Para quem está acima do peso, eis um motivo a mais para fazer as pazes com a balança: motoristas obesos são mais propensos a morrer em acidentes de carro que pessoas com peso saudável. Os dados são de uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas contaram com dados de 6806 motoristas envolvidos em 3403 colisões, dos quais 18% foram classificados como obesos, 33% estavam acima do peso e 46% tinham peso saudável.

Constatou-se que os que apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 (obesidade mórbida) tinham 80% mais chances de morrer; entre 35 e 39,9 (obesidade severa), 51%; e entre 30 e 34,9 (obesidade), 21%. As mulheres são mais prejudicadas, sendo que as que têm IMC de 35 ou mais praticamente dobraram o risco em relação às de peso normal.

O motivo para tal desvantagem é que as pessoas gordas são impulsionadas mais para a frente durante uma colisão porque o a gordura adicional impede que o cinto de segurança aperte imediatamente contra os ossos da pelve. Fora isso, podem ser mais propensas a ter problemas de saúde.

Fonte: Terra.com.br