segunda-feira, 23 de abril de 2012

-TRIPÉ GARANTE SEGURANÇA E FLUIDEZ NO TRÂNSITO.

Para melhorar a fluidez dos veículos e evitar acidentes, a engenharia de trânsito costuma trabalhar focada em um tripé composto pela via, o veículo e o condutor. Quem explica é o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará, Flávio Craveiro Cunto. “Não adianta eu ter a via com o melhor projeto do mundo, os carros super modernos, e um condutor completamente irresponsável ao volante”, adverte.
O professor acredita que a Lei Seca surgiu como uma grande expectativa de melhoria na segurança viária, mas que, com o passar do tempo, e as possibilidades de driblar a legislação, muita coisa mudou. “Na medida em que a gente coloca nas redes sociais onde estão os pontos de blitz, a lei fica praticamente sem efeito”, afirma.
Para garantir essa segurança, Flávio destaca pesquisas que estão sendo feitas atualmente na América do Norte, que buscam conectar o condutor ao veículo. Trata-se de um dispositivo de travamento da ignição do automóvel. De acordo com o professor, em alguns estados dos Estados Unidos, motoristas que já foram pegos em fiscalizações com o nível de álcool acima do permitido pela lei, têm que instalar esse sistema no veículo. “Existe um sensor que é conectado com a ignição do carro, é como se fosse um bafômetro que está ligado na ignição do veículo. Ao soprar, é detectado o teor alcoólico e a ignição é travada”, explica.
O professor acredita que essa tecnologia possa estar disponível no mercado norte-americano daqui a seis anos. “Parece-me uma alternativa perfeitamente viável para o nosso ambiente”.
Fonte: O Povo Online

 “Não adianta eu ter a via com o melhor projeto do mundo, os carros super modernos, e um condutor completamente irresponsável ao volante”

Vejam: foi o que aconteceu comigo às 18:30hs, do dia 22/04/2012, quando retonavamos da cidade de Picos-PI onde tinhamos levado no nosso carro minha esposa e dois amigos para uma prova da Caixa Econômica, ao chegarmos nas próximidade da cidade de Nazaré, avistei quatro farolete da parte superior de caminhão baú emparelhados, logo imaginei que seriam dois caminhões fazendo PEGA vindo para o meu encontro, imediato joguei meu carro para o acostamento, na verdade eram mesmo os dois disputando e o pior que era em uma subida. 

CONCLUSÃO

ESTRADA BOA, CAMINHÕES BONS E DOIS  CONDUTORES "INRRESPONSÁVEIS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.