Gol mil, Sandero 1.6, Honda fit 1.4, Golf 2.0. Os nomes dos carros sabemos bem o que é, mas o que significa o número que vem depois deles? Eles representam nada mais do que a potência do carro em questão. Um pouco de física:
Potência: É o trabalho realizado pelo motor em um intervalo de tempo. No sistema métrico, a potência é expressa em cavalos-vapor (cv), que equivale a 75 mkgf (metro kilograma força).
Um mkgf, por sua vez, corresponde ao trabalho gasto para se elevar a massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar.
Um cavalo-vapor também equivale a 0,9863 hp - sigla de horse power, unidade de potência do sistema inglês.
A potência pode ser apresentada então, tanto em cv ou em hp, lembrando que um número em hp vale mais se comparado ao cv. No Brasil a medida utilizada é cv.
A potência é medida em um dinamômetro, equipamento que impõe uma resistência ao motor e mede a quantidade de potência que o motor pode produzir contra ela. Para se conceber a potência é feita uma conta com os dados do motor:
A = Área da cabeça do pistão em cm²;
Potência: É o trabalho realizado pelo motor em um intervalo de tempo. No sistema métrico, a potência é expressa em cavalos-vapor (cv), que equivale a 75 mkgf (metro kilograma força).
Um mkgf, por sua vez, corresponde ao trabalho gasto para se elevar a massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar.
Um cavalo-vapor também equivale a 0,9863 hp - sigla de horse power, unidade de potência do sistema inglês.
A potência pode ser apresentada então, tanto em cv ou em hp, lembrando que um número em hp vale mais se comparado ao cv. No Brasil a medida utilizada é cv.
A potência é medida em um dinamômetro, equipamento que impõe uma resistência ao motor e mede a quantidade de potência que o motor pode produzir contra ela. Para se conceber a potência é feita uma conta com os dados do motor:
A = Área da cabeça do pistão em cm²;
L = Curso do pistão em cm;
n = Número de cilindros do motor;
x = Número de rotações por cilindro, entre dois cursos de expansão. (Quatro tempos, x = 2);
N = Número de rotações por minuto (rpm);
D = Cilindrada total do motor em cm³;
A cilindrada do motor é o volume de deslocamento do pistão, ou seja, o curso dos pistões e o diâmetro do cilindro durante um ciclo completo de um motor de quatro tempos. Para o cálculo final é multiplicado o número de cilindros.
Uma fábrica de automóveis pode arredondar o número da cilindrada obtida em um dos seus carros para cima e dizer, por exemplo, que um Peugeot 207 1.4, cuja cilindrada é 1360 cm3, tem um motor de 1,4 litro.
Isso significa que a cilindrada, ou deslocamento volumétrico desse motor, é de 1,4 litro. A cada duas rotações completas do virabrequim, os quatro pistões recebem o total de 1,4 litro de volume.
A cilindrada do motor é o volume de deslocamento do pistão, ou seja, o curso dos pistões e o diâmetro do cilindro durante um ciclo completo de um motor de quatro tempos. Para o cálculo final é multiplicado o número de cilindros.
Uma fábrica de automóveis pode arredondar o número da cilindrada obtida em um dos seus carros para cima e dizer, por exemplo, que um Peugeot 207 1.4, cuja cilindrada é 1360 cm3, tem um motor de 1,4 litro.
Isso significa que a cilindrada, ou deslocamento volumétrico desse motor, é de 1,4 litro. A cada duas rotações completas do virabrequim, os quatro pistões recebem o total de 1,4 litro de volume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.