quinta-feira, 30 de abril de 2009

OS MODELOS DE VEÍCULOS MAIS E MENOS VERDE.

O Greener Cars, organização sem fins lucrativos que faz parte do American Council for an Energy Efficient Economy (conselho americano para uma economia eficiente de energia), sediado em Washington (EUA), listou os 12 carros mais e menos verdes (melhores e piores carros para o meio-ambiente de 2008.
A entidade tem como missão divulgar e estudar formas de proteger o meio ambiente.
Mais verdes:
Honda Civic GX 1.8
Toyota Prius 1.5
Honda Civic Hybrid 1.3
Smart Fortwo Convertible / Coupe 1.0
Toyota Yaris 1.5
Nissan Altima Hybrid 2.5
Toyota Corolla 1.8
Mini Cooper / Clubman 1.6
Ford Focus 2.0
Toyota Camry Hybrid 2.4
Honda Civic 1.8
Honda Fit 1.5
Menos verdes:
Volkswagen Touareg 5.0
Bugatti Veyron 8.0
Mercedes-Benz Gl320 CDI 3.0
Jeep Grand Cherokee 3.0
Mercedes-Benz R320 CDI 3.0
Lamborghini Murcielago/ Murcielago Roadster 6.5
Mercedes-Benz Ml320 CDI 3.0
Mercedes-Benz G55 AMG 5.4
Hummer H2 6.0GMC Yukon 2500 6.0
Bentley Azure 6.7
Bentley Arnage 6.7
SÓ CARRÃO, EU TÓ FORA O MEU É FIAT UNO MILLE 1000.

DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL.

Vale a pena descer a ladeira com o carro em ponto morto? E andar com o ar condicionado ligado aumenta ou diminui o consumo de combustível? Muita gente ainda desconhece o que pode prejudicar o consumo do veículo.
Acelerar muito e andar com pneus fora da calibragem são alguns dos fatores que interferem no consumo.
Segundo estudo, andar com libras a menos, aumenta a superfície de contato do pneu com o chão. Como a aderência é maior, você sempre vai ter que acelerar um pouquinho mais.
È meio óbvio, mas acelerar muito aumenta o consumo de combustível. Nos lugares onde tem um sinal em cada esquina, é melhor tentar controlar esta aceleração.
Andar na descida em ponto morto, ao contrário do que se pensa, não é a melhor solução para economizar combustível. Se o carro não está engrenado, o motor continua funcionando na marcha lenta. Você estará gastando o combustível de marcha lenta.
Quando se está engrenado sem acelerar, o sistema corta o combustível por completo.
Outra dica é andar sempre na marcha certa. Isto varia de carro para carro.
Manter o ar condicionado ligado em temperatura média gasta 20% a menos de combustível do que deixá-lo permanentemente na máxima. Para manter aquela temperatura muito baixa, o compressor está sempre consumindo combustível do carro.
Andar com alguns quilos a mais dentro do porta-malas também pode pesar na conta do combustível. Dez quilos já são suficientes pra fazer cair mais rápido o ponteiro do combustível.

terça-feira, 28 de abril de 2009

VEÍCULOS COM ETIQUETAS DE CONSUMO.

O consumo de combustível tem uma relação quase direta entre a queima e a emissão de gases que provocam as mudanças climáticas.
É claro que tecnologia e tipo de combustível usado nos veículos alteram essa conta.Mas saber quanto um carro consome já é um passo importante para decidir como se pode colaborar com a redução poluentes e gases-estufa.
Para facilitar a escolha dos consumidores, a Petrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentaram nesta sexta-feira, os primeiros veículos que receberão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) com dados sobre o desempenho em relação ao consumo de combustível na cidade e na estrada.
Os carros são classificados de A a E, sendo A o mais econômico. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.
A etiquetagem veicular incluirá o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos, como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia.
Cinco fabricantes de veículos que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors, Honda, Kia e Volkswagen) foram os primeiros a se inscrever no programa.

LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR.

A lubrificação é vital para a saúde do motor e qualquer deficiência pode comprometer sua vida útil.
Como parte essencial da mecânica de um automóvel, a lubrificação enfrenta dois momentos críticos. O primeiro deles é a partida a frio. O segundo é o funcionamento em baixas rotações.
Nessas circunstâncias, mas principalmente na partida a frio, a bomba de óleo tem dificuldade para lubrificar de forma adequada todas as partes móveis do motor. Com o propulsor frio, o óleo ainda está totalmente depositado no cárter e muito espesso, o que dificulta sua circulação imediata por todo motor.
Já em baixas rotações, o sistema trabalha com baixa pressão, uma vez que a bomba é acionada pelo funcionamento do motor. Desse modo, a lubrificação também fica comprometidaA tecnologia, enfim, pensou em uma forma de melhorar esses momentos críticos e a solução encontrada foi a adoção de uma segunda bomba de óleo, agora acionada eletricamente.
Contudo, essa inovação não pretende provocar uma revolução na engenharia dos motores, e também não vai aposentar a tradicional bomba de óleo. Essa segunda bomba funciona quando a ignição é ligada, ou seja, basta o motorista girar a chave de contato.
Feito isso, o óleo é distribuído pelo motor em um piscar de olhos. Essa agilidade impede que o motor gire sem estar lubrificado, o que minimiza o atrito e, em conseqüência, o desgaste prematuro.
A ideia não deixa de ser simples, mas foi preciso uma evolução no gerenciamento de motores para conseguir viabilizar a instalação dessa bomba adicional.
Graças à inteligência da central eletrônica do motor, que a cada dia passa a ser maior, essa bomba funciona por meio dos comandos da centralina, que gerencia não só o funcionamento da bomba elétrica, mas também sua vazão.Outra grande vantagem dessa nova tecnologia é que a bomba tradicional pode ser de tamanho menor, o que vai melhorar o rendimento do motor, pois exigirá menor esforço mecânico.
Também não se pode esquecer de citar o próprio lubrificante, que ao sofrer menos fadiga terá sua vida prolongada.

domingo, 26 de abril de 2009

ACIDENTES NÃO FIQUE NO PREJUIZO.

Os acidentes de trânsito, mesmo sem vítimas, podem acabar na justiça. Não é preciso fazer o registro de ocorrência, mas muitas vezes os acordos feitos no local não são cumpridos.
O condutor deve tomar alguns cuidados nestes casos, para evitar muita dor de cabeça no futuro. O básico é chamar a PM para fazer um BO ou um termo de compromisso. Aqui em Floriano é só ligar para o 190.
Mas está aumentando o número de motoristas que prometem pagar os prejuízos e somem.
O código Brasileiro de Trânsito só obriga o registro de um boletim de ocorrência quando há vitima. Se na hora do acidente os motoristas não se acertarem, cabe a Polícia Militar preencher um talão de ocorrência. Deve-se pedir uma cópia do registro.
Quando não existir vitimas em um acidente, a melhor coisa e buscar um acordo. Mas quando ele não for comprido a dívida deve ser cobrada na Justiça.
Entrando na justiça a pessoa recebe a intimação para comparecer no juizado especial.

MECÂNICAS E NÃO MECÂNICOS.

Mulheres cansadas de serem enganadas pelos mecânicos ou tendo que aturar o machismo constante em repreensão às mulheres ao volante, tem a chance de aprender em um curso rápido de mecânica algumas coisas que podem lhe ser úteis no dia-a-dia, sendo o curso somente para mulheres.
O intuito deste curso é auxiliar as mulheres para que consigam resolver algum problema mínimo que venha ocorrer com seu carro e seguir para algum local próximo onde tenha uma assistência mecânica.
Você mulher que ainda não teve a oportunidade de fazer esse curso, segue 5 dicas úteis para você conseguir resolver algum probleminha.
1.Quando o carro aquece:Verifique o nível do fluido de refrigeração, ele tem que trabalhar no meio, entre a marca do máximo e do mínimo.
2. Quando o freio dá problema:Se estiver com uma luz no painel acendendo ou quando o pedal de freio fica mais duro, verifique se não está faltando o fluido de freio.
3.Se o carro estiver fazendo barulho:Verifique se há óleo, pois muitas vezes a falta de óleo pode ser a causa do barulho ou do problema no motor.
4. Se o carro estiver falhando:Verifique se soltou algum cabo ou haste que comanda este sistema.
5.Problema na bateria:Se a luz da bateria no painel estiver acesa, verifique se não soltou algum cabo ou alguma correia que aciona o sistema de recarga da bateria.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

PIADAS NO BLOG.

Conversam dois agricultores, um Americano e um Português:
- Qual é o tamanho da sua quinta ? - pergunta o Americano.
- Para usch padrõesch portuguesisch, a minha quinta tãim um tumanho razuável: vinte alqueirisch. E a sua? retruca o nobre lusitano.
- Olha, eu saio de casa de manhã, ligo o meu Jeep e ao meio dia ainda não percorri a metade da minha propriedade.- A quem fálasch! - responde o Portuga - já tive um carro dessisch. É uma bóschta...

PIADAS NO BLOG.

Um motorista deparou-se com a placa de advertência, onde se lia:DEVAGAR QUEBRA-MOLAS. Após ler a mensagem, ele afundou o pé no acelerador e passou. Arrebentou a suspensão. Foi na prefeitura e reclamou: A placa dizia que devagar quebra molas; eu passei rápido e também quebrou, até a suspensão!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

TIRO DÚVIDAS

Quando comecei a trabalhar com o trânsito, sempre tive muita vontade de poder passar o conhecimento que adquiri – e ainda estou adquirindo - a todas as pessoas que tem pouca informação sobre o tema. Como temos vários serviços pelo Brasil afora que tiram, por exemplo, dúvidas de gramática, eu gostaria de criar um serviço desse tipo para tirar dúvidas das pessoas sobre o trânsito.
Através do nosso blog tenho conseguido atingir esse objetivo, é claro que sonho com o dia que este serviço possa chegar a toda a população que tem dúvidas sobre as leis em vigor, responsabilidade em caso de acidente, normas de circulação e conduta, entre outras. Mas já estou feliz com o resultado alcançado nesse começo de trabalho.
As pessoas que tem acesso as informações corretas, não tem mais desculpa para ter atitudes erradas. E sinto que o Trânsito é um segmento que precisa muito de conhecimento. As pessoas não sabem nem quem tem a preferência num cruzamento sem sinalização, quanto mais o conteúdo das últimas resoluções do Contran. É aí que entra o "blog falando em trânsito", um serviço importante que está a disposição da sociedade brasileira.

SAIDA DE ESCOLA

Li uma matéria hoje sobre saídas de grandes colégios particulares em São Paulo. Pais ignoram solenemente as leis de trânsito e os agentes e cometem infrações como estacionar em local proibido, em fila dupla e até em faixa de pedestres. Esse não é um exemplo comum apenas a São Paulo, moro em Floriano e é muito comum ver esses absurdos nas ruas ao entorno de grandes escolas. Além disso, respondo dúvidas de internautas do Portal de várias cidades que não sabem mais o que fazer, pois existem pais que estacionam até mesmo em entradas e saídas de garagem, impedindo a movimentação de outros veículos.
Esse é um problema grave, mas que tem solução. No colégio onde meu filho estuda, por exemplo, não há quem organize o trânsito no local. É uma bagunça pais que começam buzinar de longe e no dia que chove, que todo mundo quer deixar seu filho mais próximo do portão ai sim a bangunça aumenta.
Se a escola do seu filho não possui alguém que organize o trânsito, utilize o bom-senso, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. Respeite as leis de trânsito, pois somente assim, com educação e o exercício da cidadania é que podemos evitar muitas situações graves no trânsito. Até a semana que vem!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

ESTACIONAMENTOS NAS ESQUINAS.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB especifica a proibição de estacionar veículo próximo a esquinas “Art. 181. Estacionar o veículo: I – nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. Infração: média; Penalidade: multa; Medida administrativa: remoção do veículo”.
Para caracterizar esta infração se faz necessário que o condutor estacione o veículo nas esquinas, devendo ainda estar a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal.Para facilitar alguns órgãos executivos municipais de trânsito demarcam o local destacando, normalmente, com uma pintura de cor amarela no meio-fio ficando demarcado, tanto para os agentes de trânsito como para os usuários tomarem conhecimento das restrições no estacionamento naquele local. O artigo estipula que, entre outros requisitos, a infração será caracterizada quando o veículo estiver estacionado a menos de cinco de metros do bordo do alinhamento da via transversal.

ONDE USAR O CAPACETE DE SEGURANÇA.

A resolução n.º 20 de 17 de fevereiro de 1998, que disciplinou o uso do capacete pelo condutor e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores, triciclos e quadriciclos, estabelece que o capacete deverá estar devidamente afixado na cabeça para que seu uso seja considerado correto.O condutor ou passageiro que não afixar corretamente na cabeça, poderá ser autuado normalmente pelo agente de trânsito por não estar utilizando o referido capacete.O motociclista que conduzir motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo ou quadriciclo sem capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção, bem como transportar passageiro sem o capacete devido comete infração de natureza gravíssima, com penalidade de multa de R$ 191,54 (cento e noventa e um reais e cinqüenta e quatro centavos); e suspensão do direito de dirigir, perdendo ainda sete pontos no documento de habilitação.Convém esclarecer que a infração do condutor trafegar de moto sem capacete é prevista no Art. 244 Inc. I (CTB) e se estiver transportando o passageiro é Art. 244 Inc. II (CTB). Assim para cada conduta haverá a penalidade específica, condutor + passageiro = 2 x R$191,54 = R$383,08, acrescido de sete pontos para cada infração, etc.Lembrando ainda que o capacete pode ser desconfortável, mas com certeza em caso de acidente poderá diminuir as conseqüências das lesões ou até mesmo salvar a vida.

terça-feira, 21 de abril de 2009

ENGARRAFAMENTOS, EM FLORIANO! TEMOS SIM.

As regras de circulação foram criadas para organizar o trânsito e torná-lo mais seguro, portanto, devem ser respeitadas. Mas isso não basta, pois o bom senso também é indispensável.
Vamos abordar algumas situações de engarrafamentos:
- você está em uma preferencial e há outros veículos tentando acessá-la, a preferência é sua, mas o ideal é intercalar os veículos, desta forma o trânsito flui melhor e ninguém precisa esperar demais. Nos países desenvolvidos isso é natural e as pessoas se respeitam.
- sinal aberto, nem sempre significa seguir imediatamente. Muitas vezes presenciamos veículos trancando o cruzamento e complicando ainda mais a situação. Portanto, antes de atravessar, certifique-se de que há espaço do outro lado.
- há ocasiões em que o sinal abre e fecha várias vezes até conseguirmos passar. Alguns condutores ultrapassam pela direita na faixa de estacionamento, para chegar mais a frente e furar a fila. Isso é, na verdade, uma forma de agressão, pois o direito dos demais condutores está sendo violado. Antes de realizar este tipo de manobra pense no quanto o respeito é importante, principalmente nos engarrafamentos.
- atenção, JAMAIS pare sobre a faixa de pedestres.
De quantas outras situações você se lembrou? Coloque-as aqui no blog, pois esse é nosso espaço para discutir e organizar as mudanças.
TRATE AS OUTRAS PESSOAS COMO GOSTARIA DE SER TRATADO. Essa frase pode até estar “batida”, mas ainda é a melhor forma de julgar nossas próprias atitudes.

NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA.

Sabemos que em relação aos acidentes, alguns dos envolvidos são vítimas, mas muitos são realmente os RESPONSÁVEIS. A imprudência do motorista continua sendo a principal causa de milhares de mortes a cada ano e me pergunto qual será a porcentagem de óbitos e acidentes após os próximos feriados. Para as pessoas que ainda tem um mínimo de amor a própria vida e a dos outros, vale relembrar os comportamentos seguros em estradas e rodovias:
RESPEITE A FAIXA CONTÍNUA, pois se ela está lá é porque realmente não há visibilidade e espaço suficiente para ultrapassagens;
NÃO DISPUTE ESPAÇO COM CAMINHÕES, pois nessa guerra quem perde é sempre o veículo menor;
ESTEJA ATENTO AOS RETROVISORES E PONTOS CEGOS para não cortar a frente de quem já está ultrapassando ou de quem acabou de ser ultrapassado;
FACILITE AS ULTRAPASSAGENS e não dispute corrida com quem está mais veloz que você. Os apressadinhos têm muito mais chances de morrer pelo caminho;
RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE, pois ele é delimitado de acordo com as condições de segurança da via.
Como a decisão de dirigir com cuidado e segurança é de cada um, só me resta torcer para que não sejamos a próxima vítima no trânsito.

domingo, 19 de abril de 2009

VELHO SIM, ESQUECIDO NUNCA!

Pesquisa nacional revelada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) mostra que carro ser velho não significa ser esquecido.
Entre os carros populares mais recomendados por mecânicos independentes aos seus clientes, o Fiat Uno lidera a lista com 21,7% das sugestões. É por esse motivo que meu carro é Fiat Uno, azul.
Depois dele, os mecânicos aconselham Volkswagen Gol (20,8%) e Fiat Palio (14,4%). O estudo “Melhor Carro/Imagem das Montadoras” ouviu, no mês de janeiro, 1.200 profissionais da reparação automotiva, focando na relação custo/benefício, qualidade mecânica e durabilidade das peças.
Já o líder em rejeição é o Ford Fiesta. Dos 1.200 mecânicos consultados, 12,2% repelem o veículo, seguido por Volkswagen Gol 16V (11,2%) e Fiat Marea (6,1%).
Segundo a pesquisa, o que determina a opinião dos mecânicos é a durabilidade insuficiente do veículo, pouca qualidade e baixa disponibilidade de peças de reposição.

ENTENDA AS GERAÇÕES FLEX.

Nem parece, mas lá se vão quase seis anos desde o lançamento do primeiro veículo flex no país: o VW Gol, apresentado em abril de 2003.
O sistema flex criado na época era simples e se resumia ao software de gerenciamento. Sua função era a de reconhecer o combustível e adequar a injeção e o momento da faísca das velas.
A segunda geração do sistema flex surgiu com a introdução do dispositivo de partida a frio, que foi apresentado em 2007.
A Magneti Marelli apresenta agora a terceira geração dos sistemas flex de alimentação de combustível, cujo principal novidade são os bicos injetores desenvolvidos especificamente para o sistema bicombustível.
Os Pico Eco, como foram batizados, são feitos de plástico de engenharia e, por essa razão, são leves e resistentes à corrosão.
Segundo a fábrica, a nova construção interna promove maior atomização do combustível no momento da injeção nas câmaras, o que contribui para reduzir o consumo e o nível de emissões do motor.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

DESVENDANDO OS MITOS.

Nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros. Algumas existem realmente e outras foram criadas pelo imaginário popular, vamos desvendar estes mitos:

Dirigir sem camisa pode?
Pode. Os motoristas precisam obedecer a uma série de regras para dirigir, mas nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros.

Andar na “banguela” pode?
Não pode. Muita gente não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração leve sujeita a multa, é uma imprudência que pode custar a vida.

Grávidas podem dirigir?
As gestantes acabam ficando com medo de dirigir, mas de acordo com o código atual não existe restrição alguma. Esse receio deve existir por causa do antigo código de trânsito, que proibia a grávida de dirigir a partir do quinto mês.

Dirigir descalço?
Uma questão que faz parte da cultura popular é a permissão ou não para dirigir descalço. Pois saiba que qualquer condutor pode dirigir sem sapatos. É permitido dirigir descalço tanto na estrada quanto na cidade.
No artigo 252 é destacado apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares.
Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na CNH e paga multa de R$ 85,13.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DEVE COMEÇAR EM CASA.

Acidentes de trânsito envolvendo crianças são sempre uma tragédia, por isso vale lembrar que orientação nunca é demais.Neste fim de semana, estava manobrando o carro no estacionamento de um supermercado, quando uma criança e sua mãe estavam passando. Eu parei dando preferência, mas o menino foi desviar e passar por trás do carro, a mãe o segurou pela mão e disse: nunca passe atrás de um carro, passe pela frente para que o motorista possa vê-lo.Parece uma coisa bem simples, mas deve ser ensinada, oriente as crianças com quem convive: filhos, alunos, sobrinhos, netos. Saber se comportar no trânsito pode evitar acidentes e salvar vidas.

PROJETO DE LEI APROVA O FIM DA COSTURA.

Um Projeto de Lei aprovado semana passada em Brasília proíbe que os motociclistas usem os corredores entre os carros – eles terão de manter uma distância lateral de no mínimo 1,5 metro dos outros veículos, isto quer dizer, será o fim da “costura” no trânsito.
Esta é uma regra muito polêmica e antiga, pois ela estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro e foi vetada pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A provável proibição, o projeto de Lei ainda deve passar pelo Senado e pela sanção do presidente Lula, já está causando revolta nos motoqueiros, pois para eles a moto perderia a vantagem que tem sobre os carros, a agilidade.
Para a segurança no trânsito é uma vitória, pois muitos acidentes ocorrem nestes corredores, devido a imprudência tanto de condutores de carro como de motos. Ultrapassagens pela direita, carros fechando motos, retrovisores arrancados, estas são algumas das loucuras que acontecem nas grandes cidades e que poderão ser evitadas seguindo esta nova regra. Vamos esperar para ver o que vai acontecer!

terça-feira, 14 de abril de 2009

PIADAS NO BLOG.


Noite escura e seu Manoel viaja feliz da vida.
De repente, as luzes do carro se apagam: as luzes do painel e os faróis.Ele pára o carro, desce, vê-se em total escuridão. Ele volta mais tranqüilo para o carro, e diz: -Ainda bem. A falta de luz é geral. Logo, logo vai voltar.

CONTRAN ELEGE 2009 COMO O ANO DA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu a Educação no Trânsito como o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009. O tema será trabalhado por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) durante o decorrer do ano. O objetivo é desenvolver atividades que incentivem aspectos como respeito, tolerância e solidariedade no trânsito. O Contran recomenda aos órgãos do SNT que tanto os materiais educativos quanto as peças publicitárias produzidos sobre o tema, busquem mais que a apresentação de regras, e proponham, principalmente, a reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito. Projeto O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) inicia nesta semana as atividades relativas à Educação no Trânsito. Como primeira ação o Departamento lança o Projeto Viva o Trânsito que atenderá 59.066 escolas do ensino fundamental. O Viva o Trânsito é um conjunto composto por dois softwares educativos e três livros paradidáticos , cada um contendo duas histórias infanto-juvenis . O conjunto completo será distribuído aos alunos de 883 municípios brasileiros integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Com isso, o Denatran atenderá 59% dos alunos matriculados no ensino fundamental, um total de 19.630.000. O material produzido pelo Denatran aborda de forma clara e criativa diversos temas relativos ao trânsito. Esperamos que essa campanha não fique somente lá para o Sul e nem só na semana do trânsito.

DORMIR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.

Dormir uma boa noite de sono, não em quantidade, mas em qualidade. Essa realidade é, para muita gente, um sonho distante. E, mais que o mau humor, as noites mal dormidas podem acarretar sérios problemas durante o dia. Um desses é constantemente visto no trânsito. Dormir ao volante está entre as principais causas de acidentes nas rodovias. E neste ano a preocupação aumenta, já que existem 15 feriados em dias de semana. A estimativa é de que 30% das ocorrências totais são provocadas por sonolência. E o distúrbio do sono ainda representa um grande desafio para os especialistas.

domingo, 12 de abril de 2009

EDMUNDO TEM CARTEIRA DE MOTORISTA CASSADA.


Recordista em multas, Edmundo tem carteira de motorista cassada
Edmundo segue sendo notícia nas páginas policiais. O ex-jogador faz parte do grupo recordista em multas no estado Rio de Janeiro e teve a sua carteira de habilitação suspensa nesta segunda-feira. Ele, e outros 138 motoristas, perdem o direito de dirigir por dois anos. O Animal tem um histórico de acidentes automobilísticos graves. Edmundo tem recorde de multas, a maioria delas causada por excesso de velocidade OS CRAQUES E SEUS PROBLEMAS. O ex-jogador acumulou nada mais nada menos do que 70 pontos após 17 infrações de trânsito durante o ano de 2008 e teve o documento suspenso por duas vezes. No entanto, a proibição não impediu que Edmundo continuasse a dirigir. No último mês de dezembro, o então atacante do Vasco atropelou um funcionário do clube. Desde 2006, Edmundo já cometeu 47 infrações, a maioria por excesso de velocidade. Somadas, elas correspondem a 219 pontos, quantidade quase 11 vezes superior à máxima permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê suspensão para quem acumula 20 pontos ou mais na carteira. Para tentar recuperar a licença, Edmundo e os outros 138 punidos precisarão passar pelos mesmos procedimentos de quem está tirando a carteira pela primeira vez. Entre eles estão exames clínicos, psicotécnicos, 45 horas de aula teórica e 20 horas de aula prática de direção. Nada disso, porém, será suficiente se eles não conseguirem ser aprovados nos testes práticos e teóricos. De qualquer forma, todos terão que ficar afastados do volante até 2011
.

EDMUNDO TEM CARTEIRA DE MOTORISTA CASSADA.

Edmundo segue sendo notícia nas páginas policiais. O ex-jogador faz parte do grupo recordista em multas no estado Rio de Janeiro e teve a sua carteira de habilitação suspensa nesta segunda-feira, . Ele, e outros 138 motoristas, perdem o direito de dirigir por dois anos. O Animal tem um histórico de acidentes automobilísticos graves. Edmundo tem recorde de multas, a maioria delas causada por excesso de velocidade OS CRAQUES E SEUS PROBLEMAS, ex-jogador acumulou nada mais nada menos do que 70 pontos após 17 infrações de trânsito durante o ano de 2008 e teve o documento suspenso por duas vezes. No entanto, a proibição não impediu que Edmundo continuasse a dirigir. No último mês de dezembro, o então atacante do Vasco atropelou um funcionário do clube. Desde 2006, Edmundo já cometeu 47 infrações, a maioria por excesso de velocidade. Somadas, elas correspondem a 219 pontos, quantidade quase 11 vezes superior à máxima permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê suspensão para quem acumula 20 pontos ou mais na carteira. Para tentar recuperar a licença, Edmundo e os outros 138 punidos precisarão passar pelos mesmos procedimentos de quem está tirando a carteira pela primeira vez. Entre eles estão exames clínicos, psicotécnicos, 45 horas de aula teórica e 20 horas de aula prática de direção. Nada disso, porém, será suficiente se eles não conseguirem ser aprovados nos testes práticos e teóricos. De qualquer forma, todos terão que ficar afastados do volante até 2011. Os motoristas punidos têm 30 dias para recorrer da decisão.

O QUE É VOLÊNCIA PRA VOCÊ?

Ultimamente tenho me preocupado muito com a violência presente no nosso dia-a-dia, chamo isso de perda da humanidade.Todos se preocupam com a violência, e as pessoas buscam proteção em grades, sistemas de alarme e segurança, carros blindados e pensam que desta forma estarão protegidas. Porém, a verdade é que a violência começa nas pequenas coisas, dentro da nossa própria casa, nas escolas, no trânsito e nos lugares mais improváveis e o princípio da violência se chama intolerância.
Reflita por um instante: você buzina, ou xinga alguém que fez uma grande besteira no trânsito? Seu filho presencia essa intolerância? Se a resposta for sim, as chances dele reproduzir este comportamento em outros ambientes é enorme. Alguém pode achar essa comparação um exagero, mas a verdade é que quando agimos com intolerância, ensinamos nossos filhos, alunos, sobrinhos etc. que existem pessoas “idiotas que não merecem nosso respeito”.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS JÁ É UMA REALIDADE.

Recentemente alguns professores de escolas públicas e privadas foram capacitados, no Piauí, para a educação de trânsito. Me confidenciou um amigo que foram momentos muito ricos de reflexão, conhecimento e de “tomada de consciência” a respeito do comportamento de cada um no trânsito e, em especial, das crianças. Todos puderam perceber que é preciso corrigir erros básicos de comportamento e, ao mesmo tempo, ensinar atitudes seguras às crianças.Com base na metodologia do programa Educando Crianças para o Trânsito, os professores foram preparados para incluir o tema trânsito no seu dia-a-dia em sala de aula e contribuir para um trânsito mais seguro, tanto no presente como no futuro. Afinal, as crianças já utilizam o trânsito seja como pedestres, ciclistas, passageiros e estão muito mais expostas a riscos do que os adultos.Vamos torcer para que este investimento em educação possa realmente resultar em um trânsito mais seguro!

sábado, 11 de abril de 2009

CIDADANIA NO TRÂNSITO.

Desde dezembro de 2008 estão em vigor as Resoluções 303 e 304 do CONTRAN. Respectivamente as resoluções dispõem sobre vagas de estacionamento destinadas com exclusividade para idosos e pessoas portadoras de deficiência motora.
A Resolução 303/08 tem sua justificativa pautada no Estatuto do Idoso, válido desde 2003 e que determina que 5% das vagas de estacionamento público regulamentado devem ser destinadas exclusivamente para idosos. Já a Resolução 304/08 respalda-se na já conhecida Lei da Acessibilidade do ano de 2000, que determina a obrigatoriedade de reservar 2% das vagas de estacionamento público para veículos destinados ao transporte de portadores de deficiência motora ou dificuldade de locomoção.
Com o objetivo de atender estas determinações o CONTRAN regulamentou novos modelos de placas para identificar os locais de estacionamento exclusivo. No entanto, para utilizar as vagas exclusivas, seja em estacionamento público ou privado, o condutor terá de portar uma credencial emitida pelo órgão executivo de trânsito do município que é válida para todo o território nacional.
Aos condutores que, no entanto, utilizarem as vagas exclusivas com a credencial irregular (vencida, falsificada, ilegível, etc.), sem portá-la ou que estejam usando o veículo para outros fins que não seja o transporte de idoso ou deficiente motor, caberá multa e remoção do veículo, conforme art. 181 inciso XVII do CTB. Será que esta regulamentação vai inibir os chamados “espertinhos” que não se importam nenhum pouco com o próximo? Aguardo a sua opinião.

VOCÊ É UM PAVIO CURTO NO TRÂNSITO?

Tenho observado que a agressividade no trânsito aumenta a cada dia. Não basta ser um bom motorista e agir corretamente, é necessário estar atento às ações inesperadas dos outros, pois, dependendo da nossa reação, as consequências podem ser desastrosas.Muitos comportamentos agressivos são característicos de pessoas com “Transtorno Explosivo de Personalidade”, o famoso “pavio curto” que, segundo o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas-SP, é uma doença que não deve ser confundida com estresse ou nervosismo, pois estes podem ser controlados. A pessoa que é “pavio curto” age impulsivamente e tem dificuldades de controlar a agressividade, pois sua ação é mais rápida do que seu pensamento. Normalmente após os acontecimentos, a pessoa se sente culpada, envergonhada e deprimida.Este Transtorno atinge uma grande parte da população brasileira e pode ter como causa o nervosismo ou o aumento do estresse, relacionados às pressões familiares, sociais, profissionais e de consumo, mas nem sempre as causas são psicológicas.Bom, se você se encaixa no perfil do estressado, vale lembrar que é possível controlar os impulsos, respirar fundo e não revidar às provocações, afinal existe muitos exemplos de pessoas que foram agredidas até a morte por discussões de trânsito.Se você é o “pavio curto”, procure ajuda médica, pois a doença tem cura e deve ser tratada antes que chegue ao seu extremo.Finalmente, em qual perfil de comportamento você se encaixa no trânsito?

quinta-feira, 9 de abril de 2009

DENATRAN IMPLANTA NOVA VERSÃO DA BASE DE IDENTIFICAÇÃO NACIONAL DE CONDUTORES.


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) colocou em operação no dia 04 de março de 2009 nova versão da Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco). A nova base, chamada de Binco Ampliada (BCA), possibilitará o acesso ao histórico do condutor. Antes da BCA, somente o Detran de origem do condutor tinha acesso a esses dados. A partir da implantação da nova base, todos os Detrans e o Denatran já podem acessar, por exemplo, informações sobre onde o condutor realizou os exames médicos, o curso teórico e até quem foram seus instrutores. Essas informações permitirão aos órgãos de trânsito a formulação de estatísticas e estudos mais completos sobre os condutores brasileiros, possibilitando a definição de políticas voltadas para melhorar a formação dos condutores.

CÂMARA APROVA AULA OBRIGATÓRIA À NOITE PARA MOTORISTAS.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (7) o Projeto de Lei 1015/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que obriga os futuros motoristas a terem aulas de direção à noite. De caráter conclusivo, o projeto segue agora para o Senado. O relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), recomendou a aprovação da matéria, observando que o projeto atende às normas constitucionais. Precauções adicionais Russomanno argumenta que dirigir à noite exige precauções adicionais e atenção redobrada. Por essa razão, afirma, "o candidato deve submeter-se a essa circunstância no processo de treinamento, para não vir a fazê-lo apenas quando já lhe tiver sido concedida a permissão para dirigir". Pelo projeto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixará regulamento para determinar qual a carga mínima do curso de direção durante a noite. As novas regras passarão a vigorar 60 dias após eventual publicação da lei que vier a se originar do projeto. Isso é uma boa por que tem motorista que não sabe onde fica o acendendor de luz quando o carro esta no escuro.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

VEM AI MAIS UM FINAL DE SEMANA PROLONGADO.

É um assunto muito manjado, mas infelizmente temos que falar nele. Vem mais um feriado por aí, e é o primeiro de uma série de finais de semana prolongados. E o que isto quer dizer? Perigo nas estradas…
Acho que já falamos bastante nesse assunto, por isso vou ser “curto e direto”:
• Prefira sempre viajar de dia. É mais seguro.
• Evite conduzir em condições de baixa visibilidade.
• Revise o veículo antes de viajar. Verifique itens de segurança como: freio, óleo, faróis, lanterna, cinto de segurança, alinhamento, balanceamento e pneus.
• Redobre a atenção ao volante. Evite se distrair com músicas ou conversas.
• Mantenha a calma, mesmo em situações difíceis.
• Planeje itinerários, bem como paradas para estacionamento e descanso.
• Não descuide da sinalização.
• Aos primeiros sinais de cansaço, pare em lugar seguro para relaxar.
• Não pare na pista.
• Não transite no acostamento.
• Mantenha velocidade compatível com o fluxo geral dos veículos.
• Verifique os instrumentos do painel a intervalos regulares.
• A qualquer indicação de mau funcionamento, não siga em frente. Pare imediatamente para verificar.
• Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade.
• Só ultrapasse com segurança.
• Seguir todos os demais procedimentos da Direção ou Pilotagem Defensiva.

O IMPORTANTA NÃO É MUTAR, É SALVAR VIDAS.


tolerância zero para o consumo de álcool no trânsito é, sem margem de dúvida, a lei mais discutida e comentada de todos os tempos. Discussões essas que passam por mitos insustentáveis, como o registro de alcoolemia por quem consome bombons de licor ou usa enxaguantes bucais, e chegam à tese de que ninguém é obrigado a prestar provas contra si. A virtude desses debates que têm ocupado generosos espaços dos veículos de comunicação, é contribuir para que a sociedade compreenda perfeitamente as razões da mudança na lei de trânsito e seus legítimos objetivos.Não é novidade para ninguém a gravidade dos chamados acidentes de trânsito no Brasil e suas conseqüências, tanto nos aspectos sociais quanto econômicos. Exibimos um vergonhoso número que ultrapassa três dezenas de milhares de mortos por ano, além de centenas de feridos, muitos com seqüelas permanentes. Aliás, talvez seja exatamente a freqüência com essas ocorrências acontecem que a sociedade acaba por encará-la com certo conformismo, na falsa impressão de que são coisas da vida, são imprevisíveis e inevitáveis.

Ledo engano. Não são coisas da vida.
São casos de mortes provocadas por imprudência, negligência, imperícia e desobediência à lei, todas atitudes perfeitamente previsíveis e absolutamente evitáveis.Dentro desse cenário trágico do asfalto brasileiro, desponta com significativa importância a perigosa mistura álcool e direção. As estatísticas indicam que em quase 70% dos óbitos em decorrência de acidentes de trânsito, a presença do álcool é constatada nas necrópsias. E o mais cruel dessa macabra estatística é que predominam vítimas situadas na faixa etária dos 15 aos 29 anos, exatamente a mais produtiva e promissora de nossa população. Essa combinação letal está matando nossa juventude, frustrando expectativas e interrompendo sonhos e esperanças de centenas de milhares de famílias.Pois bem, a Lei 11.705/08 veio para tentar dar um basta nessa escalada. Equivocadamente batizada de "Lei Seca" ela é, na verdade, uma lei em defesa da vida e da segurança da circulação. Ela não proíbe a bebida. Ela só não permite - e para isso é necessário todo o rigor possível - é que quem bebeu assuma o volante de um veículo colocando em risco além de sua própria, a vida de pessoas inocentes. De seca, apenas o sangue que certamente vai deixar de correr a cada motorista alcoolizado retirado do tráfego.

terça-feira, 7 de abril de 2009

AIR BAG E FREIO ABS AGORA ESTÃO REGULAMENTADOS PELO CONTRAN.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) concluiu os estudos sobre os dispositivos automotivos air bag e freio ABS e publicou, nesta terça-feira (7), as resoluções 311 e 312, que regulamentam os itens. Em março deste ano, foi sancionada a Lei 11.910, a qual torna obrigatório o Air Bag.
Denatran Freio ABS Já segundo a resolução 312, o sistema de antitravamento de rodas (freio ABS) será obrigatório em veículos novos, nacionais e importados.

CONTRAN EXIGIRÁ QUE INSTRUTORES E EXAMINADORES TENHAM NÍVEL SUPERIOR.

Ter escolaridade de nível superior será, em breve, mais uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para os instrutores e examinadores de trânsito. A informação foi anunciada na sexta-feira, 3, durante a abertura do IV Ciclo de Seminários para Instrutores e Diretores Geral e de Ensino, pelo presidente do Detran/TO, Joaquim de Sena Balduíno. Até que a medida seja editada, o que a categoria já sabe é que quem já está no exercício da profissão terá dez anos para se adequar, mas para quem pretende exercer a função a partir de agora, terá que portar diploma de curso superior. Segundo Balduíno, a nova proposta que foi aprovada, por unanimidade, na última reunião nacional dos Detrans, realizada entre os dias 25 e 27 de março, será em breve transformada em resolução. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE CRIANÇAS.

1. Crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, que geralmente é o lugar mais seguro em uma colisão .
2. Bebês de até 9Kg e cerca de um ano de idade devem andar virdas para a traseira do veículo.
3. Crianças com mais de 9 quilos e cerca de um ano de idade devem andar para a dianteira do veículo.
4. O cinto de segurança deve manter o assento firme no lugar. Encaixe o cinto na fenda correta. Se o seu assento de segurança puder ser utilizado virado para qualquer direção, utilize a fenda correta para encaixar o cinto na direção desejada.
5. Mantenha as fitas do cinto sobre os ombros da criança. O cinto deverá ser afivelado confortavelmente em volta da criança.
6. Cintos de segurança devem se adequar à idade das crianças. Os assentos de segurança ficam pequenos para crianças com cerca de 4 anos e 18 quilos, mas elas podem ser muito pequenas para utilizarem os cintos de segurança do automóvel, o que não será seguro.
7. O cinto de segurança pélvico deve ser ajustado de maneira que fique abaixo do ventre e firme de um lado a outro da parte superior da coxa. O cinto de dois pontos diagonal deve ir acima do ombro e cruzar o peito - nunca por baixo do braço.
8. Um assento auxiliar permitirá que os cintos se ajustem melhor na criança.

CUIDADOS COM O FREIO.

Em pista molhada ou escorregadia, que precauções o motorista deve tomar?A primeira providência é diminuir a velocidade. Outro cuidado é manter uma distância maior do que a normal do carro da frente. Nessas condições de pista, o espaço percorrido da frenagem até a parada total do veículo aumenta consideravelmente. A 80 Km por hora, um veículo percorre 30 metros até parar completamente, numa pista de asfalto seca, com a mesma pista molhada a distância aumenta consideravelmente.
Mais uma precaução é frear de forma suave e progressiva. Freadas bruscas podem travar as rodas e fazer o veículo derrapar e até mesmo capotar, mesmo em pistas secas. Em caso de travamento das rodas, o motorista deve tirar imediatamente o pé dos freios, enquanto movimenta a direção para a direita e para a esquerda levemente, até conseguir retomar o controle do carro.

domingo, 5 de abril de 2009

PIONEIROS NO BRASIL.

PRIMEIRO AUTOMÓVEL E ACIDENTE
Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto, foi quem trouxe o primeiro autómovel para o Brasil, em 1893, um Daimler a vapor. O primeiro acidente foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore no ano de 1897.
LOMBADA ELETRÔNICA CURITIBANA?
A primeira lombada eletrônica do Brasil foi instalada em Curitiba, capital do Paraná, em 20 de agosto de 1992
PRIMEIRA "RODOVIA" BRASILEIRA?
A primeira estrada macadamizada (pavimentada) do País surgiu em 23 de julho de 1861 com a rodovia União Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais.
PRIMEIRO TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA?
Em 1893, na cidade de Salvador -BA, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel e para transportar os doentes do antigo Hospital para o novo, foram utilizados bondes especiais (de tração animal), emprestados pela empresa que fazia o transporte de passageiros da cidade. A distância era de aproximadamente 5 km.
INÍCIO DO USO DO ÁLCOOL?
Pró-Álcool - O Programa Nacional do Álcool foi iniciado em 1975, quando o preço do barril de óleo cru subiu muito por causa de conflitos no Oriente Médio. Imaginava-se que os preços permaneceriam tão elevado que a busca de combustíveis alternativos se tornou mania mundial. O Brasil teve a idéia de usar álcool nos carros e a colocou rapidamente em prática. Os primeiro modelos de carro a álcool foram lançados em 1979. O governo incentivou a produção do combustível vegetal e subsidiou o preço dos carros e do próprio álcool na bomba dos postos.? A adição do álcool à gasolina não é recente no Brasil, como se supõe. Foi tornada obrigatória por decreto de 1931, na proporção de 5 por cento. Ao tempo da Segunda Guerra Mundial, a percentagem chegou a elevar-se até 60%, baixado depois para uma média de 2,5 por cento. Foi a partir de 1971 que o teor mínimo de 16,2% tornou-se obrigatório, elevando-se posteriormente até atingir os 24 por cento de hoje. O Rio Grande do Sul é o único Estado da Federação que não usa o álcool como aditivo. Por estar muito distante das destilarias, o que encareceria o produto, obteve a permissão legal de trocá-lo pelo mtbe (éter metílico terc-butílico), que produz em seu pólo petroquímico de Triunfo.

PIONEIROS NO MUNDO.

PRIMEIRA CORRIDA? A corrida de teste de Daimler aconteceu alguns meses depois das voltas de Benz ao redor da fábrica - e não teve acidentes. O motor de Daimler finalmente tornou o carro uma realidade. De fato, as duas companhias se fundiram em 1926 para produzir automóveis Mercedes-Benz. O mais curioso, entretanto, é que os dois proprietários nunca se conheceram.
PRIMEIRA AUTO-ESCOLA?
A primeira auto-escola do mundo foi fundada em Liverpool, na Inglaterra, em 1901. Fechou um ano depois. Das que sobrevivem a mais antiga foi fundada em 1932, na Pensilvânia, Estados Unidos.
PRIMEIROS SEMÁFOROS?
O primeiro semáforo do mundo foi instalado em Boston, nos Estados Unidos, em 1840. ? O primeiro semáforo de trânsito, alimentado a gás, foi instalado em Londres, 1868.
USO DO PÁRA-CHOQUES?
Um carro checo, construído em 1897, foi o primeiro a aparecer com pára-choques. Depois de rodar 15 quilômetros, no entanto, o acessório caiu e não foi mais colocado. Por isso, as honras ficaram com o inglês F.R. Simms, que colocou um pára-choque feito de borracha em seu carro, no ano de 1905.
USO DO CINTO DE SEGURANÇA?
Os cintos de segurança foram utilizados pela primeira vez pelos pilotos que disputaram a corrida Paris-Marseille, na França, em 1896. Mas foi o francês Gustave Désiré Liebau que patenteou, em 1903, o cinto como conhecemos hoje. Um médico militar americano, Coronel Stapp, estava fazendo testes com outro modelo na mesma época. O primeiro carro com cinto de segurança foi lançado em setembro de 1949 pela Nash.
PRIMEIRA VIAGEM DE AUTOMÓVEL?
Aconteceu em 1903 a primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos. Levou exatos 52 dias.

sábado, 4 de abril de 2009

VOCÊ ACREDITA EM ACIDENTES INEVITÁVEIS?

Acidentes evitáveis e inevitáveis… você já ouviu falar destes termos? Segundo uma pesquisa que fiz, acidente evitável é aquele que só ocorreu porque alguém entre os envolvidos (ou todos) não agiu corretamente ou deixou de tomar alguma medida de segurança. Já o acidente “inevitável” seria aquele que, teoricamente, os envolvidos tomaram todas as medidas de segurança possíveis e mesmo assim o acidente aconteceu.
Considerando que um acidente de trânsito seja resultado da combinação de diversos fatores e que, comprovadamente, em quase 90% dos acidentes a falha humana é a principal causa, eu não acredito que existam acidentes inevitáveis. A meu ver, todos os acidentes de trânsito são evitáveis e eles só ocorrem porque alguém, de uma forma ou de outra, foi negligente em algum momento, seja circulando em alta velocidade, com os pneus carecas, não guardando distância de segurança, atravessando fora da faixa, entre inúmeras outras situações.
Qual a sua opinião a respeito disto? Você concorda comigo que todos os acidentes de trânsito são evitáveis? Aguardo seu comentário

PIADAS NO BLOG.


Um bêbado desesperado pra arranjar dinheiro pra beber tava no carro junto com dois amigos também bêbados. O motorista vê um pedágio lá na frente e diz para os amigos: agora a gente arruma dinheiro pra beber... Os outros dizem:
Como?
O motorista: Saca só...
A moça do pedágio diz: Oito reais e oitenta centavos...
Ele sai pra fora do veículo bate a porta e diz:
Vendido...

CNH VAI ER REGISTRO DIFERENTE PARA QUEM EXERCE ATIVIDADE RENUMERADA.


Apesar de estar em vigor desde 2005 por meio da resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CNT), a partir de agora as autoridades constituídas passarão a exigir que motoristas que exercem atividade remunerada de bens ou pessoas passem a constar com o registro do EAR (exerce atividade remunerada) no campo de observação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida abrange motoristas de caminhão, de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoboys, entregadores de pizzas, peças, produtos, entre outros.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

NÃO É MENTIRA NÃO, "BONS MOTORISTAS" PODEM GANHAR DESCONTOS NO IPVA.

Os motoristas de Minas Gerais que não cometerem nenhuma infração de trânsito durante o ano podem ser beneficiados com um desconto de 10% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A novidade está prevista no projeto de lei (PL) 2.980/09, de autoria do deputado Arlen Santiago (PTB), que tramita, em dois turnos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O desconto para os motoristas prudentes pode ser ainda maior, caso o condutor consiga passar mais de um ano sem receber multas das autoridades de trânsito municipal, estadual e federal. De acordo com o projeto, o índice de desconto sobe para 15% ou 20% para quem ficar dois ou três anos, respectivamente, sem receber notificação. O primeiro passo para a proposta virar lei foi dado ontem quando o texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Antes de ser votado, em 1º turno, no plenário, a proposta passa agora por outras duas comissões. De acordo com o deputado Arlen Santiago (PTB), o projeto, além de não onerar o Estado, vai ajudar a reduzir os índices de violência no trânsito. "O motorista terá um grande interesse em não ser multado. O Estado pode perder na arrecadação, mas em contrapartida vai reduzir seus gastos com as equipes de resgate e os hospitais que prestam atendimento às vítimas de acidentes". Segundo Santiago, os bons motoristas não serão excluídos do desconto de 3% do IPVA, que já é aplicado atualmente para o pagamento à vista. A legislação com descontos que beneficiam bons motoristas já existe no Rio Grande do Sul e no Pará. Incentivo "Pode modificar o comportamento das pessoas no trânsito e incentivar os motoristas a respeitarem as leis." Sem dúvidas será um benefício para quem respeita as leis de trânsito.

ESPECIALISTAS DôDICAS PARA REDUZIR O ESTRESSE NO TRÂNSITO.

O relógio marca 18h. É hora do rush e os veículos localizados à frente do seu andam lentamente. Apesar de estar louco para chegar em casa, a previsão mais otimista é de mais 40 minutos dentro do carro. E o nível do estresse já foi para as alturas. Se você se encaixa nesse cenário e costuma sair do sério em engarrafamentos, saiba que é possível evitar - ou pelo menos diminuir - o problema.
Dcas: Quando planejar os compromissos do dia, leve em conta o tempo perdido com o tráfego para evitar ansiedade;
# Saia de casa com antecedência, para evitar os atrasos;
# Conheça os caminhos alternativos, até porque andar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de se aborrecer;
# Se puder, saia antes ou depois dos horários de pico;
# Em dias em que acordou com o pé esquerdo, se possível, siga para o seu destino de táxi ou de ônibus;
# Ouvir música é um recurso que deve ser bem pensado para não aumentar ainda mais o seu estresse. É importante cuidado na hora de escolher a trilha sonora e o volume;
# Procure pensar em boas coisas enquanto estiver no trânsito. Pensamentos ruins podem deixá-lo ainda mais cansado, além de aumentar a frustração;
# Aproveite para planejar a sua vida enquanto está ao volante. Vale planejar férias, fim de semana, listas de supermercado, entre outros;
# Evite brigas e procure ser paciente;
# Evite manter o pé fixo na embreagem por muito tempo. Além de correr o risco de aquecer o carro no controle de embreagem, pode provocar dores nas pernas;
# Informe-se sobre as condições do trânsito pelos veículos de comunicação e internet.

CANSAÇO MATA - TENHA TEMPO PARA UMA PARADA.

Você sabia que o cansaço é inimigo invisível dos motoristas brasileiros, causando provavelmente 20% dos acidentes e mais de 30% das 24.000 mortes que ocorrem todos os anos nas rodovias brasileiras.O motorista cansado demora mais a identificar uma situação de risco e reagir. Em muitos casos, quando dorme ao volante, sequer reage. São comuns os acidentes sem marca de frenagem. As conseqüências são dramáticas, pois quanto maior a velocidade maior o risco de vítimas fatais.
Na Austrália estudo das autoridades de trânsito comprovou que o cansaço dos motoristas era responsável por 16% dos acidentes e por 30% das vítimas fatais.
Na França, estudo finalizado em 2004, depois de 4 anos de investigação, identificou que os acidentes por cansaço representam 15% do total e 34% dos acidentes fatais ocorridos nas auto-estradas. O que estimulou a Associação de Concessionárias de Rodovias da França a realizar campanha de conscientização dos motoristas.
Há seis anos que o Departamento de Transportes do Reino Unido está realizando a campanha "o cansaço mata".
Nos EUA, o estado de New Jersey foi o primeiro a considerar crime o acidente provocado por motorista cansado, que está sujeito, no caso de vítimas, a pena de 10 anos detenção. Policiais americanos e canadenses, 88% reconheceram que abordaram motoristas que supunham estarem alcoolizados. Concluído o processo, apuraram que, na verdade, esses condutores estavam dirigindo cansados.Portanto, não deixe que esse inimigo coloque em risco sua vida, a de seus familiares ou de terceiros. Na hora de pegar a estrada, a trabalho ou passeio, siga algumas dicas que são recomendações valiosas e que foram selecionadas por especialistas brasileiros e extraídas das campanhas bem sucedidas em todo o mundo.
Observá-las e aplicá-las vai ajudá-lo a combater esse inimigo da vida e amigo da morte: O CANSAÇO NA DIREÇÃO
10 Dicas para combater esse inimigo:
1 Antes de viajar procure dormir bem
2 Nunca viaje cansado
3 Evite dirigir mais que 8 horas por dia
4 Planeje a viagem para evitar dirigir a noite
5 Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção
6 Em viagem prefira alimentos leves
7 Evite viajar sozinho
8 Reveze com outro motorista a condução do veículo
9 Pare sempre que sentir cansaço e durma se puder
10 Não beba nem tome remédios que afetem os sentidos.

COMENTE LEITOR.

PEDIMOS AOS NOSSOS AMIGOS QUE VISITAM O BLOG, PARA QUE FAÇAM COMENTÁRIOS SOBRE AS MATÉRIAS, DÊ SUAS IDEIAS, OPINIÕES E FAÇAM PERGUNTAS SOBRE TRÂNSITO.