Luciano
Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, responde
as principais dúvidas dos segurados em relação a como ocorrem às
indenizações do seguro auto. Descubra quais pontos merecem maior
atenção!
Rodrigo Carvalho
Quais são as atitudes do consumidor ao contratar o seguro do carro que comprometem, no futuro, o recebimento da indenização?
Primeiro de tudo é preciso consultar uma corretora de seguros
profissional e com equipe qualificada para melhor atendê-lo. No processo
de contratação, é necessário dar a devida importância ao tema. O
corretor deve reservar um horário para explicar as características de
cada tipo de cobertura ao cliente, bem como auxiliá-lo no preenchimento
do perfil, ressaltando a importância de não mentir ou omitir
informações. Em caso de sinistro, se descobrir qualquer irregularidade, a
seguradora pode negar a indenização. O corretor deve ainda elaborar uma
proposta adequada ao uso do veículo e a rotina do condutor, apontando
sempre opções de seguradoras idôneas e com atuação comprovada em seguro
de automóvel individual.
O consumidor deve ainda realizar uma leitura atenta do manual do
seguro, observando as condições gerais e especiais da sua apólice,
especialmente para os riscos cobertos e excluídos, ficando ciente dos
riscos que, em caso de acidente, o seguro indenizará ou não.
O que fazer para evitar esses problemas?
Informar ao corretor qual será o verdadeiro uso do veículo e quem são
os principais condutores. A partir dessas informações, o corretor
poderá analisar quais coberturas serão mais apropriadas para amparar o
consumidor de acordo com suas características e necessidades.
Muitas vezes, esses problemas que comprometem a indenização
ocorrem porque o cliente quer pagar menos na hora de contratar o seguro.
Como ele pode economizar nessa hora sem precisar mentir para o corretor
ou a seguradora?
O ideal é comprar um seguro para aquilo que você precisa, ou seja,
conhecer o produto das seguradoras antes de tomar uma decisão. Por
exemplo, se determinado veículo é utilizado somente na cidade, o
consumidor não precisa de uma Assistência 24 Horas com limite de guincho
maior que 100 km.
Além disso, definir o valor da franquia também traz reduções. O
consumidor pode optar por uma franquia majorada ou obrigatória e depois
utilizar o desconto que a maioria das seguradoras oferece se, no momento
do sinistro, o mesmo ser reparado em uma oficina credenciada.
O segredo é ser atendido por um corretor profissional e de confiança,
que vai ajudá-lo a identificar as suas necessidades e quais os melhores
produtos disponíveis no mercado.
Também há casos em que, depois de contratar o seguro auto, o cliente faz modificações no carro (tunning). Isso pode invalidar o pagamento da indenização?
Sim. O cliente pode ter problemas com essa prática, pois a maioria
das seguradoras solicita que toda e qualquer alteração seja comunicada e
comprovada por meio de vistoria, processo no qual a seguradora irá
analisar se aceita ou não as modificações. Um exemplo recorrente são os
veículos rebaixados, que não possuem cobertura nas apólices de seguros.
Quais outros problemas ligados à indenização vocês já observaram entre os clientes da AD?
Nosso índice de problemas ligados à indenização é muito baixo, pois
nossa equipe é treinada para realmente extrair do cliente as suas
necessidades e colocar nas propostas os produtos que melhor irá
atendê-lo. Além disso, trabalharmos somente com seguradoras
especializadas, o que nos traz uma maior segurança. Particularmente,
preferimos não fazer o seguro nos casos onde não temos a oportunidade de
realizar uma venda consultiva e que trará ao cliente a segurança de uma
regulação de sinistro rápida e tranquila.
Cabe reiterar que, na hora de contratar um seguro, o cliente não deve
deixar de apresentar qualquer dúvida que surgir. Ele precisa estar
ciente de tudo o que sua apólice irá cobrir, exatamente para que possa
evitar problemas caso precise solicitar uma indenização.
Com informações da Assessoria de Imprensa
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