Qual
limite de peso suportam os racks para bicicleta? Posso ser multado pela
altura da bike? E por esconder a placa do veículo? Quando o assunto é
colocar a magrela no carro e sair por aí para pedalar, essas são algumas
dúvidas que afligem os motoristas e ciclistas. A Resolução 349, do
Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamenta o assunto e
estabelece regras para o transporte. Nos casos em que a bicicleta é
transportada na parte traseira do veículo e encobrir a placa, a
resolução define a adoção de uma segunda placa de identificação, no lado
direito da traseira do veículo e instalada no para-choque ou na
carroceria. Esta placa, no entanto, precisa ser lacrada e fixada pelo
órgão de trânsito do estado ou município.
Outras exigências também estão definidas, como a largura da bicicleta
não ultrapassar a do veículo e os indicadores de direção, como luzes de
freio e dispositivos refletores, não serem encobertos. Os racks da
marca Pro-Series são destinados à parte traseira dos veículos e
ajustáveis de acordo com seu formato, podendo ser posicionados
perpendicularmente ao chão ou com uma angulação que varia entre 15 e 30
graus, o que é o suficiente para que a placa fique à mostra. E também
possuem dispositivos refletores.
Quanto ao limite de peso, o rack de teto da marca Róla é indicado
para o transporte de somente uma bicicleta, suportando, portanto, o peso
da mesma. “O rack Róla deve ser instalado nas barras aplicadas ao longo
da longarina do carro, utilizadas também para o transporte de
bagageiros”, explica Alexandre Torres, coordenador de produtos da
Cequent Performance Products no Brasil. Este é outro ponto definido pela
resolução: a bicicleta poderá ser transportada em pé, já que, de acordo
com a resolução, é considerada um item indivisível. Já os modelos
Pro-Series, instalados na traseira dos veículos, comportam de uma a
quatro bicicletas, sendo produtos específicos para cada quantidade.
Quando a questão é a altura, nenhum dos modelos expõe os motoristas a
infrações e multas ou interferem na visibilidade dos mesmos. A
engenharia do rack Róla demanda a remoção da roda dianteira da bicicleta
para que o restante seja encaixado no garfo do rack. “Dessa maneira, a
bicicleta fica bem baixa, tanto que o produto é indicado para carros de
passeio e SUVs, inclusive”. Os racks de traseira, por sua vez, ficam
abaixo da linha do retrovisor, o que não atrapalha a visão do motorista.
Os racks Róla e Pro-Series respeitam o padrão internacional de
fabricação e todos são de fácil e rápida instalação. As ferramentas
necessárias estão inclusas no kit do produto e não demandam perfuração.
Fique atento!
- Conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de
identificação é infração gravíssima, com multa e apreensão do veículo
como penalidades;
- Transitar com o veículo arrastando a carga sobre a via é infração gravíssima com penalidade de multa;
- Transitar com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites
estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização, também é
infração gravíssima sujeita a multa;
- Transitar com excesso de peso, admitido percentual de tolerância
quando aferido por equipamento, representa infração média, com multa
acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso
apurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.