É com muita tristeza que escrevo esse post. O ônibus de turismo da empresa Costa & Mar, que ia de União da Vitória (PR) a Guaratuba (litoral do PR), caiu de uma ribanceira de 400 metros na região de Joinville (SC), no km 89 da rodovia SC-418, no fim da tarde de sábado (14) e matou pelo menos 51 pessoas (confirmadas até agora). O trecho é conhecido como Serra da Dona Francisca.

Tenho uma consideração especial por União da Vitória e Porto União, pois minha avó mora na cidade e por esse motivo, o choque é ainda maior. Dentre as vítimas estão 15 homens, 20 mulheres, 5 adolescentes e 11 crianças. É uma tragédia sem tamanho, o maior acidente rodoviário ocorrido nas terras catarinenses. E que nos faz refletir e muito.

O que realmente aconteceu para ocasionar o acidente? Algumas perguntas estão sendo respondidas aos poucos, mas as dúvidas ainda são enormes.

Sobreviventes relataram que o ônibus estava com problema nos freios, tentou desviar de uma carreta e caiu da ribanceira. Se isso ficar comprovado, a falta de manutenção do veículo é a causa primordial do acidente.

Ainda, de acordo com testemunhas, o ônibus poderia transportar 31 passageiros, mas havia 59. Os passageiros deveriam estar distribuídos em dois ônibus, mas um deles apresentou problemas na saída e os turistas foram alocados em apenas um veículo.  A superlotação também está sendo investigada e também pode ter contribuído para a ocorrência da tragédia. Além disso, o ônibus não tinha licença para trafegar fora do estado do Paraná. 

A perícia também fará uma análise mais detalhada no corpo do motorista e dono da empresa, Cérgio Antonio da Costa, para saber se ele sofreu algum mal súbito ou havia alguma substância em seu organismo que pudesse explicar a manobra.

Enfim, qualquer que seja a causa do acidente, a única certeza que temos é que essa tragédia poderia ser evitada.  Seja pela manutenção correta do veículo, seja pelo respeito a capacidade e característica do ônibus, existem elementos suficientes que comprovam que acidentes não acontecem por acaso, ou por obra divina. Essas pessoas poderiam não estar mortas, esse acidente poderia não ter acontecido, basta sabermos quem errou, onde errou e tentarmos daqui para frente tirarmos uma lição disso tudo.  Meus pêsames, União da Vitória!