Para garantir uma pilotagem segura, não basta apenas escolher a moto ideal
na hora de comprar e usar todos os acessórios imprenscindíveis, como capacete e
uma roupa adequada. Também é importante ficar atento, no dia a dia, à posição certa para pilotar uma moto. Para quem precisa usar o
meio de transporte por um período prolongado no cotidiano, uma boa postura é
fundamental para evitar desgastes na musculatura. Além disso, o conforto é
essencial para que o desempenho em cima da motocicleta seja o melhor possível.
Cada detalhe pode fazer diferença, portanto confira as dicas para pilotar com a
postura correta.
É importante saber que a preocupação não deve ser focada apenas na coluna. A
recomendação é que esta parte do corpo esteja o mais ereta possível. Mas que
outras partes também devem receber atenção. A cabeça, por exemplo, deve estar
sempre levantada. “O ideal é ter a visão mais longe possível. Se o veículo da frente frear, você já vai estar
atento e vai conseguir frear também a tempo”, explica Sérgio Casssoli,
instrutor do Centro Educacional de Trânsito Honda.
Os ombros e braços precisam ter livre movimento do guidão, não podem estar
travados. Por isso, o segredo é estar com eles relaxados, com os cotovelos
ligeiramente flexionados e com as mãos segurando a manopla firmemente no
centro. “Não se deve segurar nas pontas porque existe o risco de escapar”,
aconselha Cassoli.
A atenção também deve se voltar para a parte inferior do corpo. O quadril
deve ficar posicionado o mais próximo possível do tanque de combustível. “Se o condutor senta muito para trás, a frente fica
muito leve e atrapalha a condução”, afirma o instrutor. Já os joelhos devem
ficar pressionando o tanque de combustível levemente para formar um conjunto
com a moto. Os pés, por sua vez, devem estar paralelos ao chão e apontados para
a frente. “O mais recomendado é que os pés estejam um pouco mais para trás. Se
precisar frear com urgência, é só escorregar para frente. Outro detalhe é que
não pode relaxar e deixá-los apontados para baixo”, conclui Cassoli.
O segurança e manobrista de uma academia, Jefferson Rodrigo de Melo, de 30
anos, pilota moto desde 2002, e sempre utiliza o meio de transporte por muitas horas
no dia. Ele vai não apenas para o trabalho, como faz outros
serviços, como o de entregador, com o veículo. Mas Jefferson nunca teve
problemas de dores no corpo. “Isso porque sempre me preocupei em pilotar de
forma correta. Desde a época que fiz a auto-escola, perguntei como deveria ser
a postura ideal”, revela.
Saiba Mais
1 - Cabeça/Visão
Levantada, com a visão mais adiante possível
2 - Coluna Ereta para evitar fadiga
3 - Ombros e braços
Relaxados para facilitar o movimento do pescoço
4 - Cotovelos
Ligeiramente flexionados
5 - Punhos
Paralelos em relação às mãos
6 - Mãos
Firmes no centro das manoplas (polegar abaixo)
7 - Quadril
Próximo ao tanque
8 - Joelhos
Pressionando levemente o tanque
9 - Pés
Apoiados nas pedaleiras e apontados para frente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.