Não
é difícil encontrarmos pelas ruas das cidades brasileiras crianças
sendo transportadas irregularmente em motocicletas. Essa é uma triste
realidade e que pode trazer graves consequências. De acordo com dados da
Seguradora Líder DPVAT, entre os anos de 2008 e 2012, os casos de morte
e invalidez permanente entre crianças de 0 a 10 anos, transportadas em
motos, cresceu consideravelmente.
Ainda de acordo com a Seguradora Líder DPVAT, somente no ano de 2012,
foram pagas 674 indenizações de morte e invalidez permanente de
acidentes, ocorridos em 2012, envolvendo crianças de até 10 anos,
transportadas em motocicletas, sendo que o número ainda pode ser maior,
considerando os pedidos de indenizações do Seguro DPVAT podem ser feitos
em até 3 anos após a data do acidente. A faixa etária com maior
incidência de sinistros ocorridos, no ano de 2012, é a de 7 a 10 anos,
mas um dado preocupante é que a soma das faixas de 0 a 1, de 1 a 4 e de 4
a 7 anos equivale a 56% das ocorrências de indenizações pagas pelo
Seguro DPVAT, que representa uma ilegalidade.
Além de representar um número muito alto, essa última estatística
representa uma infração gravíssima, já que de acordo com o Código
Brasileiro de Trânsito, a idade mínima para o transporte em motocicletas
é de 7 anos. Além disso, é necessário que a criança tenha a altura
apropriada, para que seus pés fiquem apoiados na pedaleira e ela consiga
ter firmeza nas mãos e braços.
Quando a criança estiver apta a andar de carona na motocicleta, o
condutor não pode esquecer de que ela deve utilizar um capacete
apropriado, que não fique frouxo e que não saia com facilidade, e também
uma roupa adequada, que minimize o risco de lesões.
Vamos lembrar que crianças dessa idade dependem dos nossos cuidados
para estar em segurança. É nossa obrigação zelar para que nada de ruim
aconteça a esses pequenos.
Fonte: Segs.com.br
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