segunda-feira, 30 de março de 2009

PEDESTRE EM PERIGO.

Cerca de metade das pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Brasil são pedestres, e uma parcela significativa destes acidentes ocorrem à noite. Nesse horário a visibilidade do pedestre e do motorista é prejudicada, e ser avistado a pouca distância é extremamente perigoso, porque entre avistar um pedestre e o motorista conseguir parar totalmente o carro, a distância percorrida pode alcançar mais de 80 metros, isso se o motorista estiver a 90 km/h em uma via plana e seca. Outro fator que influencia muito é a ingestão de bebida alcoólica, pois o comportamento do próprio pedestre é afetado quando está bêbado podendo se expor a acidentes.
Para melhorar a seguraça do pedestre seria necessário que o governo trabalhasse na iluminação de travessias de pedestres e na construção de passarela. Mas também existem atitudes do próprio pedestre que podem garantir a sua segurança, segue abaixo algumas delas:
Dicas para pedestres:
* Sempre atravesse na faixa
* Inicie a travessia de uma rua logo que o farol fique vermelho para os carros. Assim, você evitará o risco de o semáforo abrir, quando você estiver na metade da via.
* Continue a observar os carros enquanto atravessa a rua, mesmo que você esteja na faixa de segurança.
* Mantenha sua atenção redobrada ao entardecer e à noite.
* Fique atento aos trechos da calçada que são espaço comum para os pedestres e os carros, por exemplo, saída de garagens e postos de gasolina. Nesses casos, só atravesse se tiver certeza de que nenhum carro está saindo da garagem.
* Ande longe do meio fio. Um carro em alta velocidade pode te desequilibrar.
* Certifique-se de que o motorista consiga vê-lo e vice-versa.
* Em ruas sem sinalização, atravesse no meio do quarteirão, pois este é o local de melhor visão.
* Ao andar em estacionamentos, preste atenção à luz de ré dos automóveis para ver se não estão saindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.