sábado, 26 de maio de 2012

ACIENTES DE TRÂNSITO: IMPRUDÊNCIA OU FALTA DE CONHECIMENTO DAS LEIS?

Os acidentes de trânsito não são mais novidades para os brasileiros, que diariamente se deparam com a imprudência de motoristas despreparados e que desrespeitam as leis ou nem mesmo as conhecem.
O índice elevado de acidentes com carro, motos e atropelamentos nos levam a alguns questionamentos como: será que os brasileiros conhecem todas as leis de trânsito? O procedimento aplicado nas auto-escolas é suficiente para formar condutores exemplares?
Para esclarecer estas e outras questões, o SRZD conversou com o professor e autor do livro “Código de Trânsito Brasileiro Comentado”, Celso Luiz Martins, que falou sobre o que as auto-escolas deveriam aplicar para obter sucesso na formação dos motoristas e o que fazer para diminuir o número de acidentes no país.
Segundo ele, o Detran precisa reavaliar o processo de ensino, já que o conteúdo oferecido é incapaz de promover uma boa análise e entendimento do aluno, o que, consequentemente, vai resultar em um motorista despreparado.
“Como estratégia de ensino teórico nas auto-escolas, seria interessante a aplicação de avaliações, com objetivo de despertar o aluno de sua capacidade de aprendizado, onde seriam cobrados conhecimentos das normas de segurança e identificação da sinalização viária. As avaliações promovidas pelos Detran, quando do exame de habilitação não são elaboradas de forma a realmente verificar a aptidão teórica dos candidatos”, disse.
Celso destacou a importância e a necessidade de rever, também, o processo de avaliação do exame de aptidão física e mental. Segundo ele, o processo de renovação da habilitação é ainda pior. “Devemos lembrar que quando o poder público habilita um condutor que não satisfaça às condições de aptidão física e mental, se torna também, responsável por acidentes que esta inaptidão possa ter dado causa”.
O professor ressaltou que é comum encontrarmos, em algumas regiões, condutores sem habilitação que desrespeitam as normas de trânsito, como motociclistas transitando sem capacete. “Desconhecem esses condutores as normas de trânsito? Não. São, sim, irresponsáveis. O mesmo ocorre nos grandes centros urbanos, onde convivemos com o trânsito e sabemos o que é certo e o que é errado”.
Como diminuir os acidentes de trânsito?
Celso afirmou que a melhor maneira de diminuir o absurdo índice de acidentes de trânsito é exigir do poder público maior responsabilidade em conceder habilitação e aumentar a fiscalização. Mais do que isso, o professor destaca a necessidade da revisão do capítulo de crimes de trânsito do Código de Trânsito.
“Não é possível, por exemplo, pensarmos em detenção de 2 a 4 anos para quem provoca homicídio na direção de veículo automotor estando sob influência de álcool ou excedendo o limite de velocidade. Será que esse motorista não sabe que não pode dirigir dessa forma? Sabe, mas é irresponsável”, disse. “Se faz necessário determinar os limites entre crime culposo e crime crime doloso no trânsito”, completou.
A conclusão que o especialista chega sobre a realidade dos acidentes de trânsito nas ruas e estradas brasileiras é que “o desrespeito às normas de trânsito é consequência muito mais da irresponsabilidade do que do desconhecimento do Código de Trânsito Brasileiro”.
FONTE: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.