quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CONTRAN ESTÁ PROIBIDO DE CANCELAR CNHs SEM RECADASTRAMENTO.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está impedido de cancelar carteiras de habilitação (sem fotos) de motoristas que não se recadastraram até agosto de 2008. Numa ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal considerou nula a resolução número 276 do Contran, sobre o tema. A cassação das carteiras já estava suspensa por efeito de liminar desde dezembro. A decisão, da 22ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, vale para todo o território nacional. A resolução 276 dava o prazo até 10 de agosto de 2008 para que os portadores de habilitações expedidas antes do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se recadastrassem nos departamentos estaduais de trânsito. O objetivo era substituir as carteiras antigas pelo modelo atual com foto e assinatura digitalizada. O descumprimento da resolução acarretou em cancelamento sumário da habilitação. Milhares de motoristas tiveram as carteiras canceladas em todo o Brasil. Segundo o procurador da República, Fernando Almeida Martins, apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, cerca de 3 milhões de motoristas foram prejudicados. Na opinião dele, que é autor da ação, a resolução do Contran é ilegal e inconstitucional sob vários aspectos. Martins destacou hoje (29), dia em que o MPF divulgou a decisão, o fato de todas as informações dos bancos de dados terem sido apagadas, como se as carteiras de habilitação canceladas jamais tivessem existido. Outro argumento do MPF, considerado pela Justiça Federal, foi a falta de publicidade sobre a resolução do Contran. Muitos motoristas perderam suas carteiras sem sequer terem conhecimento da exigência de recadastramento.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

OS MAIS POLUENTES.

  1. O Ministério do Meio Ambiente divulgou um ranking dos automóveis mais poluentes comercializados no país. E qual não foi a surpresa ao olhar a lista e perceber que os carros a álcool ocupam oito das 15 piores posições.

  2. Foram feitas 250 avaliações de veículos leves produzidos em 2008, os automóveis “flex”, que representam 85% da frota comercializada no país em 2008, tiveram duas avaliações diferentes, uma para gasolina e outra para álcool.

  3. Foram dadas notas de um (piores) a dez (melhores) para a emissão de três gases poluidores –monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio (que mesmo não prejudicando o meio ambiente afetam a saúde).

  4. Confira o Ranking:

  5. ranking

PRESENTÃO. SÃO PAULO GANHA MAIS DE 1,2 MILHÃO DE VEÍCULOS EM UM ANO.

Sim, você leu certo. A frota de veículos no Estado de São Paulo recebeu, entre junho de 2008 e junho de 2009, 1,2 milhão veículos e atingiu a marca de 19,5 milhões, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

E olha que a capital não é a grande culpada. Apesar da cidade de São Paulo concentrar a quantidade de veículos por habitante (um veículo para 1,68 morador), o grande aumento veio do interior, litoral e municípios da Região Metropolitana.presente

Só na cidade de São Paulo já são 6,55 milhões de veículos, entre carros, motos, vans, utilitários, caminhões, ônibus, entre outros. Se todos os veículos fossem colocados na rua ao mesmo tempo e enfileirados, daria para dar uma volta completa no planeta Terra, que possui cerca de 40 mil km de circunferência.
De acordo com os dados do Detran, a frota de veículos cresceu aproximadamente 30% na capital na última década. Fora da cidade de São Paulo, no entanto, o aumento foi bem maior: 77%. Em todo o Estado, o aumento da frota foi de 58%.

Redução de IPI, transporte público ruim, malha de metrô escassa. Estes números só tendem a aumentar e aumentar com o passar dos anos.

QUE PRESENTE!

O que fazer?

domingo, 27 de setembro de 2009

CERTO OU ERREDO.

ESTACIONAR NA FAIXA DE PEDESTRES

HOJE IREMOS INICIAR O NOSSO CERTO OU ERRADO QUE TINHAMOS COMENTADO ANTERIORMENTE AQUI NO NOSSO BLOG, QUE FUNCIONARÁ DA SEGUINTE FORMA: TODO SEMANA POSTAREMOS UMA FOTO DE ALGUMA SITUAÇÃO NO TRÂNSITO, CERTO OU ERRADA E O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ BLOGUEIRO TERÁ A OPORTUNIDADE DE FAZER O SEU COMENTÁRIO OU DIZER SE É CERTO OU ERRADO.

OBS: TOMAREMOS TODO O CUIDADO PARA NÃO IDENTIFICAR O INFRATOR, VOCÊS SABEM POR QUAIS MOTIVOS.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

POSTOS ADOTAM O NOME ETANOL NAS BOMBAS.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP), em abril de 2009, autorizou a alteração do nome e alguns postos de São Paulo já começaram a substituir nas bombas a palavra Álcool por Etanol.

O presidente da ANP, Allan Kardec Dualibe, acredita que emetanol_logo aproximadamente 90 dias todos os postos do País já terão feito a substituição para “etanol”.

A idéia e que a substituição da palavra nas bombas seja positiva para o país e que reforce ainda mais a posição internacional do produto brasileiro. De todos os países do mundo o Brasil é o único país que não utilizava a palavra “etanol” para mencionar o produto.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ONDA DOS ITENS REGENERATIVOS.

A fórmula 1 apresentou uma novidade para a categoria, o Kers: freios regenerativos, que convertem a energia cinética do movimento do carro em eletricidade para alimentar um motor elétrico.

Poucos sabem é que este recurso já equipa os modelos híbridos, como o Toyota Prius, lançado em 1997 e até mesmo carros a gasolina, como o esportivo M3 da BMW, que usa a recuperação de energia cinética dos freios para alimentar a diversidade de equipamentos elétricos do esportivo.

Estes “itens regenerativos” serão equipamentos quase que obrigatórios para aumentar a autonomia dos veículos elétricos que começam a chegar ao mercado. Estima-se que, de cada 10 litros consumidos por um carro a gasolina, apenas 3 são usados para fazer o veículo se mover. Os outros 7 acabam se perdendo, seja em forma de calor gerado na combustão, seja no atrito de peças do motor e da transmissão, seja para acionar periféricos.energia

Conheça mais alguns produtos regenerativos que devem entrar no mercado:

1-) A Eaton criou um freio regenerativo para caminhões que não usa eletricidade. Quando o freio é acionado, a energia cinética ativa uma bomba, que libera fluido hidráulico para um acumulador que contém nitrogênio. O gás se comprime e ajuda a parar o caminhão. Mais tarde, quando se pisa no acelerador, o fluido se expande e impulsiona o veículo nas arrancadas, aumentando a economia de combustível.

2-) Nos carros com freios regenerativos, o motor elétrico é o responsável por parar o veículo. A cada frenagem, o movimento das rodas se converte em eletricidade, que é transmitida por circuitos elétricos até as baterias. Assim, a energia armazenada pode aumentar a autonomia do veículo híbrido ou elétrico em até 50%.

3-) A Universidade de Tufts (EUA) desenvolveu amortecedores que absorvem as irregularidades do solo e as convertem em eletricidade. Sempre que o carro fizer uma curva ou passar por um buraco ou ondulação da pista, um ou mais amortecedores serão comprimidos. Esse movimento aciona o gerador linear, que vai transformar o sobe-edesce em energia elétrica, que será enviada por meio de cabos para as baterias.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

QUE TAL NOMEAR UM CARRO?

semnome

Sim, a montadora chinesa Chery dará esta oportunidade para os brasileiros. Por meio de um concurso cultural a empresa permitirá que criemos um nome para o novo veículo que a marca pretende trazer ao país.

Para participar, é necessário visitar o site da Chery, ler o regulamento do concurso, e se inscrever. O vencedor não irá ganhar um exemplar do carro, e sim uma viagem de sete dias à China, com direito a uma vista à fábrica da Chery na cidade de Wuhu.

A montadora que já estreou o SUV compacto Tiggo ainda promete outros dois modelos (fora o novo “carro sem nome”) para o Brasil: o Face, um hatch compacto parecido Volkswagen Fox, e o QQ, que lembra um Kia Picanto.

Obs: Site da promoção - http://www.cherybrasil.com.br/modelos_new_name_regulamento.php

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ATENÇÃO NO RETROVISOR.

retrovisorUma dúvida comum que acontece é a dúvida, porque o retrovisor direito apresenta imagens irreais, normalmente distorcidas da realidade?

A resposta é simples, o espelho retrovisor do lado direito fica distante dos olhos do condutor, por essa razão a imagem fica distorcida, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real.

Outra explicação é a forma do espelho, lembra da aula de física? Espelhos côncavos e convexos? Então, o retrovisor é do formato convexo, e tem como objetivo de ampliar o campo visual do motorista. É útil ser desta forma, mas distorce a realidade.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FIAT LANÇA SITE PARA REPARADORES INDEPENDENTES.

fiat

Uma iniciativa muito legal foi tomada pela Fiat. A empresa lançou um canal de comunicação direto com o reparador independente via web.

É o site www.reparadorfiat.com.br, nele o profissional de oficina pode se cadastrar gratuitamente para ter acesso às informações do fabricante, como catálogo de peças, dicas de reparo passo-a-passo, palestras e dicas sobre a assistência técnica e consertos rápidos, comparativos entre peças genuínas produzidas pela Fiat e outras empresas independentes, notícias, entre outras informações.

Mas não são somente os profissionais do ramo que serão beneficiados pelo site. Se você é amante do carro, gosta de “brincar” de ser mecânico nas horas vagas, não pode perder esta. Aproveite, é gratuito!

Segundo a empresa a criação do site foi uma iniciativa para criar uma maior aproximação das oficinas mecânicas com o fabricante.

domingo, 20 de setembro de 2009

ESTUDO MOSTRA QUE BRASILEIROS IGNORAM O USO DO CINTO NO BANCO DE TRÁS.

A lei existe desde 1997 mas é pouco - ou quase nada - respeitada. Segundo estudo realizado pela CET, dos mais de 10 mil veículos analisados, apenas 12% utilizavam o cinto no banco de trás. Pelo menos os números são animadores quando falamos do motorista e do passageiro que vai no banco da frente. Dos mesmos 10 mil, 96% utilizavam o cintoequipamento de segurança.

E olha que a falta do cinto no banco de trás também é considerada infração grave. Em uma batida entre dois carros a uma velocidade de 50 km/h, uma criança de 25 kg, por exemplo, ao ser arremessada, provocará um impacto que terá uma força centenas de vezes maior do que o peso dela.Os especialistas criticam o uso da película escura nos vidros, porque dificulta a fiscalização. E você, utiliza o cinto no banco de trás?

sábado, 19 de setembro de 2009

PIADA NO BLOG.

Hormonios na cerveja

Cientistas descobrem que após a fermentação, a cerveja passa por uma transformação química e libera um composto parecido com o hormônio feminino.

Deve ser por isso que quando tomamos uma cerveja a gente começa a falar demais; Ri à toa; E dirige mal…


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM FLORIANO.

Começou nesta sexta-feira, 18, em todo o país a Semana Nacional do Trânsito, com o tema Educação no Trânsito. E em Floriano-PI a abertura oficial do evento aconteceu, às 8:00hs, na Praça Dr Sebastião Martins, com um alerta á população para a educação no trânsito. Segundo o superintendente da SUTRAN(Superintendência de transporte e trânsito municipal), Sr Carlos Antonio, este é o principal meio de evitar os acidentes causados em sua maioria pelos próprios condutores que descumprem as regras definidas pelo Código Nacional de Trânsito.
A proposta nestes dias de evento é realizar atividades que incentivem o respeito, a tolerância, a harmonia e acima de tudo a solidariedade no trânsito e juntamente com nossos paceiros "PM, PRF, Cajueiro Motos e o Projeto Mini Avenida do Blog Falndo em Trânsito", durante a semana promoveremos atividades como blitz educativas, panfletagem nas principais ruas e avenidades da cidade e de conscientização, destacando funcionários para proferirem palestras a alunos em escolas públicas e particulares da nossa cidade.
“Se todos passarem a mudar suas posturas cumprindo as leis, com certeza vamos ter um trânsito muito mais tranqüilo e seguro". Finalizou.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GOVERNO DE OLHO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

Segundo estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, nos últimos 13 anos houve um aumento de 56% nas emissões de gás carbônico no setor de transportes.

Na tentativa de reduzir estes números, o Brasil criou o Proconve (programa que regula as emissões) que entrará em uma nova fase entre janeiro de 2013poluicaocarro02 e janeiro de 2014. Neste período os carros de passeio e comerciais leves (utilitários, picapes, jipes etc.) que saírem de fábrica deverão emitir 33% menos poluentes, em média.

Além das fábricas, a Petrobras também terá que se cuidar. A empresa também deverá melhorar a qualidade do combustível (gasolina e diesel) vendido no país.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REJEITAR TESTE DE BAFOMÊTRO PODE ACABAR EM PRISÃO.

O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro numa fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) poderá ser preso por crime de desobediência. A pena prevê multa e detenção de 15 dias a seis meses. A determinação toma por base um estudo técnico da PRF, que no fim de julho recebeu um parecer favorável da Advocacia Geral da União (AGU). A polícia argumenta que o direito do motorista de não produzir prova contra si mesmo não tem validade no teste de alcoolemia. Atualmente, com base no que determina a lei seca, quem se negar a soprar o bafômetro é multado em R$ 955 e tem a carteira de habilitação suspensa. A advogada da União Maria de Lourdes de Oliveira, em parecer emitido em julho, considerou o texto "bem fundamentado" e incluiu a possibilidade de prisão por desobediência. O estudo afirma que o direito de constituir prova contra si não está previsto na Constituição Federal, e sim num tratado internacional de 1969: o Pacto de San José da Costa Rica. E o próprio pacto, que em 1992 passou a fazer parte do ordenamento jurídico brasileiro, determina que "o exercício de um direito fica limitado à preservação dos direitos das demais pessoas". Segundo o inspetor da PRF, Alexandre Castilho, o direito de não constituir prova contra si mesmo foi criado para garantir a liberdade individual numa época de regimes de exceção no continente latino-americano e por isso não se aplicaria à lei seca. "Nunca ninguém falou que não precisa passar no raio X do aeroporto para não produzir provas contra si." Equívoco Para o jurista Luiz Flávio Gomes, o estudo da polícia e o parecer favorável da Advocacia Geral da União estão equivocados - ambos. Se a determinação de prisão for aplicada, ele acredita que os advogados vão reagir e pedir habeas corpus. "É um direito nosso recusar o bafômetro e ninguém pode ser punido por exercer um direito." Segundo Gomes, o teste do etilômetro não é a única prova para comprovar a embriaguez e por isso é um abuso que o motorista seja obrigado a soprar o equipamento. Em nota, a assessoria da AGU afirmou que o parecer é um procedimento interno que "não tem efeito direto na administração pública como um todo". E você o que me diz dessa polémica.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AULAS NOTURNAS DE DIREÇÃO SERÃO OBRIGATÓRIAS PELAS AUTO-ESCOLAS.

A Comissão de Educação (CE) aprovou, na manhã desta terça-feira (9), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/09, que torna obrigatória as aulas noturnas de direção para os candidatos à carteira nacional de habilitação. O objetivo é fazer com que os aprendizes acostumem-se às condições especiais do trânsito sem a luz do dia. De acordo com o projeto, que teve como relator o senador Paulo Paim, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecer uma carga horária mínima para as aulas noturnas. Atualmente, para realizar o teste de direção, o pretendente à carteira de motorista, ou de motociclista, deve assistir pelo menos à 15 horas/aula, conforme estabelece a Resolução 168/2004, do Contran. Na justificativa do projeto, o deputado Celso Russomano argumenta que o aprendizado não pode ser um "merco simulacro", ou seja, uma cópia grosseira, da realidade. Como a maior parte dos acidentes é de responsabilidade dos motoristas, ficando as demais causas em segundo plano, o parlamentar reforça, com a matéria, o seu ponto de vista de que a formação dos condutores deve ser aperfeiçoada. O projeto será examinado em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde terá decisão terminativa. Se a matéria não sofrer alterações, irá a sanção presidencial. No caso de ser alterada, volta à apreciação da Câmara dos Deputados.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nos EUA, não ter carro pode engordar.

Apresentamos hoje uma pesquisa interessante, não tem a ver com a saúde do seu carro e sim com a sua.
Praticar esportes e andar a pé, além de serem sinônimos de vida saudável, é uma ótima maneira para se perder peso, certo? Errado, pelo menos na parte de andar a pé. Segundo estudo realizado em Los Angeles (EUA), pessoas que não têm carro podem engordar mais do que quem não costuma caminhar.
Matemática estranha esta da pesquisa. Seria se a explicação não fosse boa, o que acontece é que. para facilitar a locomoção, aqueles que não tem carro preferem morar perto de áreas bem servidas por lanchonetes e restaurante. Ou seja, com várias tentações ao lado, fica difícil manter o peso.
A pesquisa abrangeu 2.156 adultos e levantou informações sobre o índice de gordura corporal, a concentração de restaurantes próximos à residência e a posse ou não de automóveis.
De acordo com a pesquisa, os donos de carros que participaram do estudo eram cerca de 4 quilos mais gordos que os que não possuem veículos. Mas os pedestres que moram perto de núcleos cheios de lanchonetes são, em média, cerca de 6 quilos mais pesados que seus vizinhos motorizados.
O fator econômico também influi, já que os que não têm carros costumam se alimentar com muito mais frequência em lanchonetes do que em restaurantes que oferecem outros tipos de alimentação.
Será que na sua cidade funciona desta forma? Comece a reparar na vizinhança e nos conte!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LEIA O MANUAL DO SEU VEÍCULO.

Quase tudo que compramos possui um manual de como utilizar o produto, com os carros a história não é diferente. Você já leu o manual do seu veículo? Se não, não se preocupe, você não é o único.
Poucos tem o hábito de ler, mas o manual é de extrema importância principalmente nos veículos Zero Km, para evitar a perda da garantia contratual ou danos ao veículo.
A garantia pode ser perdida devido à instalação de acessórios fora da rede autorizada, causada pela falta de atenção aos prazos e limites de quilometragem para a realização das revisões
Fora que aprendendo como seu carro funciona, você poderá tirar o melhor rendimento do seu veículo, garantindo um menor gasto com combustível e manutenção.

domingo, 6 de setembro de 2009

PIADAS NO BLOG.

Carro fajuto
Conversam dois agricultores, um Americano e um Português:
- Qual é o tamanho da sua quinta ? - pergunta o Americano.
- Para usch padrõesch portuguesisch, a minha quinta tãim um tumanho razuável: vinte alqueirisch. E a sua? retruca o nobre lusitano.
- Olha, eu saio de casa de manhã, ligo o meu Jeep e ao meio dia ainda não percorri a metade da minha propriedade.- A quem fálasch! - responde o Portuga - já tive um carro dessisch. É uma bóschta…

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CONSELHO RESTRINGE NÍVEIS DE POLUIÇÃO EMITIDA POR CARROS.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta quarta-feira (2) uma resolução que restringe as emissões de poluentes por veículos leves (como carros de passeio, utilitários, picapes e furgões). A partir de 2013, os veículos movidos a diesel terão que sair de fábrica respeitando os novos limites. No ano seguinte, será a vez dos movidos a gasolina. A resolução coloca em vigor a sexta fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que, desde 1986, prevê a redução gradual da emissão de poluentes por automóveis no país

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CARRO COM BAFÔMETRO SÓ LIGA SE MOTORISTA ESTIVER SÓBRIO.


Aparelho vai medir o teor alcoólico do motorista A montadora japonesa Toyota criou em parceria com a empresa Hino um dispositivo que mede o teor alcoólico do hálito do motorista e pode bloquear a partida do automóvel caso o limite tolerável seja ultrapassado.
O bafômetro transfere as informações para o computador de bordo do carro e impede que o motorista embriagado saia dirigindo. O aparelho foi instalado em carros de empresas a partir desta terça-feira (1) em caráter de teste. Em maio deste ano, o governo anunciou uma medida tornando obrigatório a partir de 2010 que as empresas façam teste periódicos com seus motoristas. Quando chegar aqui pelas bandas de Floriano, mais da metade da frota no final de semana para.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

BENEFÍCIOS PARA INFRATORES.

Prazos excessivos de defesa são um dos pontos criticados pelos que estudam reforma do Código de Trânsito, mas especialistas não têm consenso sobre mudançasA tolerância excessiva do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com autores de infrações é um dos pontos criticados pelos que defendem a reforma da lei, em debate no Congresso Nacional. Um exemplo são as exigências para que seja recolhida a carteira do motorista com infrações que somam 20 pontos em um ano: é preciso que as três instâncias de recursos – defesa de autuação, Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e Conselho Estadual de Trânsito – tenham negado a defesa apresentada pelo condutor e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tenha concluído o processo administrativo para apurar irregularidades cometidas por ele. O chefe do Detran-MG, delegado Oliveira Santiago Maciel, critica a regra e tem uma sugestão: “O ideal é que a carteira seja recolhida quando se esgotarem os recursos, mesmo que o processo administrativo não tenha sido finalizado. A resposta das três instâncias sai em aproximadamente seis meses, enquanto a apuração do Detran pode durar muito mais de um ano. Ou seja, o motorista infrator é beneficiado, pois ganha tempo e continua dirigindo”, argumenta. A proposta que na avaliação de Maciel vai apressar a punição será defendida pelo delegado na mesa-redonda de que ele participa amanhã, em Brasília, na Subcomissão Especial de Revisão do CTB da Câmara dos Deputados. O processo administrativo aberto pelo Detran estipula a suspensão imposta ao condutor, que pode variar de um mês a um ano. Para voltar a dirigir, ele tem que se submeter a curso de reciclagem. “Esse processo é demorado por vários fatores, como a localização de testemunhas, além da grande quantidade de apurações”.