A baixa do IPI nos últimos anos tornou fácil a aquisição de novos  veículos pelos consumidores de todo Brasil. Mas para que o  condutor transite legalmente é necessário registrar o automóvel no  Departamento Estadual de Trânsito,  nas  Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou Regionais de  Trânsito (Retrans) de suas respectivas localidades.
Cadastrar o veículo novo consiste na realização do 1º emplacamento e  para que esse processo seja feito tranquilamente o proprietário deve se  atentar às orientações sobre prazo e documentação necessária.
Após a saída do veículo da concessionária o proprietário tem um prazo  de 15 (quinze) dias para apresentar-se no Detran com os seguintes  documentos:
- Documento de Identificação (original e cópia em perfeitas condições);
- CPF (original e cópia em perfeitas condições);
- Comprovante de endereço (emitidos nos últimos 3 (três) meses);
- Primeira via da Nota Fiscal;
- Decalque do Chassi colado na Nota Fiscal (procedimento realizado pela concessionária ou no setor de vistoria do Detran).
- Documento de Identificação (original e cópia em perfeitas condições);
- CPF (original e cópia em perfeitas condições);
- Comprovante de endereço (emitidos nos últimos 3 (três) meses);
- Primeira via da Nota Fiscal;
- Decalque do Chassi colado na Nota Fiscal (procedimento realizado pela concessionária ou no setor de vistoria do Detran).
Em caso de Pessoa Jurídica, se faz necessário o contrato social e  cartão do CNPJ devidamente registrados  com cópia autenticada e  documento de identificação . Já nos casos em que  os proprietários optem serem representados por terceiros, o mesmo deve  possuir procuração com fins específicos, firma reconhecida (em caso de  firma reconhecida em outro Município ou Estado o documento deve  reconhecer sinal público do tabelião) e documento de identificação do  outorgante (cópia autenticada), como também do procurador.
Com todos os documentos em mãos o usuário pode dirigir-se a Central  de Atendimento na CIRETRAN, para abertura do  serviço. Depois será encaminhado a uma unidade da Secretaria da Fazenda para emissão do Documento de Arrecadação Estadual – DAE (IPVA).
A próxima etapa é providenciar a confecção da placa e em seguida  realizar os devidos pagamentos. Depois de pagas às taxas, o usuário deve  retornar a Central de Atendimento para receber o Certificado de  Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento  de Veículos (CRLV).
Seguindo as etapas corretamente o proprietário já pode dirigir-se ao  setor de Selagem para colocação da placa. 
 
 
quanto custa isso tudo??
ResponderExcluirquanto custa isso tudo??
ResponderExcluir