A partir de 1º de janeiro de 2014, os fabricantes de veículos nacionais e importados serão obrigados a ter air bags e sistema de freios ABS nos automóveis novos comercializados no mercado brasileiro. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que participou da Câmara de Segurança Veicular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), teve papel importante na criação do decreto que regulamentou a introdução desses componentes no país.
A fim de esclarecer os consumidores sobre esses novos dispositivos, a Comissão Técnica de Segurança Veicular da entidade desenvolveu informativos explicando o funcionamento desses novs equipamentos de segurança.
Confira a seguir nove dicas sobre os cuidados e a operação do sistema publicadas pelo órgão.
1) O airbag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. O cinto garante a retenção necessária para que o airbag venha a atuar com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.
2) O airbag não é projetado para acionar em qualquer tipo de colisão. O parâmetro de controle de acionamento do airbag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e ao risco de lesão grave ou fatal.
3) Devido à alta velocidade de acionamento, o airbag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em uma posição correta. Portanto, não dirija muito perto do volante; mantenha os braços posicionados na posição correta no volante; não posicione o banco muito próximo do painel de instrumentos e não fique com os pés em cima do painel.
4) Nunca deixe objetos no colo e/ou na boca, crianças e animais entre você e o airbag, pois no caso de acidente as lesões serão agravadas.
5) Nunca transporte crianças em regiões próximas ao airbag no banco, na cadeirinha ou no colo, pois no caso de acionamento, essas poderão sofrer ferimentos gravíssimos.
6) Não é necessário submeter o airbag a revisões periódicas. Entretanto, o sistema deve ser inspecionado por uma oficina autorizada se caso a lâmpada indicadora de anomalias no painel de instrumentos permaneça acesa após a partida do veículo, ou acenda durante a condução normal do veículo ou não acenda durante a partida.
7) O airbag não emite gases tóxicos e inflamáveis. O pó branco que se desprende durante a abertura é um talco utilizado para a sua lubrificação.
Após o acionamento, não há como recuperar o airbag. Portanto, o sistema deve ser revisto e as peças necessárias trocadas.
9) Leia atentamente o manual do proprietário do veículo para obter informações adicionais sobre o airbag do seu veículo.
FONTE: Trânsito Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.