O problema deve estar entre o banco do motorista
e o volante. A piada é velha, mas quando se trata de consumo de
combustível, o condutor do veículo é o grande responsável pelo gasto
excessivo. Para Ingo Hoffmann, piloto de testes da BMW, dois motoristas
com características distintas de condução podem apresentar diferença
de consumo de até 20%. “Aquele que acelerar com mais suavidade, terá um
consumo menor”, ensina.
Para o consultor Antonio Alexandre Ferreira Correia, da
Petrobras Distribuidora, pequenas atitudes diárias podem influenciar na
redução do gasto do combustível. “A aceleração do veículo
deve ser feita sempre de forma gradual. A prática de acelerar e
reduzir constantemente também consome mais combustível”, pontua o
especialista.
“A manutenção preventiva em dia é outro item importantíssimo,
faz coro o professor Ricardo Bock, do departamento de Engenharia
Mecânica do Centro Universitário da FEI, Fundação Educacional Inaciana.
Conheça as dicas dos especialistas para reduzir o consumo de
combustível do seu carro:
Pneus
O professor Ricardo Bock diz que é importante manter os pneus sempre
calibrados. Quando eles estão murchos, causam aumento do consumo, além
do desgaste desigual. Ele acrescenta que as rodas também devem estar
balanceadas e alinhadas. A ideia é facilitar o deslocamento do veículo.
Carga
Ingo Hoffmann ensina a carregar o mínimo possível de peso no veículo.
Quanto mais peso carregar, mais energia o carro gasta e o consumo
aumenta. “Se este carro estiver circulando em uma cidade de muito
trânsito, este consumo será maior ainda, pois todo o momento que o carro
tiver que sair da inércia, o motorista terá que usar mais o
acelerador, aumentando assim o consumo. Na estrada, onde o carro fica
em uma velocidade constante, no entanto, este aumento de consumo não é
tão perceptível”, explica.
Velocidade constante
Antonio Alexandre Ferreira Correia orienta que a aceleração do
veículo deve ser feita sempre de forma gradual, nunca com arrancadas
bruscas. Além de consumir mais combustível, isso aumenta o desgaste dos
pneus. Quanto mais suave for a pressão no acelerador, maior será a
economia de combustível; Ingo Hoffmann completa dizendo da importância
de se manter uma velocidade constante. A prática de acelerar e reduzir
constantemente consome mais combustível.
Troca de marchas
Bock diz que vale ainda trocar as marchas na rotação ideal.
“Nem em giro tão elevado e nem tão reduzido. Dessa forma, o consumo
será mais baixo”, diz ele. “Alguns carros
já tem uma indicação de troca de marchas na rotação ideal”, completa
Hoffmann. Para Correia, o ideal é usar sempre a marcha mais alta que
puder. Ele reforça que o uso de marchas mais baixas obriga o motor a
trabalhar em rotações mais altas, o que aumenta o consumo.
“Banguela”
“Descer com o carro no ponto para economizar combustível está fora de
cogitação”, alerta Bock. Ele explica que nas descidas, o indicado é
usar sempre o freio motor, com o carro engrenado, sem acelerar. “Descer
na banguela vai fazer o condutor gastar mais, quando a reaceleração foi
feita. O uso do freio controla a velocidade do carro e ainda reduz o
desgaste dos freios”, completa.
Janelas abertas
Bock orienta a andar com as janelas do carro fechadas. “Janelas
abertas obrigam um consumo maior de combustível, pois aumentam a
resistência do ar”, afirma.
Qualidade do combustível
A dica de Correia é utilizar combustível de qualidade, adquirindo o
mesmo em postos confiáveis. “Desconfie de preços muito abaixo da média
praticada pelo mercado. O uso de combustível fora de especificação, além
de causar aumento de consumo, pode acarretar diversos problemas, entre
eles a formação de borra no motor, entupimento de bicos injetores,
formação de depósitos em válvulas”, ensina.
Manutenção
A manutenção preventiva é algo relevante na busca da economia de
combustível, na opinião de Bock. Ele orienta a manter os filtros de ar e
combustível do veículo em bom estado de limpeza, já que filtros sujos
podem aumentar consideravelmente o consumo.
FONTE: Trânsito Manaus
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