Não é somente pelo risco de passar um aperto na rua que o motorista deve evitar rodar com
pouco combustível no carro. Veículos que andam com o marcador mostrando menos
de 1/4 no tanque comprometem o funcionamento da bomba de combustível, que pode
pifar.
A bomba de combustível é a peça responsável por mandar o álcool ou a
gasolina do tanque para o sistema de injeção. Nos carros de hoje ela é elétrica
e trabalha imersa no próprio combustível (dentro do tanque) que também é
responsável por lubrificá-la. Se o carro rodar sempre na reserva, ela passa
mais tempo exposta sem lubrificação.
“Quando há pouco combustível, a bomba sofre com o superaquecimento. Ela
passa a trabalhar mais tempo com a temperatura acima do recomendando. Isso
compromete a vida útil da peça”, diz Daniel Lovizaro, chefe de assistência técnica
da Divisão Automotiva da Bosch.
Isso não significa, porém, que a bomba estrague só porque o carro está com
tanque quase vazio. O que não pode, aconselham as montadoras, é a prática
recorrente de rodar com o carro sempre na reserva, sempre com a luz do
combustível acesa. “O recomendado é nunca deixar baixar de 1/4 no tanque. Além
de preservar o funcionamento da bomba, vai evitar que ela puxe sujeira do
fundo”, observa Lovizaro.
Caso a bomba estrague completamente, o carro não funcionará porque o combustível
não chega à câmara de combustão. Ela pode, porém, dar sinais que está com a
vida útil comprometida com falhas durante o funcionamento.
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