No
Brasil é muito comum levar em consideração o preço na hora de escolher o
combustível para abastecer o carro. Por isso é importante saber as
vantagens de utilizar um combustível comum, aditivado ou premium.
Afinal, optar por cada um deles é uma escolha que interfere no bolso do
motorista e no desempenho do veículo.
Então, para não restar dúvidas, confira essas dicas do CESVI:
Gasolina
Comum: A gasolina comum é o combustível
acrescido de 25% de etanol anidro, sem aditivos. Com o passar do tempo,
pode ser que resíduos da combustão fiquem presos nas válvulas de
admissão do motor, comprometendo a mistura de ar e combustível.
Aditivada: Também conta com os 25% de
etanol anidro, mas conta com aditivos químicos que auxiliam na limpeza
do motor. Em geral, essas fórmulas possuem detergentes e dispersantes
que fazem com que a sujeira seja desprendida e quebrada para, em
seguida, ser eliminada pelo sistema de combustão.
Premium: Possui semelhanças com a
aditivada: os mesmos 25% de etanol anidro e aditivos. A diferença está
na relação de octanagem (medida de resistência da gasolina em relação à
queima espontânea fora do tempo de ignição): 91 octanas (ou IAD – índice
antidetonante), enquanto que a comum e a aditivada possuem 87 octanas.
Portanto os motores podem trabalhar com uma taxa de compressão maior,
ganhando em eficiência. Porém, vale lembrar, essa eficiência só é
significativa em automóveis mais potentes.
Etanol
Comum: Deve cumprir os requisitos da ANP
(Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Entre
essas especificações, consta que ele precisa ser límpido, transparente,
isento de impureza, com graduações alcoólica entre 95,1% e 96%, ter PH
neutro e uma tolerância extremamente pequena a minerais e metais, como
ferro, sódio e cobre.
Aditivado: Tem o mesmo princípio da
gasolina aditivada: é o combustível comum com adições de substâncias que
auxiliam na limpeza do motor. O diferencial do álcool aditivado
comercializado no Brasil é a tecnologia FMT (Friction Modification
Technology), que otimiza a lubricidade do combustível, protegendo e
reduzindo a fricção entre as partes móveis do motor que entram em
contato com o combustível.
Fonte: Carsale
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