quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COMO EMPLACAR O SEU VEICULO 0 Km.

A baixa do IPI nos últimos anos tornou fácil a aquisição de novos veículos pelos consumidores de todo Brasil. Mas para que o condutor transite legalmente é necessário registrar o automóvel no Departamento Estadual de Trânsito,  nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou Regionais de Trânsito (Retrans) de suas respectivas localidades.
Cadastrar o veículo novo consiste na realização do 1º emplacamento e para que esse processo seja feito tranquilamente o proprietário deve se atentar às orientações sobre prazo e documentação necessária.
Após a saída do veículo da concessionária o proprietário tem um prazo de 15 (quinze) dias para apresentar-se no Detran com os seguintes documentos:
- Documento de Identificação (original e cópia em perfeitas condições);
- CPF (original e cópia em perfeitas condições);
- Comprovante de endereço (emitidos nos últimos 3 (três) meses);
- Primeira via da Nota Fiscal;
- Decalque do Chassi colado na Nota Fiscal (procedimento realizado pela concessionária ou no setor de vistoria do Detran).
Em caso de Pessoa Jurídica, se faz necessário o contrato social e cartão do CNPJ devidamente registrados  com cópia autenticada e documento de identificação . Já nos casos em que os proprietários optem serem representados por terceiros, o mesmo deve possuir procuração com fins específicos, firma reconhecida (em caso de firma reconhecida em outro Município ou Estado o documento deve reconhecer sinal público do tabelião) e documento de identificação do outorgante (cópia autenticada), como também do procurador.
Com todos os documentos em mãos o usuário pode dirigir-se a Central de Atendimento na CIRETRAN, para abertura do serviço. Depois será encaminhado a uma unidade da Secretaria da Fazenda para emissão do Documento de Arrecadação Estadual – DAE (IPVA).
A próxima etapa é providenciar a confecção da placa e em seguida realizar os devidos pagamentos. Depois de pagas às taxas, o usuário deve retornar a Central de Atendimento para receber o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Seguindo as etapas corretamente o proprietário já pode dirigir-se ao setor de Selagem para colocação da placa.

2 comentários:

Obrigado pelo seu comentário.