Apesar de já serem conhecidos pelos condutores, muitos motoristas têm
dúvidas sobre a sua operação. O gerente de Desenvolvimento da Perkons,
empresa especializada em gestão de trânsito, Adriel Bilharva da Silva,
esclarece os principais mitos e verdades sobre os radares.
1. Os equipamentos captam infrações de velocidade cometidas por motociclistas?
De acordo com o gerente, entre as perguntas mais comuns é se as
infrações cometidas por condutores de motocicletas são captadas pelo
equipamento. “Atualmente todos os equipamentos da Perkons detectam
motocicletas, inclusive com o uso de sensores não intrusivos elas podem
ser detectadas mesmo quanto trafegam na entre faixas ou popular
corredor”, esclarece.
2. Passei pelo equipamento e meu carro indicou uma velocidade diferente da do display, isso está correto?
Para quem se pergunta por que há diferença entre a velocidade do
display e o marcador do carro, Adriel explica que isso acontece porque a
tecnologia do velocímetro é mecânica e a do equipamento é eletrônica,
portanto, mais precisa. No caso do velocímetro digital, somente a parte
informativa é digital, mas a leitura da velocidade é baseada em sistema
mecânico, por isso sua precisão também depende de calibração adequada.
3. Noto que, na maioria das vezes, o trecho onde há a lombada
eletrônica tem uma velocidade menor do que a da via, qual o motivo?
“O equipamento tem sido muito usado em áreas de grande circulação de
pedestres. Portanto, a baixa velocidade se faz necessária, pois quanto
maior a velocidade do veículo maior a chance de acontecer e a gravidade
do acidente”, afirma.
4. Os equipamentos captam todo tipo de infrações
Alguns questionam se os radares flagram infrações como: não usar
cinto de segurança, dirigir ao celular, transportar criança sem
cadeirinha. “Essas infrações podem ser detectadas através das câmeras de
monitoramento instaladas em rodovias. Um agente da autoridade de
trânsito poderá registrar as infrações que verificar na tela”, explica o
gerente.
5. Todo equipamento faz leitura de placas?
É comum os motoristas perguntarem se todos os equipamentos instalados
fazem a leitura de placa e checam, por exemplo, se os carros que
passaram por ali são furtados ou se estão com alguma dependência de
documentação. “Cada vez mais, os equipamentos utilizam o recurso de
leitura de placas, mas ainda não são todos os equipamentos instalados,
esta é uma funcionalidade que pode ser incluída de acordo com as
necessidades de cada cliente”, responde.
O equipamento e a escolha do local
Os equipamentos da Perkons são aferidos regularmente pelo Inmetro.
Além disso, pela Resolução 396 do Contran, há uma tolerância de até 7
km/h para velocidades menores que 100 km/h e varia para velocidades
acima de 100km/h, conforme tabela do Anexo II. Sendo assim, se eu
estiver trafegando em uma via cuja velocidade é de 40km/h, e eu passar a
47km/h, não serei multado, pois estou dentro do limite de tolerância
(47-7= 40km/h). Assim, atendendo à regulamentação, as imagens dos
veículos somente são capturadas quando os mesmos trafegam acima do
limite de tolerância da velocidade regulamentada.
Um estudo técnico é realizado para que um novo radar seja implantado.
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo conta que diversos
pontos são considerados durante a elaboração do estudo, como as
ocorrências de acidentes no local, as características geométricas, se o
trecho é urbanizado, se há travessia de pedestres entre outros. O limite
de velocidade é estabelecido levando em consideração a velocidade de
projeto da rodovia, as velocidades já praticadas nela e suas
particularidades e índices de acidentes.
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