Fim de ano é sempre agitado nas estradas brasileiras. Milhões de
pessoas viajam pelas rodovias do País, mas nem todos se preocupam com a
manutenção básica dos veículos, que consiste em verificar (e trocar, se
necessário) componentes simples, como os limpadores dos vidros, o estepe
e as pastilhas de freios. No geral, são itens de baixo custo e fácil
substituição Confira a seguir dez dicas do engenheiro Ricardo Bock,
professor do curso de Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional
Inaciana).
1) Verifique e troque, se necessário, os limpadores dos vidros (palhetas)
Poucas pessoas trocam as palhetas dos limpadores dos vidros e a
maioria só percebe a importância delas quando surge uma tempestade na
estrada. Parece besteira, mas é um item importantíssimo, porque chove
muito nessa época do ano. São detalhes que os motoristas, em geral, não
notam porque rodam pouco com seus carros (circulam basicamente nas
redondezas de casa, para ir ao trabalho), alerta Ricardo Bock.
2) Verifique o nível da água no reservatório do limpador
Trocar as palhetas dos limpadores é o primeiro passo. E ter água para
limpar os vidros também é cuidado fundamental, reforça Ricardo Bock.
3) Atenção ao TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus
É aquela porção de borracha que denuncia que o pneu está gasto. O
número normalmente é indicado na lateral do pneu. No momento em que a
linha transversal aparecer, é o sinal de que o pneu perdeu sua
capacidade de drenagem de água. E o carro pode aquaplanar. Os pneus são
os únicos elementos de ligação do veículo com a estrada. Por isso, é
vital a verificação, aponta o professor-engenheiro da FEI.
4) Verifique as pastilhas dos freios
É um item de baixo custo determinante em uma situação de emergência, quando é necessário frear bruscamente o veículo.
5) Verifique o nível do fluido de freio, especialmente nos veículos mais antigos
Os óleos e fluidos de hoje não duram mais de três anos. Portanto, não
é uma questão de segurança imediata, mas é algo que requer sempre
atenção, atenta Bock.
6) Verifique o alinhamento das rodas
Numa frenagem em alta velocidade, as rodas desalinhadas podem
provocar um desvio inesperado de trajetória, sem que o motorista consiga
prever, o que pode causar acidentes graves e até capotamentos, aponta o
engenheiro Ricardo Bock.
7) Verifique o circuito de arrefecimento do motor
É fundamental conferir o nível da água do radiador e o funcionamento
da ventoinha. Às vezes ficamos parados na estrada, em engarrafamentos, e
o motor pode aquecer, causando problemas sérios e, em alguns casos,
danos mais severos
Dica importante
O carro requerer constante reposição de água é indício de vazamento.
Nesses casos, verifique as mangueiras. Basta um buraquinho com diâmetro
de alfinete para vazar água ou vapor. A quantidade é tão pequena, que no
dia-a-dia não notamos o problema, pois os frentistas de postos de
abastecimento completam o reservatório com água. Só que em uma viagem de
500 km, o motorista descobre que o carro está perdendo água em excesso.
Aí a situação complica.
8) Verifique a pressão do pneu sobressalente, o popular estepe
Aqui a dica é bem simples: calibre o estepe antes de viajar, pois se
um dos pneus furar na estrada, não adianta fazer a troca, reforça Bock.
9) Verifique a pressão dos pneus
É fundamental seguir rigorosamente os valores indicados pela
fabricante, que normalmente aparecem em plaquinhas fixadas junto à porta
do motorista. Usar calibração inadequada pode resultar em acidentes e
no consumo de combustível.
10) Cuidado com bagagens em cima do veículo
Tem até norma para isso. O problema é que as pessoas colocam bagagem
demais, e isso facilita uma eventual capotagem, pois o centro de
gravidade fica mais alto, alterando completamente a dinâmica do veículo.
As pessoas, em geral, passam o ano inteiro dentro da cidade,
circulando por vias urbanas a 20 km/h, em meio a engarrafamentos. Nessas
condições, alguns itens do veículo parecem detalhes, muitos sequer são
notados. Para que trocas o limpador? Aí surge uma chuva forte no meio da
estrada e o cidadão descobre que tinha de ter trocado a palheta, ou que
deveria ter substituído o pneu, pois o carro está aquaplanando. Esses
são os piores momentos para se descobrir problemas. Portanto, é
fundamental revisar itens básicos do veículo antes de cair na estrada,
conclui o engenheiro e professor de Engenharia Mecânica da FEI, Ricardo
Bock.
Fonte: R7 Notícias
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