Pode-se dizer que o pneu
é o principal componente de uma motocicleta. É ele quem dá a
estabilidade e garante o equilíbrio do motociclista. Por isso, é
importante ficar de olho no borrachudo, verificando o seu desgaste e
sempre calibrando, para garantir a segurança do condutor e do garupa,
além de aumentar a sua vida útil. E quando chegar a hora de trocá-lo é
importante saber qual o tipo específico para a sua moto.
Calibrar os pneus
e verificar o desgaste. Essas são as dicas para quem quer se sentir
seguro na moto. “Tudo depende do uso da motocicleta, mas o ideal é fazer
a calibragem uma vez por semana verificando a pressão de cada um no
manual do proprietário”.
Quanto ao momento da troca, todo pneu possui sulcos – as fendas na superfície
de contato -, que garantem a aderência, principalmente em dias de chuva.
Um pneu “careca” representa perigo na hora de acelerar, frear e
contornar curvas. “Quando estes sulcos estão muito desgastados, a moto
perde aderência e o risco de acidente é eminente”.
Para saber a hora certa de trocar o pneumático da moto é interessante
fazer a inspeção visual. Mas, como o desgaste da banda de rodagem não
acontece por igual, todo pneu possui um sigla chamada TWI (Tread Wear
Indicator – Indicador de desgaste). Essa marca indica o desgaste máximo
que o pneu pode ser usado. Quando esse limite é alcançado, ele deve ser
substituído imediatamente.
Tanto para quem usa muito a motocicleta, quanto para quem vai apenas
para o trabalho, é necessário verificar o desgaste do item.FONTE: Vrum
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