segunda-feira, 2 de março de 2009

CARROS PARA DEFICIENTES FÍSICOS.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe cerca de 16 milhões de deficientes físicos brasileiros. Todo cidadão tem direito de ir e vir, mas além das dificuldades dessas pessoas para se locomoverem usando o transporte público, são poucas as opções na hora de comprar um carro adaptado com garantia de fábrica, conseguir as isenções de impostos envolve muita burocracia e também há dificuldade em tirar a carteira de motorista.
O primeiro passo é procurar uma auto-escola especializada que tenha carros adequados para cada tipo de deficiência. Ela cuidará e ajudará o futuro motorista com todo o processo para a emissão da carteira de motorista.
Depois do CFC o candidato passará por um exame médico para examinar a extensão da deficiência e a desenvoltura do candidato com as adaptações e fará o treinamento prático. Depois de aprovado, será emitida uma autorização médica para dirigir, onde contará o tipo de carro e a adaptação mais indicada para cada caso.
Com esse documento em mãos, o condutor pode conseguir as isenções de impostos, que diminuem em torno de 30% o preço de tabela do veículo.Comprar um carro adequado não é fácil, a única marca que possui um programa voltado para os deficientes é a Fiat, o programa chama Autonomy e foi lançado em julho de 1996 oferecendo carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica.

Um comentário:

  1. o programa da autonomy da fiat não funciona mais. sou PDF (portador de deficiência física) tendo a perna esquerda amputada, fiz uso de perna mecânica por mais de 20 anos, atualmente não uso mais devido a um problema de desgaste no joelho e caso queira usar novamente a protese terei que amputar acima do joelho. bom, aos veículos, estive em todas as concessionárias aqui da capital VITÓRIA-ES e só encontrei os seguintes veículos que no meu caso tem quer ser com câmbio automático: FIAT = STILO DUALOGIC ( agora lançaram o palio, siena e idea com dualogic)/ VW = POLO / FORD = ECO / TOYOTA = COROLA / HONDA = FIT e CITROEN = C3 ( comprei este pelo custo beneficio), dentro da lei que impõe valor de R$ 60 mil que foi alterada para 70 mil (não confirmei esta informação). para outras deficiências físicas,terá que comprar veículo comum e fazer a adaptação por conta própria.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.