De acordo com o gerente, Edson Carlos
de Lima a maioria das pessoas utiliza a moto como uma forma de economia
de combustível, pois a média para encher o tanque de uma motocicleta é
de cerca de R$ 10 enquanto a média de um carro popular é de R$ 120.
“Mesmo as pessoas que tem carro preferem usar a moto para economizar no
combustível, o problema é que nesta busca por economia acabam se
esquecendo de fazer cuidados básicos”.
Revisão e manutenção
Uma revisão deve ser feita
obrigatoriamente a cada três meses para que possa ser identificado
problemas mecânicos e peças que precisem ser trocadas e que pode colocar
em risco a segurança do condutor. “Com o tempo as peças desgastam,
como em qualquer veículo, e a revisão serve para identificar essas
peças”, afirmou Edson.
Os preços para tal serviços variam de R$ 50 a R$ 70, dependendo do
local. Alguns pontos devem ser constantemente observados, como os pneus,
os freios, o óleo e a transmissão.
Manutenção da moto
Corrente – Uma vez por semana ou a cada 500 quilômetros rodados, lubrifique a corrente para evitar o desgaste excessivo.
Freios – Verifique e ajuste a folga dos manetes e pedais de freios.
Fique atento quanto à lubrificação e também aos ruídos dos freios, que
podem indicar pastilhas gastas ou outros problemas.
Pneus – Para calibragem correta, verifique a recomendação do manual
do veículo. Recomenda-se menos calibragem para viajar e calibragem
total para andar na cidade. Procure sempre trocar os pneus em máquina
de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após trocar, tome
cuidado com as primeiras voltas, pois os pneus que vêm de fábrica
contêm uma camada de cera escorregadia. Pneus de motos populares podem
durar até 30 mil quilômetros rodados.
Parafusos – A alta vibração provocada na motocicleta tende a afrouxar
os parafusos da carenagem. Sempre que lembrar, verifique os parufusos e
deixe a moto ajustada.
Óleo do motor – Existem óleos que têm capacidade maior de duração,
mas, em média, para as motos mais populares, recomenda-se o uso do óleo
sintético e a troca dele a cada mil quilômetros rodados. Se perceber
sons estranhos no motor, verifique o nível do óleo, que pode estar
abaixo do recomendado.
Tanque cheio – Se estiver viajando, use de vez em quando gasolina
aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. No dia a
dia, se for possível, mantenha sempre o tanque cheio para evitar a
formação de gotículas na parte superior do tanque, que formam ferrugem e
provocam oxidação.
Bateria – No mínimo uma vez a cada seis meses, verifique o nível da
água da bateria. Alguns indícios na parte elétrica, como farol
enfraquecido ou descontrole da seta, podem ser sinais de que a bateria
está fraca ou quase pifando.
Pezinho – Se for deixar a moto por mais de três dias parada,
recomenda-se utilizar o descanso central em vez do descanso lateral.
FONTE: FatimaNews
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