Em sua maioria, as novas tecnologias para aumentar a segurança dos 
carros atuam para prevenir e mitigar a distração dos motoristas ao 
volante, a exemplo de avisos de colisão, sistemas autônomos de frenagem e
 correção da direção e velocidade. E uma das principais distrações 
causadoras de acidentes é o uso de celulares e smartphones que, segundo a
 Organização Mundial de Saúde, aumentam em 400% o risco de acidentes. 
Por sua vez, montadoras e desenvolvedores de aplicativos, estão 
investindo em equipamentos e programas que inibem esse risco, a exemplo 
dos suportes Mylink da GM e o SYNC da Ford, que possui bluetooth para 
integração, permite o ativamento por voz dos smartphones e faz a leitura
 de mensagens de texto. Tudo para não fazer o motorista tirar os olhos 
da via e as mãos do volante.
Apenas no estado de São Paulo, com a maior frota do país, o uso de 
aparelhos móveis ao volante já é a quarta maior causa de acidentes, 
apontam dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet),
 em 2012. Segundo a Associação, um motorista leva até quatro segundos 
para pegar o telefone, mais cinco para discar o número, o que a 50 
quilômetros por hora equivale a 125 metros sem olhar para o caminho. Uma
 pesquisa de 2011 da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia 
corrobora com essa realidade, mostrando que 23% dos motoristas que 
afirmaram ter enfrentado alguma situação de risco tiveram a atenção 
desviada por estar falando ao celular ou tentando atender uma ligação. 
Um estudo do Transport Research Laboratory, órgão do governo britânico, 
comparou em um simulador o comportamento de condutores enviando 
mensagens de texto quando estão focados apenas na estrada. Ficou 
comprovado que o tempo de resposta aumenta em 37% sem a distração e o 
motorista, claro, tem maior controle do volante, da velocidade e da 
distância do veículo à frente. Ao textar, no entanto, o risco se 
equipara ao de estar intoxicado. 
No Brasil, o uso do celular ao volante se reflete nas multas de 
trânsito, revela o Denatran, sendo a infração do artigo 252 do Contran a
 segunda mais documentada, atrás apenas do desrespeito ao limite de 
velocidade. Por dia, na cidade de São Paulo, cerca de 1.600 carros são 
multados por esse motivo. Entre 2010 e 2011 houve um aumento de 30% 
nesse tipo multas. Porém, um estudo da Universidade de Brasília calcula 
que, a cada 10.000 motoristas que falam ao celular, somente um é 
flagrado pelos fiscais. Isso se deve muitas vezes ao uso de viva-voz, 
fones e carros equipados com integração bluetooth. Estudos da NHTSA 
mostram que cognitivamente a distração com o uso desse tipo de 
tecnologia é semelhante ao de conversar com um passageiro, mas no Brasil
 também é proibido pela lei que não faz distinção clara de seu uso. Caso
 o motorista seja flagrado falando ao telefone, mesmo com as duas mãos 
no volante, será obrigado a pagar a multa de 85,13 reais e levar quatro 
pontos na carteira. 
Fonte: Veja
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