Recentemente
fizemos uma análise das regras que o Código de Trânsito estabelece, não
de forma específica, ao lado da pista que a bicicleta deva ocupar e num
apertado resumo o Art. 29, inc IV e Art. 58, segundo os quais os veículos
mais lentos e de maior porte devem ocupar a direita da pista, enquanto a
direita aos de maior velocidade e ultrapassagens, bem como devem estar
junto ao bordo, que nas vias de sentido único possuem dois bordos, da
direita e esquerda.
Outra questão que merece ser considerada é que o Código de
Trânsito não diferencia as regras aplicáveis ao trânsito rodoviário do
não rodoviário. Numa via urbana, de sentido único com várias faixas de
circulação, não há lógica de reservar a faixa da esquerda para
ultrapassagens e maior velocidade,
vez que os que desejem fazer conversão à esquerda estarão ocupando esta
faixa e reduzindo a velocidade, o mesmo ocorrendo com os da direita.
Sob tal aspecto as faixas centrais deveriam ser destinadas àqueles que
desenvolvem maior velocidade, pois em princípio não teriam intenção de
convergir nem à direita nem à esquerda. Já no trânsito rodoviário, mesmo
com sentido único, é muito menor a possibilidade de convergir com
transversais, e mesmo quando há, a regra geral estabelece a rodovia como
preferencial em relação às demais. Consideremos também que as rodovias
são tradicionalmente utilizadas para treinos de atletas com bicicletas
de alta performance.
De posse dessas preliminares, imaginemos uma rodovia que não
possua acostamento (destinado a ciclistas quando existente), com sentido
duplo ou único. A faixa da direita é destinada a veículos mais lentos e
de maior porte. Note-se que a conjunção aditiva exige que as duas
qualidades estejam presentes. A bicicleta nesse caso seria a mais lenta
mas não seria a de maior porte. O caminhão
seria o de maior porte, mas não seria o mais lento. As faixas da
esquerda são destinadas aos de maior velocidade e para ultrapassagens, o
que não necessariamente é representado pelos veículos de menor porte, e
nem é preciso exemplificar com um passeio de veículos antigos (não em
comboio) diante da potência e desempenho dos modernos caminhões.
A bicicleta seria o veículo de menor porte e de menor velocidade,
enquanto no plano...até atingir uma subida de serra, onde tanto um
caminhão quanto uma bicicleta poderiam desenvolver velocidades muito
próximas, mas no caso de uma descida de Serra a bicicleta desenvolveria
uma velocidade muito superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.