segunda-feira, 21 de maio de 2012

-VEJA DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL.

O problema deve estar entre o banco do motorista e o volante. A piada é velha, mas quando se trata de consumo de combustível, o condutor do veículo é o grande responsável pelo gasto excessivo. Para Ingo Hoffmann, piloto de testes da BMW, dois motoristas com características distintas de condução podem apresentar diferença de consumo de até 20%. “Aquele que acelerar com mais suavidade, terá um consumo menor”, ensina.
Para o consultor Antonio Alexandre Ferreira Correia, da Petrobras Distribuidora, pequenas atitudes diárias podem influenciar na redução do gasto do combustível. “A aceleração do veículo deve ser feita sempre de forma gradual. A prática de acelerar e reduzir constantemente também consome mais combustível”, pontua o especialista.
“A manutenção preventiva em dia é outro item importantíssimo, faz coro o professor Ricardo Bock, do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, Fundação Educacional Inaciana. Conheça as dicas dos especialistas para reduzir o consumo de combustível do seu carro:
Pneus
O professor Ricardo Bock diz que é importante manter os pneus sempre calibrados. Quando eles estão murchos, causam aumento do consumo, além do desgaste desigual. Ele acrescenta que as rodas também devem estar balanceadas e alinhadas. A ideia é facilitar o deslocamento do veículo.
Carga
Ingo Hoffmann ensina a carregar o mínimo possível de peso no veículo. Quanto mais peso carregar, mais energia o carro gasta e o consumo aumenta. “Se este carro estiver circulando em uma cidade de muito trânsito, este consumo será maior ainda, pois todo o momento que o carro tiver que sair da inércia, o motorista terá que usar mais o acelerador, aumentando assim o consumo. Na estrada, onde o carro fica em uma velocidade constante, no entanto, este aumento de consumo não é tão perceptível”, explica.
Velocidade constante
Antonio Alexandre Ferreira Correia orienta que a aceleração do veículo deve ser feita sempre de forma gradual, nunca com arrancadas bruscas. Além de consumir mais combustível, isso aumenta o desgaste dos pneus. Quanto mais suave for a pressão no acelerador, maior será a economia de combustível; Ingo Hoffmann completa dizendo da importância de se manter uma velocidade constante. A prática de acelerar e reduzir constantemente consome mais combustível.
Troca de marchas
Bock diz que vale ainda trocar as marchas na rotação ideal. “Nem em giro tão elevado e nem tão reduzido. Dessa forma, o consumo será mais baixo”, diz ele. “Alguns carros já tem uma indicação de troca de marchas na rotação ideal”, completa Hoffmann. Para Correia, o ideal é usar sempre a marcha mais alta que puder. Ele reforça que o uso de marchas mais baixas obriga o motor a trabalhar em rotações mais altas, o que aumenta o consumo.
“Banguela”
“Descer com o carro no ponto para economizar combustível está fora de cogitação”, alerta Bock. Ele explica que nas descidas, o indicado é usar sempre o freio motor, com o carro engrenado, sem acelerar. “Descer na banguela vai fazer o condutor gastar mais, quando a reaceleração foi feita. O uso do freio controla a velocidade do carro e ainda reduz o desgaste dos freios”, completa.
Janelas abertas
Bock orienta a andar com as janelas do carro fechadas. “Janelas abertas obrigam um consumo maior de combustível, pois aumentam a resistência do ar”, afirma.
Qualidade do combustível
A dica de Correia é utilizar combustível de qualidade, adquirindo o mesmo em postos confiáveis. “Desconfie de preços muito abaixo da média praticada pelo mercado. O uso de combustível fora de especificação, além de causar aumento de consumo, pode acarretar diversos problemas, entre eles a formação de borra no motor, entupimento de bicos injetores, formação de depósitos em válvulas”, ensina.
Manutenção
A manutenção preventiva é algo relevante na busca da economia de combustível, na opinião de Bock. Ele orienta a manter os filtros de ar e combustível do veículo em bom estado de limpeza, já que filtros sujos podem aumentar consideravelmente o consumo.
FONTE: Trânsito Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.