quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ONDA DOS ITENS REGENERATIVOS.

A fórmula 1 apresentou uma novidade para a categoria, o Kers: freios regenerativos, que convertem a energia cinética do movimento do carro em eletricidade para alimentar um motor elétrico.

Poucos sabem é que este recurso já equipa os modelos híbridos, como o Toyota Prius, lançado em 1997 e até mesmo carros a gasolina, como o esportivo M3 da BMW, que usa a recuperação de energia cinética dos freios para alimentar a diversidade de equipamentos elétricos do esportivo.

Estes “itens regenerativos” serão equipamentos quase que obrigatórios para aumentar a autonomia dos veículos elétricos que começam a chegar ao mercado. Estima-se que, de cada 10 litros consumidos por um carro a gasolina, apenas 3 são usados para fazer o veículo se mover. Os outros 7 acabam se perdendo, seja em forma de calor gerado na combustão, seja no atrito de peças do motor e da transmissão, seja para acionar periféricos.energia

Conheça mais alguns produtos regenerativos que devem entrar no mercado:

1-) A Eaton criou um freio regenerativo para caminhões que não usa eletricidade. Quando o freio é acionado, a energia cinética ativa uma bomba, que libera fluido hidráulico para um acumulador que contém nitrogênio. O gás se comprime e ajuda a parar o caminhão. Mais tarde, quando se pisa no acelerador, o fluido se expande e impulsiona o veículo nas arrancadas, aumentando a economia de combustível.

2-) Nos carros com freios regenerativos, o motor elétrico é o responsável por parar o veículo. A cada frenagem, o movimento das rodas se converte em eletricidade, que é transmitida por circuitos elétricos até as baterias. Assim, a energia armazenada pode aumentar a autonomia do veículo híbrido ou elétrico em até 50%.

3-) A Universidade de Tufts (EUA) desenvolveu amortecedores que absorvem as irregularidades do solo e as convertem em eletricidade. Sempre que o carro fizer uma curva ou passar por um buraco ou ondulação da pista, um ou mais amortecedores serão comprimidos. Esse movimento aciona o gerador linear, que vai transformar o sobe-edesce em energia elétrica, que será enviada por meio de cabos para as baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.