quarta-feira, 1 de abril de 2009

CANSAÇO MATA - TENHA TEMPO PARA UMA PARADA.

Você sabia que o cansaço é inimigo invisível dos motoristas brasileiros, causando provavelmente 20% dos acidentes e mais de 30% das 24.000 mortes que ocorrem todos os anos nas rodovias brasileiras.O motorista cansado demora mais a identificar uma situação de risco e reagir. Em muitos casos, quando dorme ao volante, sequer reage. São comuns os acidentes sem marca de frenagem. As conseqüências são dramáticas, pois quanto maior a velocidade maior o risco de vítimas fatais.
Na Austrália estudo das autoridades de trânsito comprovou que o cansaço dos motoristas era responsável por 16% dos acidentes e por 30% das vítimas fatais.
Na França, estudo finalizado em 2004, depois de 4 anos de investigação, identificou que os acidentes por cansaço representam 15% do total e 34% dos acidentes fatais ocorridos nas auto-estradas. O que estimulou a Associação de Concessionárias de Rodovias da França a realizar campanha de conscientização dos motoristas.
Há seis anos que o Departamento de Transportes do Reino Unido está realizando a campanha "o cansaço mata".
Nos EUA, o estado de New Jersey foi o primeiro a considerar crime o acidente provocado por motorista cansado, que está sujeito, no caso de vítimas, a pena de 10 anos detenção. Policiais americanos e canadenses, 88% reconheceram que abordaram motoristas que supunham estarem alcoolizados. Concluído o processo, apuraram que, na verdade, esses condutores estavam dirigindo cansados.Portanto, não deixe que esse inimigo coloque em risco sua vida, a de seus familiares ou de terceiros. Na hora de pegar a estrada, a trabalho ou passeio, siga algumas dicas que são recomendações valiosas e que foram selecionadas por especialistas brasileiros e extraídas das campanhas bem sucedidas em todo o mundo.
Observá-las e aplicá-las vai ajudá-lo a combater esse inimigo da vida e amigo da morte: O CANSAÇO NA DIREÇÃO
10 Dicas para combater esse inimigo:
1 Antes de viajar procure dormir bem
2 Nunca viaje cansado
3 Evite dirigir mais que 8 horas por dia
4 Planeje a viagem para evitar dirigir a noite
5 Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção
6 Em viagem prefira alimentos leves
7 Evite viajar sozinho
8 Reveze com outro motorista a condução do veículo
9 Pare sempre que sentir cansaço e durma se puder
10 Não beba nem tome remédios que afetem os sentidos.

2 comentários:

  1. Pois é Sargento. Estou parado, descansando. Vai completar um mês. É só coisa minha mesmo. Cismei e pronto. Mas vou voltar. Aguarde.

    Jair Feitosa.

    ResponderExcluir
  2. Agora quem parou foi eu, só voltarei no dia 09/10.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.