do carro”, finaliza.
Outro filtro bastante importante é o filtro do ar-condicionado, chamado de filtro de cabine. Ele impede que a poeira entre no interior do carro pelo tubo do ar. “Quando o filtro está muito sujo, em alguns modelos, o ar-condicionado pode até parar de funcionar”, fala Deivison Lima, vendedor da Euro Ar. Segundo Deivison, a troca deve ser feita de seis em seis meses ou a cada 10.000 Km. “Para quem usa o ar aberto, ou seja, puxa o ar externo, o tempo de troca diminui, e principalmente nas grandes cidades, que têm muita poluição”, diz.
FONTE: Vrum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.