É
um círculo vicioso: o motorista que recebeu pouca educação para o
trânsito tende a cometer mais infrações contra ciclistas e pedestres,
muitas vezes até por desconhecimento do Código Brasileiro de Trânsito; o
ciclista vê pouca possibilidade de diálogo e, não raro, age conforme
acredita que seja mais seguro; o poder público nem sempre intervém de
forma adequada para resolver impasses. E segue o círculo, prejudicial e
perigoso para a sociedade.
Como levar ao motorista que já tem anos de volante procedimentos
corretos e informação adequada sobre a convivência com o ciclista? O
Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) tomou uma inciativa nesse
sentido que, embora tímida, pode ser replicada e expandida: no final
dos cursos de reciclagem obrigatórios para motoristas infratores,
distribuirá 200 mil exemplares de uma cartilha com dicas e orientações
sobre a convivência com a bicicleta.
A cartilha soma-se a uma mudança ainda mais importante: passam a ser
obrigatórias questões envolvendo bicicletas em pelo menos uma das 30
questões da prova teórica para emissão da Carteira Nacional de
Habilitação (CNH). A mudança se deve a negociações da CicloIguaçu
(Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu), que tem lutado para ampliar o
conhecimento de artigos fundamentais, como o 201 do CTB, que determina a
distância de 1,5 metro na ultrapassagem de ciclistas, na formação de
motoristas. A mudança nos testes deve ser efetivada nos próximos meses. O
Detran de Pernambuco se inspirou na iniciativa e a está reproduzindo:
13 perguntas envolvendo bicicleta foram incluídas no conjunto de
questões para o teste teórico.
A cartiha do Paraná também será distribuída em ações educativas e
eventos em parceria com órgãos como ONGs que trabalham pela segurança no
trânsito, e pode ser reimpressa sempre que o órgão precisar. Ao isolar
os artigos que envolvem o uso de bicicleta no tráfego, é possível
orientar não apenas os ciclistas, mas os motoristas, que têm
responsabilidade sobre a segurança de veículos mais frágeis. O conteúdo
foi provido pela Transporte Ativo, que cedeu o material e os direitos
autorais.
Fonte: Vá de Bike
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.