O
ano de 2014 começou e, algumas mudanças no setor automotivo, entram no
cenário: os automóveis fabricados no Brasil terão que sair das fábricas
com airbag e sistema de freios ABS. A medida cumpre uma determinação
aprovada em 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Marcos Canteri, supervisor técnico da Carglass, empresa
especializada no reparo e troca de para-brisa, alerta. “O item de
segurança usa um dispositivo a gás, que é acionado no momento da batida,
inflando a bolsa protetora. O para brisa é um dos responsáveis por essa
sustentação e, caso esteja mal instalado, automaticamente será
arremessado e comprometerá a segurança do condutor”, explica Canteri.
Um dos meios de evitar esse problema, segundo o especialista, é estar
atento em relação à troca de para-brisas. “Na Carglass® utilizamos
luvas nitrílicas durante todo processo de instalação, até porque, a
oleosidade das mãos pode comprometer o processo de fixação do vidro.
Esse é um padrão internacional seguido pela empresa”, enfatiza Canteri.
Além disso, outros dois componentes, a cola e o Ativador (produto que
serve para dar aderência da cola ao vidro) são fundamentais na
preparação e precisam estar dentro do prazo de validade.
Os sistemas mais simples de airbag são acionados somente em casos de
colisões frontais, ou seja, não funcionam quando a batida é na lateral
ou traseira. “Em termos de dica prática de prevenção, recomendamos
evitar canetas ou objetos pontiagudos no bolso, além de não fumar ao
volante. Caso haja uma colisão, esses objetos poderão ser projetados
contra o corpo ou o rosto dos ocupantes do veículo”, alerta Canteri
informando que “o laboratório da empresa na Inglaterra realiza testes
contínuos com objetivo de garantir sempre o melhor serviço e segurança
dos motoristas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.